Perguntas Frequentes

Investidores

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Encontre aqui as respostas para as suas dúvidas mais frequentes.

Como o acionista da Vale pode verificar sua posição acionária?

O Banco Bradesco S.A., banco custodiante das ações da Vale, remete ao endereço do acionista o extrato ddt sua posição acionária, quando há movimentação de ações, quando há pagamento de dividendos / juros sobre o capital próprio e para fins de declaração de imposto de renda. Por isso, é fundamental que o acionista esteja com seu endereço atualizado nos cadastros do custodiante. O acionista pode inclusive, a qualquer momento, comparecer a uma agência do Bradesco e solicitar um extrato de sua posição acionária na Vale.

Os acionistas cuja custódia seja realizada pela CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - devem consultar sua posição nesta instituição junto à corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados.

Quem o acionista da Vale deve contatar em caso de alteração de endereço?

A alteração de dados cadastrais pode ser efetuada em qualquer agência do Banco Bradesco. Para efetuá-la, o acionista deve apresentar cópias autenticadas de seus RG, CPF e comprovante de residência.
Os acionistas cuja custódia seja realizada pela CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - devem contatar a corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados.

Como foi o processo de compra de ações da Vale utilizando o FGTS?

Em março de 2002 foi realizada a terceira e última etapa do programa de privatização da Vale, através da oferta de venda global das ações ordinárias detidas pelo Governo Federal e pelo BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Nesta ocasião, o Governo Federal permitiu que os investidores de varejo participassem desta etapa da privatização da Vale utilizando seus depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra das ações ofertadas através dos Fundos Mútuos de Privatização – FMPs. Aqueles investidores que realizaram investimentos através de FMPs adquiriram quotas de um fundo de investimento e não ações da Vale. As carteiras dos FMPs FGTS da Vale, administradas por diversos bancos, são compostas por vários ativos, principalmente ações da Vale.

Como os investidores podem obter informações relativas aos seus investimentos em FMPs FGTS da Vale?

Informações e extratos de investimentos em FMPs FGTS devem ser requisitados aos bancos onde tais investimentos foram realizados. A Vale não tem acesso à posição dos quotistas de cada um dos FMPs FGTS.

Os investidores de FMPs FGTS têm direito ao recebimento de dividendos / juros sobre o capital próprio da Vale?

As pessoas que utilizaram os depósitos de seus FGTS adquiriram quotas de FMPs FGTS. Os detentores de ações da Vale são os FMPs FGTS. Os dividendos / juros sobre o capital próprio são pagos pela empresa para seus acionistas, neste caso os FMPs FGTS. O crédito dos dividendos / juros sobre o capital próprio será refletido no valor das quotas dos FMPs FGTS.

Como um acionista faz para atualizar os certificados de ações ao portador que estão em seu poder?

Os certificados representativos de ações ao portador devem ser entregues em qualquer agência do Banco Bradesco para que as ações possam ser atualizadas e convertidas para a forma nominativa e escritural. No Banco Bradesco, o acionista deverá preencher o formulário 1055-3 (fornecido pelo próprio banco), anexar os originais dos certificados e manter uma via deste formulário como seu protocolo. Após atualização, o acionista receberá no endereço por ele fornecido um "extrato" informando sua nova posição acionária e o montante de dividendos/JCP a que tem direito. Este valor será depositado em conta-corrente de qualquer banco no País, conforme orientação do acionista.

Como um investidor pode verificar se ainda é acionista da Vale?

A pessoa deve procurar qualquer agência do Banco Bradesco (custo diante das ações da Vale) e informar seu nome completo e CPF para que seja feita uma consulta nos registros de posição acionária da Vale.

Um investidor pode negociar ações e debêntures da Vale diretamente com a própria empresa?

Não, a Vale não é uma instituição financeira e, portanto, não negocia ações e debêntures com seus investidores. Para negociação de qualquer ativo ou título de dívida emitido pela Vale, os investidores devem contatar diretamente uma corretora de valores.

Como é possível entrar em contato com o Departamento de Relações com Investidores da Vale?

O contato com o Departamento de Relações com Investidores pode ser realizado através do e-mail vale.ri@vale.com ou do telefone +55 21 3485-3900.

Qual é a medida de lucro operacional adotada pela Vale?

O EBIT (Earnings Before Interest and Taxes) é a principal medida de lucro operacional da Vale. Este representa o lucro operacional, ou seja, é calculado como lucro após custos e despesas operacionais. Através do EBIT, a Vale pode avaliar o desempenho puramente operacional, ou seja, sem os impactos de sua estrutura financeira, de itens não-operacionais e de outros itens de cunho tributário.

Qual é a medida de geração de caixa adotada pela Vale?

O EBITDA ajustado (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é a principal medida de geração de caixa da Vale. Este é calculado pela soma do EBIT ajustado com depreciação, amortização e exaustão, itens não-recorrentes (como a baixa de ativos) e os dividendos recebidos de subsidiárias não-consolidadas. A baixa de ativos não faz parte do cálculo já que representa despesa não-caixa. Os dividendos recebidos de subsidiárias não-consolidadas também integram o cálculo do EBITDA pois representam caixa de propriedade da Vale.

O que significa record date?

O record date é o dia no qual todos os acionistas que possuem ações da Vale (ordinárias ou preferenciais) no fechamento do pregão terão direito ao recebimento de juros sobre o capital próprio ou dividendos.

O que significa ex date?

Ex date é a data na qual as ações (ordinárias e preferenciais) passam a ser negociadas sem direito à remuneração aprovada na reunião do Conselho de Administração da Vale.

Os acionistas que receberam o pagamento relativo à primeira parcela da remuneração mínima mas venderam suas ações antes do record date da segunda parcela da remuneração mínima têm direito ao recebimento dessa segunda parcela?

Não. Somente têm direito ao recebimento da remuneração aqueles acionistas que detinham ações da Vale no record date estabelecido para a segunda parcela do pagamento.

Quem os investidores podem contatar caso não recebam o pagamento dos dividendos / juros sobre o capital próprio devidos?

Os investidores devem procurar uma agência do Banco Bradesco, banco custodiante das ações da Vale. Os acionistas cuja custódia seja realizada pela CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - devem contatar a corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados.

Fechar

Enviar página por e-mail

Separar emails por vírgulas