Cuidando das pessoas: Estação Conhecimento de Tucumã atende mais de 1.350 pessoas por ano no sudeste do Pará

Iniciativas

Cuidando das pessoas: Estação Conhecimento de Tucumã atende mais de 1.350 pessoas por ano no sudeste do Pará


Dona Edna é uma mulher forte, que vive em Tucumã, no sudeste do Pará. Lá ela divide a casa com seis filhos e o marido. Ambos não têm trabalho fixo. Ela tinha um desejo especial: ser atendida pela Estação Conhecimento de Tucumã.

A Estação Conhecimento de Tucumã, inaugurada em 2008, é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o Lar Fabiano de Cristo. O objetivo da instituição é atender e acolher famílias, promovendo educação para um mundo melhor. No espaço, famílias inteiras são recebidas por uma equipe multidisciplinar. Grávidas, crianças, adolescentes, adultos e idosos tem uma grade de atividades lúdicas e esportivas, como atletismo, natação, hidroginástica, aulas de música, teatro e dança.

A infraestrutura também oferece atendimento médico, nutricional e odontológico. As crianças recebem refeições no espaço e também reforço escolar. Ainda, o único cineteatro da região fica na Estação Conhecimento de Tucumã. Ele é aberto gratuitamente para o público às sextas-feiras.

Dona Edna e a família fazem parte das 1.371 mil pessoas que são beneficiadas pelo projeto

Ela conta que o cotidiano se tornou mais fácil desde que a família e as crianças passaram a frequentar o lugar. “Desde que eles entraram na Estação, meus meninos melhoraram muito. Eu acho que os professores da Estação têm aquele amor. Eu fico muito orgulhosa pelo amor com que eles tratam as crianças”.

 

É essa a missão que nós temos: construir um mundo melhor. E esse mundo melhor depende do que fazemos hoje. Do que a gente está plantando hoje, para colher amanhã”.

Andréa Campos, supervisora da Estação Conhecimento

Para a Vale, poder crescer de mão dadas e promover benefícios para famílias como a da Dona Edna é inovar.

Assista ao vídeo sobre a iniciativa:

​​​​​