Fragcom busca alta performance de desmonte com redução de custos
Internal error

Fragcom busca alta performance de desmonte com redução de custos

Fragcom busca alta performance de desmonte com redução de custos

O Fragcom, projeto de pesquisa criado em 2012 e desenvolvido pela UFRGS em parceria com a Vale, tem como objetivo estudar a fragmentação produzida no desmonte de rochas com utilização de explosivos e sua repercussão nas operações unitárias de lavra e cominuição. Com escopo amplo, foram definidos 14 subprojetos nos campos de Planejamento, Perfuração, Desmonte, Carga, Transporte, Amostragens, Britagem e Moagem.

“A pesquisa possibilitou uma gestão mais eficiente no dia a dia, com foco na maneira de fazer a supervisão e em características como a imperícia ou habilidade do operador.”
Rodrigo Lisbôa, gerente de Operações do Complexo Minerário de Itabira - Vale

No Informativo MAIS, são abordados dois subprojetos relacionados à Geofísica e Transporte. O primeiro aborda o planejamento de desmonte em rochas com alto grau de intemperismo e o segundo tem como foco o estudo do tempo de carregamento, manobras e descargas da frota.

Clique aqui para navegar pelo artigo

Infográfico

Quer entender mais sobre as etapas do FRAGCOM?

Clique aqui e veja


Contato

Esses temas interessam a você ou podem ser úteis no seu trabalho? Quer tirar alguma dúvida ou precisa de mais informações? Mande um e-mail para MAIS@vale.com para conversar com profissionais da Vale para conhecer melhor essa iniciativa.



Aconteceu na Vale

26
SET
2017

Congresso Virtual

FragCom


Publicações relacionadas


Gostou e quer ler mais? Volte para a home da revista e escolha outra matéria. Clique aqui