Sustentabilidade

Atrativos RNV

Atrativos

Navegue pelo menu lateral para saber sobre os atrativos:

Centro de Exposição Permanente da Mata Atlântica
Formigueiro
Salão de Aves
Jardim Sensorial
Parque Infantil
Ecoteca
Sala de Oficina
Campo de Futebol Society e Areia
Árvore da Felicidade
Laguinho
Melipolinário
Cactário
Trilhas
Coleção Entomológica
Herbário
Xiloteca
Sementeca
Carpoteca
Coleção Vidas da Mata Atlântica
Torre de Observação
Arboreto Urbanístico​
Arboreto
Palmeto​

Foto: Sagrilo

Centro de Exposição Permanente da Mata Atlântica

O Centro de Exposição apresenta a biodiversidade presente na Reserva Natural Vale, contendo amostras das coleções de insetos, sementes, frutos e madeiras, além de um formigueiro que mostra a dinâmica da colônia, salão de aves com réplicas em tamanho real. O espaço conta ainda com uma sala sobre a atuação da Vale, no Brasil e no mundo.

Foto: Emanuelle França

Formigueiro

O formigueiro é composto por uma colônia de formigas cortadeiras do gênero Atta, conhecidas como saúvas. Elas utilizam as folhas cortadas para cultivar fungo em seus ninhos que serve como alimento.​

Esse grupo é altamente organizado, desempenhando cada um seu papel específico no ninho. Elas nos ensinam a importância do trabalho em equipe e da colaboração para o sucesso do grupo.

Foto: Jennifer Rangel

Salão de Aves

Uma das maiores riquezas de biodiversidade da Reserva Natural Vale é sua avifauna! Já foram registradas mais de 400 espécies de aves no local, o que atrai olhares de todo o mundo. Por esse motivo, um dos nossos atrativos é o Salão de Aves, um ambiente caracterizado de floresta, com 51 casais de espécies de aves com ocorrência na RNV. Optamos por demonstrar casais pelo fato de várias espécies apresentarem dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea de uma mesma espécie são diferentes fisicamente, principalmente quanto a cor, formato das penas e tamanho dos indivíduos. A função destas diferenças, em muitos casos, está relacionada à disputa dos indivíduos machos pelo direito de se reproduzir, usando as características para impressionar a fêmea.

Foto: Kelvis Biancardi

Jardim Sensorial

Um jardim sensorial tem como finalidade estimular os sentidos do corpo humano por meio de plantas e materiais presentes no local, gerando benefícios que incluem desde o bem-estar ao resgate de memórias. Aqui na Reserva Natural Vale você pode experimentar, de maneira sensível, os seus cinco sentidos, passeando pelo nosso jardim sensorial!

Foto: Kelvis Biancardi

Parque Infantil

O parque infantil da Reserva Natural Vale já é um velho conhecido das nossas crianças, ali são registrados momentos que serão eternizados na memória dos pequenos, pois a maior tarefa de uma criança, é brincar! Enquanto você contempla a tranquilidade do ambiente, as crianças se divertem muito nos brinquedos que estão disponíveis no centro de visitantes!

Foto: Kelvis Biancardi

Ecoteca

A ecoteca é um local lúdico, aconchegante e agradável, desenvolvido especialmente para os pequenininhos! Dispõe de livros infantis e vários brinquedos educativos que estimulam a imaginação.​​

Foto: Kelvis Biancardi

Sala de Oficina

O espaço dispõe de diversos materiais para realização de oficinas voltadas para o tema de sustentabilidade, sendo conduzidas pela equipe de educadores ambientais da Reserva.​ ​

Entre as oficinas oferecidas, destacamos, as que utilizam materiais recicláveis como garrafa pet e caixas tetra pak para confeccionar caixas de presentes, porta-trecos ou vaso para plantas. Além das oficinas de origami e a pintura em tela que trabalham a criatividade e imaginação das crianças.​ ​

Foto: Sagrilo

Campo de Futebol Society e Areia

Os campos de areia e de futebol com gramado natural são atrativos para as pessoas praticarem esportes em meio a natureza, sendo disponibilizados bolas e redes. O espaço é aberto para a comunidade, mediante agendamento prévio e são realizados eventos esportivos pela equipe da RNV, que garantem diversão para todas as idades!

Foto: Kelvis Biancardi

Árvore da Felicidade

A árvore da felicidade da Reserva Natural Vale tem o intuito de promover o seu bem-estar! Você vai encontrar diversas palavras poderosas e positivas, que te levam a pensar em coisas boas! Um lugar para sentir a tranquilidade e se divertir! As palavras coloridas estão penduradas, se assemelhando a seus frutos!​

Foto: André Junior

Laguinho

O laguinho é um local cheio de belezas e muito apreciado pelos visitantes. Um ambiente tranquilo, com muitas espécies de plantas ao redor, onde podemos facilmente contemplar o canto dos pássaros, espécies aquáticas e registrar belíssimas fotos.

