Digital Shift

O avanço das tecnologias alterou o ritmo do nosso dia a dia e a forma como nos relacionarmos com o mundo. Na comunicação o cenário não é diferente. A Era dos Robôs já chegou e o digital está intrínseco na relação das pessoas entre si e também com as marcas. O consumidor nunca esteve tão exigente e o stakeholder nunca esteve tão bem informado. A Vale está acompanhando e participando ativamente do processo de transformação digital. A série de eventos Digital Shift faz parte deste olhar estratégico.

A proposta do Digital Shift é discutir como as novas tecnologias estão mudando o comportamento das pessoas e a relação delas com as marcas.

A iniciativa traz para a empresa experiências do mercado de digital, tendências de consumo e novas tecnologias. Especialistas do Google, do LinkedIn e de outras empresas que são referência na comunicação digital discutem as mudanças do mundo e lideranças da Vale das áreas de comunicação, inovação e tecnologia da informação promovem o debate a partir da realidade da nossa empresa.

O Digital Shift já passou pelos escritórios da Vale no Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Maranhão. No Rio de Janeiro, o evento aconteceu nos dias 28 e 29 de junho e contou com a participação de mais de 850 pessoas entre as que estiveram presencialmente e as que assistiram pela Internet.

Veja como foi o Digital Shift no Rio de Janeiro

Confira a fala dos palestrantes do Digital Shift do Rio!

A tecnologia transformando o comportamento das pessoas

Pedro Frigo, Gerente de Marketing no Google

Para Pedro Frigo, a tecnologia está transformando nosso comportamento nos colocando cada vez mais próximos dos dispositivos. “Se um produto não estiver na prateleira do mercado, você não irá comprar. A Internet é a prateleira digital. Se você não estiver na Internet, você não será considerado e já saiu de qualquer processo de valorização da sua marca”, comentou Pedro. O debate pós-palestra foi conduzido pela Gerente de Mídias Digitais, Patricia Malavez, que reforçou a necessidade das marcas se comunicarem de forma diferenciada para conquistar a atenção desse stakeholder hiperconectado.

A era do propósito e do significado

Luciana Bazanella, Mestra em Comunicação e Futurista na White Rabbits

O século XXI trouxe a era do propósito e do significado. E o maior desafio encontrado pelas marcas atualmente é ter um propósito além do lucro. “Se querem que um investimento seja perene, que dure nesse mundo, as empresas precisam ter um propósito claro. Nós passamos de uma visão ‘show me the money’ (me mostre o dinheiro) para ‘show me the meaning’ (me mostre o significado). O importante é como você gera valor para a comunidade e o que você entrega”, afirmou Luciana Bazanella. O debate sobre este tema foi conduzido pela gerente de Publicidade e Marca, Érica Rabelo, que falou sobre o projeto que desenvolve o propósito da Vale.

SXSW ‘18: Uma viagem ao Futuro

Vanessa Mathias, Consultora de Inovação e Futurista na White Rabbits

Ela mostrou as principais tendências que irão impactar a vida das pessoas e comentou como as empresas podem fazer proveito disso. Vanessa trouxe temas abordados no maior festival de inovação do mundo, o SXSW. Segundo ela, nos próximos três anos metade das interações digitais será por voz. Após a palestra, o Gerente-executivo de Inovação, Helio Mosquim, comentou sobre os projetos de transformação digital que já estão em andamento na Vale.

Produção de vídeo para o Digital

Greta Paz – Diretora de Estratégias de Inovação na Eyxo

Greta apresentou dados impressionantes do VidCon, maior evento de vídeo online do mundo: cerca de 41% das pessoas assistem a vídeos antes de dormir, 34% ao acordar e 25% durante a madrugada. Segundo ela, o formato está em franco crescimento e deve representar 75% do volume de dados na web até 2020. Ela deu uma dica às empresas: construir relacionamentos duradouros com os “creators” ou youtubers para que estes conheçam mais profundamente a empresa e criem uma relação verdadeira com a marca. O debate foi conduzido pelo gerente de Imprensa, Mídias Digitais e Publicidade da Vale, Guilherme Scarance.