Vale música: A sinfonia que transforma a vida de crianças e jovens

Iniciativas

Vale música: A sinfonia que transforma a vida de crianças e jovens

Taissa de Souza tem 23 anos, é professora de música e dá aula para crianças. Um sonho conquistado depois que ela passou pelo Programa Vale Música, iniciativa apoiada pela Vale desde 2004, em Belém.

Ela entrou no projeto quando tinha 10 anos de idade e conta que o Vale Música foi um passo decisivo para sua formação.

“O programa abriu portas pra uma criança que veio do centro do Jurunas, era inovador. Já pensou estudar musica clássica, no Jurunas, onde se escuta mais tecnobrega e outros tipos de​ música?”, comenta.

Taissa é filha de Maria e Sebastião, empregados como caixas de supermercado. Ela sempre estudou em escola pública e foi a primeira da família a ter curso superior. Formou-se em licenciatura em Música e, hoje, faz especialização em Metodologia do Ensino das Artes na Universidade do Estado do Pará.

“Acho que ensinar, educar, transformar uma pessoinha que, assim como eu, na maioria das vezes, nunca teve contato com musica, é algo indescritível. Eu te confesso que não sei como seria minha vida sem a música e sem conhecer o que eu conheci através do Vale Música”, diz Taissa.

Os vôos de Alexandre

Alexandre Negrão também teve a vida tocada e transformada pela música. Aos 7 anos, ele entrou para o Vale Música, onde estudou violino e piano. Hoje, aos 19, está nos Estados Unidos. Alexandre vai fazer intercâmbio de um ano para estudar inglês e violino no Universidade Nicholls, na Luisiana.

Alexandre conta que chegou ao programa por meio de uma amiga que soube das inscrições para fazer música. “Meu pai a princípio não gostou muito. Mas depois eu insisti, falei que queria experimentar e ele cedeu. Fiz vários testes e o instrumento que os professores acharam melhor foi o violino e eu comecei a estudar violino desde os sete anos”, lembra Alexandre, acrescentando que a música enriquece o ser humano. “Quanto mais você tem conhecimento, quanto mais você aprecia essa arte, mais você melhora, você é um ser humano melhor”.

Alexandre conta, ainda, que por meio do programa ele e os amigos tiveram grandes experiências, como as apresentações em vários teatros e as turnês. E ele não para de ter planos. “Um grande objetivo que tenho é chegar no meu Doutorado em performance em violino. Depois, quero fazer Mestrado em performance em Piano. E, depois de tudo isso, gostaria de chegar em École Normale Superieure de Paris, de Paris. É um grande sonho para mim”.

Vale música: A sinfonia que transforma a vida de crianças e jovens

Sobre o Vale Música

O Programa Vale Música é uma iniciativa apoiada pela Vale desde 2004, em Belém. O objetivo é a formação musical de crianças e jovens da rede pública de ensino, incentivando a profissionalização e oportunidades de ocupação e renda. Atualmente, a iniciativa é patrocinada pela Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Desenvolvido por meio da parceria com a Fundação Amazônia de Música, o programa vem transformando a vida de crianças do ensino público, dando-lhes a oportunidade de estudar música gratuitamente e aprender novas culturas.

Em 12 anos, mais de mil crianças e adolescentes já foram beneficiados pelo Vale Música

Assista ao vídeo

​​​​​