Iniciativas

Dedicação para educar e transformar


Wellington Dias é daquelas pessoas que dá satisfação de conhecer. A tranquilidade e a fala calma escondem uma personalidade determinada e comprometida com o crescimento e a transformação. Não por acaso ele escolheu a profissão de professor. E é na Escola Municipal Carmelo Mendes da Silva, onde leciona Língua Portuguesa e Redação, que ele vem ajudando a educar as futuras gerações em Canaã dos Carajás.

O professor conhece bem o poder transformador da educação na vida das pessoas, afinal, foi em busca de aprendizado que ele tomou as principais decisões da sua vida. Uma das mais difíceis foi deixar a família em Salinópolis, Pará, onde nasceu, para cursar Letras no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Vigia.

Foram quatro anos morando em uma república para estudantes até conquistar o sonho do ensino superior e, com ele, as ferramentas para dar novos passos. A estrada era longa e levou Wellington a Marabá, onde surgiu a oportunidade de trabalhar e se preparar para o concurso público de Canaã dos Carajás. Em 2012 veio a aprovação e o início de um novo capítulo na vida do professor.


Vocação passada de mãe para filho

O desejo de seguir a carreira como educador teve forte influência da mãe, que também é professora. Foi ela quem apresentou Wellington ao universo da leitura. Dos livros vieram respostas para os mais diversos questionamentos, especialmente na adolescência. “Minha mãe sempre me incentivava a ler. Tudo o que ela tinha dificuldade de explicar verbalmente, como minhas dúvidas de adolescente, o fazia por meio dos livros”, recorda com carinho.

Novas realidades em construção

Salinópolis ainda está no coração de Wellington como sua raiz. Mas é em Canaã que o professor vem encontrando oportunidades de crescimento pessoal e profissional e é isso que cria uma relação especial dele com a cidade. Para Wellington, o lugar representa o início e o recomeço de muitas coisas em sua vida, pois permitiu a ele crescer profissionalmente, construir família e adquirir casa própria.

Vídeo

O desejo por crescimento profissional levou Wellington a Canaã, mas ele sabe que isso não é tudo. Esse desejo precisa encontrar um cenário que permita o desenvolvimento e esse ambiente passou a existir com o Pacto pela Educação. O projeto é desenvolvido pela Fundação Vale, em parceria com a Vale, Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e Governo do Pará e vem colocando Canaã dos Carajás na direção de uma educação mais humanizada, inclusiva e integral com a formação de profissionais de educação, reuniões com lideranças comunitárias, adoção de novas metodologias de ensino, assessoramento pedagógico, informatização das escolas, além de reforma e construção de unidades escolares.


Wellington acredita que o projeto tem sido fundamental para a melhoria do ensino em Canaã e da vida de mais de 16 mil alunos matriculados. “O Pacto tem ajudado muito o professor, que conta com a ajuda de profissionais capacitados. Além disso, a cada bimestre, temos formação pela rede municipal. Isso é muito importante porque nos aproxima de outros professores e coordenadores”, afirma.

Os reflexos positivos são vistos pelo professor na vida dos educadores e dos alunos envolvidos. “Com certeza, o Pacto também está nos transformando. Estamos nos sentindo mais motivados a dar algo a mais para o aluno, porque nos vemos como agentes transformadores que podem contribuir para a melhoria da sociedade”, declara.

Esse novo ambiente educacional reforça o orgulho de Wellington pela profissão: “Ser professor não é apenas um meio de você ganhar dinheiro. Você tem uma grande responsabilidade social. Ser professor é um meio de adquirir conhecimento, não só repassar. É aprender e se desenvolver a cada dia”. Quando olha para trás, Wellington não tem dúvidas: a educação transforma a realidade. Sua própria história é um grande exemplo disso e ele vem trabalhando para transformar outras vidas.


​​​