Foto: Emanuelle França

Melipolinário

É uma coleção de colmeias de abelhas de diferentes espécies. No meliponário da RNV temos as abelhas jataí, mosquitinho e uruçu-amarela, ele funciona como importante ferramenta para a educação ambiental. As abelhas, ameaçadas de extinção, têm participação direta na reprodução da maioria das espécies botânicas brasileiras e são um importante bioindicador para a análise da qualidade do ambiente.​ ​

Foto: Guilherme Felitto

Cactário

Um Cactário é uma coleção de plantas vivas da família dos cactos e suculentas, e em especial essa coleção da RNV apresenta espécies que podem ser facilmente confundidas com cactos, mas não são, como é o caso do Candelabro, Rosa-do-deserto ou até mesmo a Babosa. Isso porque todo cacto é provido de espinhos, mas nem tudo que tem espinhos pode ser um cacto!​

O Cactário da RNV está inserido em uma fitofisionomia chamada Muçununga, contemplada dentro do bioma Mata Atlântica, e conta com cerca de 35 espécies nativas e exóticas a nível nacional, plantadas de maneira aleatórias em canteiros.

Foto: Sagrilo

Trilhas

Os passeios pelas nossas trilhas são encantadores, é o momento de contato direto com a natureza onde apreciamos de perto a biodiversidade de plantas e animais em nossa floresta. Dispomos de várias trilhas guiadas, realizadas mediante agendamento. Lembre-se que é obrigatório o uso de calça comprida, calçado fechado, idade acima de 06 anos.

Foto: Sagrilo

Coleção Entomológica​

A coleção foi iniciada em 1986, atualmente, o acervo conta com aproximadamente 12.600 exemplares de insetos pertencentes a diversos grupos. A maioria deles está preservada a seco em alfinetes entomológicos, havendo também insetos em mantas.​​

Os espécimes presentes na coleção possuem grande relevância para o desenvolvimento de pesquisas. Além disso, também são utilizados como ferramenta de ensino na Educação Ambiental.

Foto: Sagrilo

Herbário

É uma coleção de plantas que possui flores, frutos e esporos preservados a seco, sendo cada amostra de planta denominada como exsicata. Através do herbário é possível compreendermos a diversidade de espécies vegetais presentes em uma determinada região.

​O herbário da Reserva Natural Vale foi iniciado em 1963 e seu acervo conta com mais de 17.000 exsicatas pertencentes a diversos grupos de plantas, algumas raras, endêmicas e ameaçadas.

Foto: Sagrilo

Xiloteca

A Xiloteca é uma coleção botânica constituída por amostras de madeira, que ficam catalogadas e armazenadas de maneira que preservem suas principais características. De valor inenarrável, tanto para o conhecimento científico como econômico, reúne grande quantidade de dados das espécies, tais como: dureza, coloração, densidade, cerne, rigidez entre outras.

A Reserva Natural Vale, mantêm cerca de 596 amostras em formato de taco ou pequenos cubos, 96 amostras de cipó lenhoso e conta ainda com 212 lâminas histológicas de vegetal, que são os cortes da madeira em transversal e longitudinal, muito usado na anatomia vegetal.​

Foto: Sagrilo

Sementeca

A Sementeca, nome fictício para coleção botânica de sementes, pode ser considerada uma das coleções mais importantes, dado o fato de que, as sementes geram outros indivíduos para a natureza. Especificamente de espécies arbóreas, a sementeca da RNV acumula informações de durabilidade das sementes (ortodoxa/recalcitrante), cor, tamanho, tipo, peso, dispersão entre outras informações, que casadas com um viveiro de mudas, são de suma relevância.​

A coleção da RNV possui cerca de 567 exemplares de 552 espécies.

Foto: Sagrilo

Carpoteca

A coleção armazena frutos a seco e a meio líquido, quando muito carnosos. As informações mais interessantes e válidas são referentes às maneiras de dispersão. Os frutos mais pesados e carnosos, geralmente serão dispersados pelos animais, também conhecido como dispersão zoocoria, já os mais leves, flutuantes e muitas vezes alados, são levados pela ação do vento (anemocoria) ou os que são dispersados pela ação da água (hidrocoria).

Na RNV, possuímos cerca de 623 frutos de 597 espécies.

