Iniciativas

Vocação para crescer no campo


Seu Cirilo é mineiro e, há 14 anos, chegou a Santa Rita, comunidade que fica a 42 km da zona urbana de Ourilândia do Norte. Casado e pai de quatro filhos, ele vive um momento animador ao lado dos outros produtores da região.

Por meio de uma parceria com a Vale, eles receberam seis tanques para armazenamento e resfriamento do leite produzido na comunidade. Os equipamentos estão contribuindo com a qualidade e higiene do produto, garantindo mais lucro para os produtores.

Vídeo

No terreno da casa onde mora seu Cirilo, foi instalado um dos tanques usados coletivamente pelos produtores. Ele conta o quanto os novos equipamentos estão ajudando a mudar para melhor a rotina deles. “De tudo o que a Vale tem feito, uma das melhores coisas que ela fez por nós foram esses tanques. Porque veio melhorar a nossa renda”, ressalta o produtor.

De acordo com seu Cirilo, antes, a produção era vendida, diariamente, para empresas de lacticínios da região. Eles não tinham como conservar o produto e dependiam dessas empresas pra isso. Agora, os tanques garantem o resfriamento do leite. “Isso foi uma grande ajuda e valorizou o preço do produto”, comemora seu Cirilo, ressaltando que o valor do litro já aumentou o equivalente a 47%, gerando mais renda para as 130 famílias que vivem na comunidade. “O pessoal animou! Agora, estão comprando mais gado e, futuramente, vai aumentar a produção de leite”.


Antes de receberem os tanques, os produtores participaram de uma capacitação em pecuária leiteira e de uma palestra sobre a correta higienização dos tanques e a importância de produzir o leite com qualidade para conquistar clientes satisfeitos.

Outras Parcerias

Essa foi mais uma iniciativa da Vale junto à Associação dos Lavradores da Colônia Santa Rita, com o objetivo de incentivar a geração de renda na região. Antes, a empresa já tinha apoiado ações como a manutenção das estradas e a reforma de pastagens que contribuem para fortalecer a produção local.

​​​​​