Informativo MAIS

Fragcom busca alta performance de desmonte com redução de custos

Fragcom busca alta performance de desmonte com redução de custos

O Fragcom, projeto de pesquisa criado em 2012 e desenvolvido pela UFRGS em parceria com a Vale, tem como objetivo estudar a fragmentação produzida no desmonte de rochas com utilização de explosivos e sua repercussão nas operações unitárias de lavra e cominuição. Com escopo amplo, foram definidos 14 subprojetos nos campos de Planejamento, Perfuração, Desmonte, Carga, Transporte, Amostragens, Britagem e Moagem.

“A pesquisa possibilitou uma gestão mais eficiente no dia a dia, com foco na maneira de fazer a supervisão e em características como a imperícia ou habilidade do operador.”
Rodrigo Lisbôa, gerente de Operações do Complexo Minerário de Itabira - Vale

No Informativo MAIS, são abordados dois subprojetos relacionados à Geofísica e Transporte. O primeiro aborda o planejamento de desmonte em rochas com alto grau de intemperismo e o segundo tem como foco o estudo do tempo de carregamento, manobras e descargas da frota.

Clique aqui para navegar pelo artigo

Infográfico

Quer entender mais sobre as etapas do FRAGCOM?

Clique aqui e veja


Contato

Esses temas interessam a você ou podem ser úteis no seu trabalho? Quer tirar alguma dúvida ou precisa de mais informações? Mande um e-mail para MAIS@vale.com para conversar com profissionais da Vale para conhecer melhor essa iniciativa.



Aconteceu na Vale

26
SET
2017

Congresso Virtual

FragCom


Publicações relacionadas


Gostou e quer ler mais? Volte para a home da revista e escolha outra matéria. Clique aqui