Foto: Jackeceli Falqueto

Coleção Vidas da Mata Atlântica

Os animais que habitam a Reserva são muito espertos e costumam se esconder ao perceberem a nossa presença. Pensando nisso, a Reserva criou a Coleção Vidas da Mata Atlântica, para divulgar a fauna protegida no local. A coleção contém 15 exemplares, formada por réplicas em tamanho real de mamíferos, aves e répteis.

Foto: Kelvis Biancardi

Torre de Observação

A torre de observação é um atrativo que promove a contemplação da natureza de um jeito diferente, nosso olhar é do alto, onde podemos avistar um tapete verde, formado pela copa das árvores, que formam nossa imponente floresta. Ela possui um mirante no final da subida, que conta com 25 metros de altura!

Foto: Guilherme Felitto

Arboreto Urbanístico​

O Arboreto Urbanístico é uma coleção de plantas no modelo de “vitrine a céu aberto”, com árvores nativas e exóticas a nível nacional, entre elas o pau brasil, a aroeira, várias espécies de angico e ipê, e outros. Atualmente a coleção possui 185 espécies.

Entre os objetivos do espaço estão: contemplação, educação ambiental, pesquisa, material didático e obtenção de propágulos (ex. sementes).

Foto: Sagrilo

Arboreto​

Local onde são plantadas espécies nativas e exóticas a nível nacional de acordo com uma metodologia pertinente para melhor adequação as condições favoráveis das espécies. Possui cerca de 330 espécies com 10 exemplares em conjunto, com espaço de 5 metros entre as parcelas. As primeiras espécies foram plantadas na década de 80. ​

O objetivo principal desta coleção é acompanhar o comportamento das espécies em mesma condição de luz, avaliando suas copas, raízes, sanidade e as suas fenologias (flores e frutos).

Foto: Pedro Cattony

Palmeto​

O Palmeto é uma coleção de palmeiras que contemplam cerca de 144 espécies. Além dos aspectos culturais e de harmonização paisagística, o objetivo é caracterizar a performance de cada espécie nas condições locais e, com isso, incentivar seu uso de maneira ampla em projetos diversos e fortalecer o banco de sementes para propagação. As palmeiras estão entre as plantas mais antigas do planeta e sua origem remonta há mais de 120 milhões de anos, sendo plantas características da flora tropical.

Localização

Localização

Rodovia BR 101, KM 122
Linhares, Espírito Santo, Brasil

  • Distância das
    principais capitais

    162,3 km de Vitória (ES)

    686 km do Rio de Janeiro (RJ)

    632 km de Belo Horizonte (MG)

  • Horário de funcionamento

    Terça a domingo, de 8h30 às 16h

    *O setor de visitação da Reserva Natural Vale está reaberto ao público, com exceção de algumas áreas como o hotel e restaurante, que continuarão fechados.

  • Entrada gratuita

  • Contato

    Visitação:

    (27) 3371-9702

    (27) 3371-9703

    reservanatural@vale.com

    Hospedagem:

    Hotel e restaurante temporariamente fechados

    reservas.rnv@vale.com

    Pesquisa e Observação de Aves:

    RNV.Pesquisas@vale.com


Navegue pelo menu lateral para saber sobre os atrativos:

Centro de Exposição Permanente da Mata Atlântica
Formigueiro
Salão de Aves
Jardim Sensorial
Parque Infantil
Ecoteca
Sala de Oficina
Campo de Futebol Society e Areia
Árvore da Felicidade
Laguinho
Melipolinário
Cactário
Trilhas
Coleção Entomológica
Herbário
Xiloteca
Sementeca
Carpoteca
Coleção Vidas da Mata Atlântica
Torre de Observação
Arboreto Urbanístico​
Arboreto
Palmeto​

Foto: Sagrilo

Centro de Exposição Permanente da Mata Atlântica

O Centro de Exposição apresenta a biodiversidade presente na Reserva Natural Vale, contendo amostras das coleções de insetos, sementes, frutos e madeiras, além de um formigueiro que mostra a dinâmica da colônia, salão de aves com réplicas em tamanho real. O espaço conta ainda com uma sala sobre a atuação da Vale, no Brasil e no mundo.

Foto: Emanuelle França

Formigueiro

O formigueiro é composto por uma colônia de formigas cortadeiras do gênero Atta, conhecidas como saúvas. Elas utilizam as folhas cortadas para cultivar fungo em seus ninhos que serve como alimento.​

Esse grupo é altamente organizado, desempenhando cada um seu papel específico no ninho. Elas nos ensinam a importância do trabalho em equipe e da colaboração para o sucesso do grupo.

