Pesquisa e produção científica

Sustentabilidade

Pesquisa e produção científica

Pesquisa e produção científica

A Reserva Natural Vale (RNV) é um centro de conhecimento científico que há décadas congrega pesquisadores de vários campos, os quais desenvolvem, em seus 23 mil hectares, estudos importantes para a conservação da biodiversidade no país. Para apoiar alguns destes estudos, o local abriga uma ampla coleção entomológica, com diversas espécies de insetos, e um herbário, com coleções de plantas.

Saiba mais sobre estes espaços e como submeter novos projetos de pesquisa.

Coleção entomológica

A coleção entomológica da Reserva Natural Vale, foi iniciada em 1986. Atualmente, o acervo conta com aproximadamente 12.600 exemplares de insetos pertencentes a diversos grupos. A maioria deles está preservada a seco em alfinetes entomológicos, havendo também insetos em mantas.

Os espécimes presentes na coleção possuem grande relevância para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Ecologia, Biogeografia, Taxonomia, Agricultura e Conservação da Biodiversidade. Além disso, também são utilizados como ferramenta de ensino na Educação Ambiental.

1.500Espécies Identificadas

12.600Exemplares de Insetos

Esta coleção encontra-se disponível para receber pesquisadores e demais interessados em desenvolver estudos a partir deste acervo. Os dados da coleção estão sendo digitalizados e em breve estarão disponíveis online por meio da rede speciesLink

Herbário

+ de 16.000amostras de plantas

Referência no estudo da flora dos tabuleiros do norte do Espírito Santo.

Herbários representam coleções de plantas que possuem flores, frutos e esporos preservados a seco, sendo cada amostra de planta denominada como exsicata. Através dos herbários é possível compreendermos a diversidade de espécies vegetais presentes em uma determinada região.

O herbário da Reserva Natural Vale foi iniciado em 1963 e seu acervo conta com mais de 16.000 exsicatas pertencentes a diversos grupos de plantas.

Os dados referentes as exsicatas estão disponíveis online através das plataformas do speciesLink, SiBBr, Reflora, INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos e e GBIF (Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade).

Espécies raras

As coleções científicas da Reserva Natural Vale possuem em seu acervo uma ampla diversidade de espécies, incluindo raras e ameaçadas de extinção. Entre as amostras de plantas preservadas no Herbário, destaca-se a árvore chamada Jueirana-facão (Dinizia jueirana-facao), espécie rara e ameaçada, de ocorrência exclusiva na Floresta Atlântica de Tabuleiro do Espírito Santo. A árvore pode chegar a 40 metros de altura e pesar cerca de 62 toneladas.

Em relação a Coleção Entomológica, um dos exemplares existentes no acervo também considerado como ameaçado é a formiga Dinoponera lucida, popularmente conhecida como Tocandira. Esta espécie é endêmica da Mata Atlântica. A Tocandira chama atenção pelo seu tamanho: a formiga pode chegar até 4 cm de comprimento.

A presença desses exemplares em nosso acervo reforça a importância das coleções científicas como um banco de dados para o desenvolvimento de pesquisas estratégicas visando a conservação da biodiversidade.

Submissão de projetos de pesquisa

A Reserva está aberta para receber pesquisadores e parceiros que desenvolvem projetos com o objetivo de promover o conhecimento científico e o engajamento da sociedade, despertando, por meio da educação ambiental, a sensibilização e a multiplicação de atores para o fomento da sustentabilidade.

Para acessar online parte do acervo da Reserva Natural Vale, clique aqui.

Para submeter projetos e saber mais informações sobre pesquisas na Reserva Natural Vale, entre em contato conosco.

Telefone: +55 (27) 3371-9701

Localização

Localização

Rodovia BR 101, KM 122
Linhares, Espírito Santo, Brasil

  • Distância das
    principais capitais

    162,3 km de Vitória (ES)

    686 km do Rio de Janeiro (RJ)

    632 km de Belo Horizonte (MG)

  • Horário de funcionamento

    Todos os dias,

    das 8h30 às 16h

  • Contato

    Visitação:

    (27) 3371-9702

    (27) 3371-9703

    Hospedagem:

    (27) 3371-9797

    (27) 3371-9799

    reservas.rnv@vale.com

    Pesquisa:

    (27) 3371-9701

    rnv.pesquisas@vale.com