Iniciativas

Projeto Ararinha na Natureza

Você já assistiu ao filme Rio? A animação em 3D tem como protagonista uma ararinha-azul chamada Blue, espécie rara de pássaro da Caatinga brasileira. Esse bichinho curioso realmente existe e também é personagem principal de uma das iniciativas patrocinadas pela Vale. Lançado em 2012, o projeto Ararinha na Natureza tem a missão de devolver a espécie ao seu habitat natural. A previsão é de que os animais sejam devolvidos à Caatinga em 2022.

Com ajuda da tecnologia de ponta e até mesmo de inseminação artificial, a iniciativa chega a 2018 com a marca de 158 exemplares da espécie no mundo, sendo 11 deles no Brasil. As aves ainda vivem em cativeiro, mas estão cada vez mais perto de voltarem ao seu verdadeiro lar. Em 2000, houve o último registro de uma ararinha livre na natureza e, depois disso, a espécie foi declarada extinta.

O Projeto Ararinha na Natureza é uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e outras entidades brasileiras e de fora do país. Além da Vale, a iniciativa conta com o patrocínio de diversas instituições que mantêm a espécie em cativeiro.

Você Sabia?

A ararinha-azul tem apenas um parceiro durante toda a vida.

Os ninhos são feitos em cavidades nos troncos das árvores.

A espécie se reproduz na estação chuvosa.

Se alimentam de flores, frutos, polpa, seiva e semente e adoram amora e hibisco.

As principais ameaças à espécie são: caça e captura para comércio ilegal, desertificação da Caatinga e predadores naturais. Matar ou caçar as aves é crime e pode levar à cadeia.

Galeria de fotos