Foto: Jennifer Rangel

Salão de Aves

Uma das maiores riquezas de biodiversidade da Reserva Natural Vale é sua avifauna! Já foram registradas mais de 400 espécies de aves no local, o que atrai olhares de todo o mundo. Por esse motivo, um dos nossos atrativos é o Salão de Aves, um ambiente caracterizado de floresta, com 51 casais de espécies de aves com ocorrência na RNV. Optamos por demonstrar casais pelo fato de várias espécies apresentarem dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea de uma mesma espécie são diferentes fisicamente, principalmente quanto a cor, formato das penas e tamanho dos indivíduos. A função destas diferenças, em muitos casos, está relacionada à disputa dos indivíduos machos pelo direito de se reproduzir, usando as características para impressionar a fêmea.​

Foto: Kelvis Biancardi

Jardim Sensorial

Um jardim sensorial tem como finalidade estimular os sentidos do corpo humano por meio de plantas e materiais presentes no local, gerando benefícios que incluem desde o bem-estar ao resgate de memórias. Aqui na Reserva Natural Vale você pode experimentar, de maneira sensível, os seus cinco sentidos, passeando pelo nosso jardim sensorial!

Foto: Kelvis Biancardi

Parque Infantil

O parque infantil da Reserva Natural Vale já é um velho conhecido das nossas crianças, ali são registrados momentos que serão eternizados na memória dos pequenos, pois a maior tarefa de uma criança, é brincar! Enquanto você contempla a tranquilidade do ambiente, as crianças se divertem muito nos brinquedos que estão disponíveis no centro de visitantes!

Foto: Kelvis Biancardi

Ecoteca

A ecoteca é um local lúdico, aconchegante e agradável, desenvolvido especialmente para os pequenininhos! Dispõe de livros infantis e vários brinquedos educativos que estimulam a imaginação.​

Foto: Kelvis Biancardi

Sala de Oficina

O espaço dispõe de diversos materiais para realização de oficinas voltadas para o tema de sustentabilidade, sendo conduzidas pela equipe de educadores ambientais da Reserva.​

Entre as oficinas oferecidas, destacamos, as que utilizam materiais recicláveis como garrafa pet e caixas tetra pak para confeccionar caixas de presentes, porta-trecos ou vaso para plantas. Além das oficinas de origami e a pintura em tela que trabalham a criatividade e imaginação das crianças.​

Foto: Sagrilo

Campo de Futebol Society e Areia

Os campos de areia e de futebol com gramado natural são atrativos para as pessoas praticarem esportes em meio a natureza, sendo disponibilizados bolas e redes. O espaço é aberto para a comunidade, mediante agendamento prévio e são realizados eventos esportivos pela equipe da RNV, que garantem diversão para todas as idades!​

Foto: Kelvis Biancardi

Árvore da Felicidade

A árvore da felicidade da Reserva Natural Vale tem o intuito de promover o seu bem-estar! Você vai encontrar diversas palavras poderosas e positivas, que te levam a pensar em coisas boas! Um lugar para sentir a tranquilidade e se divertir! As palavras coloridas estão penduradas, se assemelhando a seus frutos!​

Foto: André Junior

Laguinho

O laguinho é um local cheio de belezas e muito apreciado pelos visitantes. Um ambiente tranquilo, com muitas espécies de plantas ao redor, onde podemos facilmente contemplar o canto dos pássaros, espécies aquáticas e registrar belíssimas fotos.

Foto: Emanuelle França

Melipolinário

É uma coleção de colmeias de abelhas de diferentes espécies. No meliponário da RNV temos as abelhas jataí, mosquitinho e uruçu-amarela, ele funciona como importante ferramenta para a educação ambiental. As abelhas, ameaçadas de extinção, têm participação direta na reprodução da maioria das espécies botânicas brasileiras e são um importante bioindicador para a análise da qualidade do ambiente.

Foto: Guilherme Felitto

Cactário

Um Cactário é uma coleção de plantas vivas da família dos cactos e suculentas, e em especial essa coleção da RNV apresenta espécies que podem ser facilmente confundidas com cactos, mas não são, como é o caso do Candelabro, Rosa-do-deserto ou até mesmo a Babosa. Isso porque todo cacto é provido de espinhos, mas nem tudo que tem espinhos pode ser um cacto!​

O Cactário da RNV está inserido em uma fitofisionomia chamada Muçununga, contemplada dentro do bioma Mata Atlântica, e conta com cerca de 35 espécies nativas e exóticas a nível nacional, plantadas de maneira aleatórias em canteiros.

Foto: Sagrilo

Trilhas

Os passeios pelas nossas trilhas são encantadores, é o momento de contato direto com a natureza onde apreciamos de perto a biodiversidade de plantas e animais em nossa floresta. Dispomos de várias trilhas guiadas, realizadas mediante agendamento. Lembre-se que é obrigatório o uso de calça comprida, calçado fechado, idade acima de 06 anos.

