Iniciativas

Novas descobertas, mais conhecimento

Santa Inês no Maranhão e Marabá no Pará são dois municípios importantes na vida da estudante Ayesca Gomes de Souza. No primeiro ela nasceu, no segundo foi onde cresceu e começou a vida escolar. Por estes dois municípios também passa a Estrada de Ferro Carajás (EFC).

Nos trilhos da EFC são transportadas mais de 300 mil pessoas durante o ano. É também por onde chega o combustível que abastece vários municípios do Maranhão e do Pará, além de ser a ferrovia que transporta os minérios produzidos pela Vale que depois de beneficiados se transformam em bens de consumo que são essenciais à vida moderna.

Com a curiosidade peculiar a maioria dos adolescentes, Ayesca, 14 anos de idade, aluna do 9° ano da Escola de Ensino Médio Inácio Souza Moita, participou de palestras ministradas em seu colégio e descobriu um mundo de novas informações. “Antes, eu não conhecia muitas coisas da Vale, mas, a partir de palestras que o pessoal fez na escola, a gente começou a aprender um pouco mais. Não só eu, como os meus colegas de classe também”, conta a jovem.

Assista ao vídeo

Vídeo