Foto: Sagrilo

Coleção Entomológica​

A coleção foi iniciada em 1986, atualmente, o acervo conta com aproximadamente 12.600 exemplares de insetos pertencentes a diversos grupos. A maioria deles está preservada a seco em alfinetes entomológicos, havendo também insetos em mantas.​​

Os espécimes presentes na coleção possuem grande relevância para o desenvolvimento de pesquisas. Além disso, também são utilizados como ferramenta de ensino na Educação Ambiental.

Foto: Sagrilo

Herbário

É uma coleção de plantas que possui flores, frutos e esporos preservados a seco, sendo cada amostra de planta denominada como exsicata. Através do herbário é possível compreendermos a diversidade de espécies vegetais presentes em uma determinada região.

​O herbário da Reserva Natural Vale foi iniciado em 1963 e seu acervo conta com mais de 17.000 exsicatas pertencentes a diversos grupos de plantas, algumas raras, endêmicas e ameaçadas.

Foto: Sagrilo

Xiloteca

A Xiloteca é uma coleção botânica constituída por amostras de madeira, que ficam catalogadas e armazenadas de maneira que preservem suas principais características. De valor inenarrável, tanto para o conhecimento científico como econômico, reúne grande quantidade de dados das espécies, tais como: dureza, coloração, densidade, cerne, rigidez entre outras.

A Reserva Natural Vale, mantêm cerca de 596 amostras em formato de taco ou pequenos cubos, 96 amostras de cipó lenhoso e conta ainda com 212 lâminas histológicas de vegetal, que são os cortes da madeira em transversal e longitudinal, muito usado na anatomia vegetal.​

Foto: Sagrilo

Sementeca

A Sementeca, nome fictício para coleção botânica de sementes, pode ser considerada uma das coleções mais importantes, dado o fato de que, as sementes geram outros indivíduos para a natureza. Especificamente de espécies arbóreas, a sementeca da RNV acumula informações de durabilidade das sementes (ortodoxa/recalcitrante), cor, tamanho, tipo, peso, dispersão entre outras informações, que casadas com um viveiro de mudas, são de suma relevância.​​

A coleção da RNV possui cerca de 567 exemplares de 552 espécies.

Foto: Sagrilo

Carpoteca

A coleção armazena frutos a seco e a meio líquido, quando muito carnosos. As informações mais interessantes e válidas são referentes às maneiras de dispersão. Os frutos mais pesados e carnosos, geralmente serão dispersados pelos animais, também conhecido como dispersão zoocoria, já os mais leves, flutuantes e muitas vezes alados, são levados pela ação do vento (anemocoria) ou os que são dispersados pela ação da água (hidrocoria).​

Na RNV, possuímos cerca de 623 frutos de 597 espécies.​ ​

Foto: Jackeceli Falqueto

Coleção Vidas da Mata Atlântica

Os animais que habitam a Reserva são muito espertos e costumam se esconder ao perceberem a nossa presença. Pensando nisso, a Reserva criou a Coleção Vidas da Mata Atlântica, para divulgar a fauna protegida no local. A coleção contém 15 exemplares, formada por réplicas em tamanho real de mamíferos, aves e répteis.

Foto: Kelvis Biancardi

Torre de Observação

A torre de observação é um atrativo que promove a contemplação da natureza de um jeito diferente, nosso olhar é do alto, onde podemos avistar um tapete verde, formado pela copa das árvores, que formam nossa imponente floresta. Ela possui um mirante no final da subida, que conta com 25 metros de altura!

Foto: Guilherme Felitto

Arboreto Urbanístico​

O Arboreto Urbanístico é uma coleção de plantas no modelo de “vitrine a céu aberto”, com árvores nativas e exóticas a nível nacional, entre elas o pau brasil, a aroeira, várias espécies de angico e ipê, e outros. Atualmente a coleção possui 185 espécies.​ ​

Entre os objetivos do espaço estão: contemplação, educação ambiental, pesquisa, material didático e obtenção de propágulos (ex. sementes).

Foto: Sagrilo

Arboreto​

Local onde são plantadas espécies nativas e exóticas a nível nacional de acordo com uma metodologia pertinente para melhor adequação as condições favoráveis das espécies. Possui cerca de 330 espécies com 10 exemplares em conjunto, com espaço de 5 metros entre as parcelas. As primeiras espécies foram plantadas na década de 80. ​

O objetivo principal desta coleção é acompanhar o comportamento das espécies em mesma condição de luz, avaliando suas copas, raízes, sanidade e as suas fenologias (flores e frutos).

Foto: Pedro Cattony

Palmeto​

O Palmeto é uma coleção de palmeiras que contemplam cerca de 144 espécies. Além dos aspectos culturais e de harmonização paisagística, o objetivo é caracterizar a performance de cada espécie nas condições locais e, com isso, incentivar seu uso de maneira ampla em projetos diversos e fortalecer o banco de sementes para propagação. As palmeiras estão entre as plantas mais antigas do planeta e sua origem remonta há mais de 120 milhões de anos, sendo plantas características da flora tropical.





Localização

Localização

Rodovia BR 101, KM 122
Linhares, Espírito Santo, Brasil

  • Distância das
    principais capitais

    162,3 km de Vitória (ES)

    686 km do Rio de Janeiro (RJ)

    632 km de Belo Horizonte (MG)

  • Horário de funcionamento

    Terça a domingo, de 8h30 às 16h

    *O setor de visitação da Reserva Natural Vale está reaberto ao público, com exceção de algumas áreas como o hotel e restaurante, que continuarão fechados.

  • Entrada gratuita

  • Contato

    Visitação:

    (27) 3371-9702

    (27) 3371-9703

    reservanatural@vale.com

    Hospedagem:

    Hotel e restaurante temporariamente fechados

    reservas.rnv@vale.com

    Pesquisa e Observação de Aves:

    RNV.Pesquisas@vale.com


Navegue pelo menu lateral para saber sobre os atrativos:

Centro de Exposição Permanente da Mata Atlântica
Formigueiro
Salão de Aves
Jardim Sensorial
Parque Infantil
Ecoteca
Sala de Oficina
Campo de Futebol Society e Areia
Árvore da Felicidade
Laguinho
Melipolinário
Cactário
Trilhas
Coleção Entomológica
Herbário
Xiloteca
Sementeca
Carpoteca
Coleção Vidas da Mata Atlântica
Torre de Observação
Arboreto Urbanístico​
Arboreto
Palmeto​

Foto: Sagrilo

Centro de Exposição Permanente da Mata Atlântica

O Centro de Exposição apresenta a biodiversidade presente na Reserva Natural Vale, contendo amostras das coleções de insetos, sementes, frutos e madeiras, além de um formigueiro que mostra a dinâmica da colônia, salão de aves com réplicas em tamanho real. O espaço conta ainda com uma sala sobre a atuação da Vale, no Brasil e no mundo.

Foto: Emanuelle França

Formigueiro

O formigueiro é composto por uma colônia de formigas cortadeiras do gênero Atta, conhecidas como saúvas. Elas utilizam as folhas cortadas para cultivar fungo em seus ninhos que servem como alimento.​

Esse grupo é altamente organizado, desempenhando cada um seu papel específico no ninho. Elas nos ensinam a importância do trabalho em equipe e da colaboração para o sucesso do grupo.

Foto: Jennifer Rangel

Salão de Aves

Uma das maiores riquezas de biodiversidade da Reserva Natural Vale é sua avifauna! Já foram registradas 401 espécies de aves no local, o que atrai olhares de todo o mundo. Por esse motivo, um dos nossos atrativos é o Salão de Aves, um ambiente caracterizado de floresta, com 51 casais de espécies de aves com ocorrência na RNV. Optamos por demonstrar casais pelo fato de várias espécies apresentarem dimorfismo sexual, ou seja, quando macho e a fêmea de uma mesma espécie são diferentes fisicamente, principalmente quanto a cor e tamanho dos indivíduos. A função destas diferenças, em muitos casos, está relacionada à disputa dos indivíduos pelo direito de se reproduzir, usando as características para impressionar a parceira. Como por exemplo um dos dimorfismos mais comuns é ornamentação, na coloração e no formato das penas.

Foto: Kelvis Biancardi

Jardim Sensorial

Um jardim sensorial tem como finalidade estimular os sentidos do corpo humano por meio de plantas e materiais presentes no local, gerando benefícios que incluem desde o bem-estar ao resgate de memórias. Aqui na Reserva Natural Vale você pode experimentar, de maneira sensível, os seus cinco sentidos, passeando pelo nosso jardim sensorial!

Foto: Kelvis Biancardi

Parque Infantil

O parque infantil da Reserva Natural Vale já é um velho conhecido das nossas crianças, ali são registrados momentos que serão eternizados na memória dos pequenos, pois a maior tarefa de uma criança, é brincar! Enquanto você contempla a tranquilidade do ambiente, as crianças se divertem muito nos brinquedos que estão disponíveis no centro de visitantes!

Foto: Kelvis Biancardi

Ecoteca

A ecoteca é um local desenvolvido especialmente para os pequenininhos! Dispondo de livros infantis e vários brinquedos coloridos, aqui podemos trabalhar a imaginação e brincar! O local é bem colorido deixando o ambiente aconchegante e agradável.

Foto: Kelvis Biancardi

Sala de Oficina

O espaço dispõe de diversos materiais para realização oficinas voltadas para o tema de sustentabilidade. Garrafa pet e caixas tetra pak são alguns exemplos de materiais para criação de caixas para presentes, porta-trecos e vaso para plantas. Temos também oficinas de origami, pintura em tela e quebra-cabeça também são algumas das atividades que vocês encontram na nossa Sala de Oficinas.

Foto: Sagrilo

Campo de Futebol Society e Areia

Os campos de areia e de futebol são atrativos para as pessoas se exercitarem, o espaço é aberto para a comunidade, mediante agendamento prévio. Também são realizados eventos esportivos, e melhor dispomos de bolas e redes para garantir a diversão!

Foto: Kelvis Biancardi

Árvore da Felicidade

A árvore da felicidade da Reserva Natural Vale tem o intuito de promover o seu bem-estar! Você vai encontrar diversas palavras poderosas e positivas, que te levam a pensar em coisas boas! Um lugar para sentir a tranquilidade e se divertir! As palavras coloridas estão penduradas, se assemelhando a seus frutos!​

Foto: André Junior

Laguinho

O laguinho é um local cheio de belezas e muito apreciado pelos visitantes. Um ambiente tranquilo, com muitas espécies de plantas ao redor, onde podemos facilmente contemplar o canto dos pássaros, espécies aquáticas e registrar belíssimas fotos.

Foto: Emanuelle França

Melipolinário

É uma coleção de colmeias de abelhas de diferentes espécies, no Meliponário da RNV temos as abelhas Jataí, mosquitinho e uruçu-amarela. Ele funciona como importante ferramenta ambiental, pois as abelhas, ameaçadas de extinção, têm participação direta na reprodução da maioria das espécies botânicas brasileiras e são um importante bioindicador para a análise da qualidade do ambiente.

Foto: Guilherme Felitto

Cactário

Um Cactário é uma coleção de plantas vivas da família dos cactos e suculentas, e em especial essa coleção da RNV apresenta espécies que podem ser facilmente confundidas com cactos, mas não são, como é o caso do Candelabro, Rosa-do-deserto ou até mesmo a Babosa. Isso porque todo cacto é provido de espinhos, mas nem tudo que tem espinhos pode ser um cacto!​

O Cactário da RNV está inserido em uma fitofisionomia chamada Muçununga, contemplada dentro do bioma Mata Atlântica, e conta com cerca de 35 espécies nativas e exóticas a nível nacional, plantadas de maneira aleatórias em canteiros.

Foto: Sagrilo

Trilhas

Os passeios pelas nossas trilhas são encantadores, é o momento de contato direto com a natureza onde apreciamos de perto a biodiversidade de plantas e animais em nossa floresta. Dispomos de várias trilhas guiadas, realizadas mediante agendamento. Lembre-se que é obrigatório o uso de calça comprida, calçado fechado, idade acima de 06 anos.

Foto: Sagrilo

Coleção Entomológica​

A coleção foi iniciada em 1986, atualmente, o acervo conta com aproximadamente 12.600 exemplares de insetos pertencentes a diversos grupos. A maioria deles está preservada a seco em alfinetes entomológicos, havendo também insetos em mantas.​​

Os espécimes presentes na coleção possuem grande relevância para o desenvolvimento de pesquisas. Além disso, também são utilizados como ferramenta de ensino na Educação Ambiental.

Foto: Sagrilo

Herbário

É uma coleção de plantas que possui flores, frutos e esporos preservados a seco, sendo cada amostra de planta denominada como exsicata. Através do herbário é possível compreendermos a diversidade de espécies vegetais presentes em uma determinada região.

​O herbário da Reserva Natural Vale foi iniciado em 1963 e seu acervo conta com mais de 17.000 exsicatas pertencentes a diversos grupos de plantas, algumas raras, endêmicas e ameaçadas.

Foto: Sagrilo

Xiloteca

A XILOTECA é uma coleção botânica constituída por amostras de madeira que ficam catalogadas e armazenadas de maneira que preservem suas principais características. De valor inenarrável, tanto para o conhecimento científico como econômico, reúne grande quantidade de dados das espécies, tais como: dureza, coloração, densidade, cerne, rigidez entre outras.

Na Reserva temos cerca de 596 amostras e aproximadamente 565 espécies catalogadas na coleção.​​A Reserva Natural Vale, mantem cerca de 596 amostras em formato de taco ou pequenos cubos, 96 amostras de cipó lenhoso e conta ainda com 212 lâminas histológicas de vegetal, que são os corte da madeira em transversal e longitudinal, muito usado na Anatomia vegetal.​

Foto: Sagrilo

Sementeca

A SEMENTECA, nome fictício para coleção botânica de sementes, elencaremos como uma das principais coleções dado o fato de que as sementes geram outros indivíduos para a natureza. Especificamente de espécies arbóreas, a Sementeca da RNV acumula informações de durabilidade das sementes (ortodoxa/recalcitrante), cor, tamanho, tipo, peso, dispersão entre outras informações que, casadas com um viveiro de mudas, são de suma relevância. ​

A coleção da RNV possui cerca de 567 exemplares e 552 espécies.

Foto: Sagrilo

Carpoteca

CARPOTECA do grego: karpos, fruto, é a coleção que armazena os frutos a seco e a meio líquido quando muito carnosos. Aqui, umas das informações mais interessantes e válidas é permitir observar a natureza agindo quanto a suas maneiras de dispersão. Frutos mais pesados, carnosos e fruticosos, geralmente serão dispersados pelos animais, também conhecido como zoocoria, já os mais leves, flutuantes e muitas vezes alados, serão levados pela ação do vento (anemocoria) e, por fim, mas não menos importante, os que possuem uma aerodinâmica adaptada, dispersados pela ação da água (hidrocoria).

​Na RNV, possuímos cerca de 623 frutos e dentre estes, 597 espécies.

Foto: Jackeceli Falqueto

Centro de Exposição Permanente da Mata Atlântica

O Centro de Exposição apresenta a biodiversidade presente na Reserva Natural Vale, contendo amostras das coleções de insetos, sementes, frutos e madeiras, além de um formigueiro que mostra a dinâmica da colônia, salão de aves com réplicas em tamanho real. O espaço conta ainda com uma sala sobre a atuação da Vale, no Brasil e no mundo.

Foto: Kelvis Biancardi

Torre de Observação

A torre de observação é um atrativo que promove a contemplação da natureza de um jeito diferente, nosso olhar é do alto, onde podemos avistar um tapete verde, formado pela copa das árvores, que formam nossa imponente floresta. Ela possui um mirante no final da subida, que conta com 25 metros de altura!

Foto: Guilherme Felitto

Arboreto Urbanístico​

O Arboreto Urbanístico é uma coleção de plantas no modelo de “vitrine a céu aberto”, com árvores nativas e exóticas a nível nacional, e estão plantadas um total de 185 espécies. Com 4 indivíduos por conjunto em parcelas, o espaçamento entre elas é de 10 x 10 metros.​

Entre os objetivos do espaço estão: contemplação, educação ambiental, pesquisa, material didático e obtenção de propágulos (ex. sementes).

Foto: Sagrilo

Arboreto​

Local onde são plantadas espécies nativas e exóticas a nível nacional de acordo com uma metodologia pertinente para melhor adequação as condições favoráveis das espécies. Possui cerca de 330 espécies com 10 exemplares em conjunto, com espaço de 5 metros entre as parcelas. As primeiras espécies foram plantadas na década de 80. ​

O objetivo principal desta coleção é acompanhar o comportamento das espécies em mesma condição de luz, avaliando suas copas, raízes, sanidade e as suas fenologias (flores e frutos).

Foto: Pedro Cattony

Palmeto​

O Palmeto é uma coleção de palmeiras que contemplam cerca de 144 espécies. Além dos aspectos culturais e de harmonização paisagística, o objetivo é caracterizar a performance de cada espécie nas condições locais e, com isso, incentivar seu uso de maneira ampla em projetos diversos e fortalecer o banco de sementes para propagação. As palmeiras estão entre as plantas mais antigas do planeta e sua origem remonta há mais de 120 milhões de anos, sendo plantas características da flora tropical.





Localização

Localização

Rodovia BR 101, KM 122
Linhares, Espírito Santo, Brasil

  • Distância das
    principais capitais

    162,3 km de Vitória (ES)

    686 km do Rio de Janeiro (RJ)

    632 km de Belo Horizonte (MG)

  • Horário de funcionamento

    Terça a domingo, de 8h30 às 16h

    *O setor de visitação da Reserva Natural Vale está reaberto ao público, com exceção de algumas áreas como o hotel e restaurante, que continuarão fechados.

  • Entrada gratuita

  • Contato

    Visitação:

    (27) 3371-9702

    (27) 3371-9703

    reservanatural@vale.com

    Hospedagem:

    Hotel e restaurante temporariamente fechados

    reservas.rnv@vale.com

    Pesquisa e Observação de Aves:

    RNV.Pesquisas@vale.com