Vale anuncia Comitê de Nomeação

Vale anuncia Comitê de Nomeação

22/07/2020

Vale anuncia Comitê de Nomeação

Rio de Janeiro, 22 de julho de 2020 - A Vale S.A. (“Vale”) informa que, na presente data, o Conselho de Administração deliberou a criação e instalação do Comitê de Nomeação, mais um importante passo na evolução da governança corporativa da Vale, que contará com um órgão específico para assessorar diretamente o Conselho de Administração, propondo melhorias relacionadas à estrutura, tamanho e composição deste colegiado, além de recomendar as competências, perfis e potenciais candidatos ao Conselho, de forma que a Vale continue se beneficiando da pluralidade de argumentos e de um processo de tomada de decisão com qualidade e segurança, em conformidade com as leis, ética e melhores práticas de governança corporativa.

O Comitê de Nomeação será composto por três membros, observadas as seguintes regras: (a) a maioria dos membros deverá ser independente e não poderá ser membro do Conselho de Administração e de outros órgãos societários da Companhia; (b) um de seus membros deverá ser necessariamente o Presidente do Conselho de Administração da Vale; (c) todos deverão possuir experiência e capacidade técnica comprovada em relação às matérias de responsabilidade do Comitê; e (d) o coordenador será escolhido pelo Conselho de Administração da Vale, dentre os membros independentes e externos. 

Para compor o Comitê de Nomeação em conjunto com o atual Presidente do Conselho de Administração da Vale, foram nomeados:

Pedro Parente - membro externo independente e coordenador do Comitê de Nomeação. Sr. Parente é formado em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e possui experiência em governança corporativa e gestão de crises, adquirida em suas passagens por cargos de alta administração em empresas de grande porte. Em sua carreira, trabalhou no Banco do Brasil, Banco Central e como consultor externo no Fundo Monetário Internacional (FMI). Entre 1999 e 2003, foi ministro passando pela Casa Civil, pelo Planejamento e pela pasta de Minas e Energia. No setor privado, atuou como Vice-Presidente Executivo do Grupo RBS de 2003 a 2009, Presidente da Bunge Brasil de 2010 a 2014 e Presidente da Petrobras entre 2016 e 2018. O executivo acumula passagens por diversos conselhos de administração de empresas privadas e estatais, dentre as quais Petrobras S.A., CPFL Energia S.A., B3 S.A. e BRF S.A., sendo que nesta última foi eleito Diretor-Presidente (2018) e atualmente é presidente do Conselho de Administração. 

Alexandre Gonçalves Silva - membro externo e independente do Comitê de Nomeação. Sr. Silva é Bacharel em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ) e possui profundo conhecimento sobre composição e avaliação de Conselhos de Administração, tendo sido responsável diretamente por essas atribuições na qualidade de presidente do colegiado, em especial de empresas com capital pulverizado (corporation). Em seus 40 anos de carreira, ocupou cargos executivos em diversas áreas, como a Presidência da General Eletric do Brasil de 2001 a 2007. O Sr. Silva é Presidente do Conselho de Administração da Embraer e membro independente do conselho da Votorantim Cimentos, Nitroquímica, Iochpe-Maxion e Ultrapar, onde também atua no Comitê de Pessoas. Sr. Silva também é membro do Conselho de Administração da Câmara de Comércio Americana. 

A criação do Comitê de Nomeação foi um compromisso assumido pela Vale em seu Manual para Assembleia 2020 e faz parte da transição pela qual a Companhia está passando, com o atual Acordo de Acionistas expirando em novembro de 2020, sem renovação. O Conselho de Administração está conduzindo essa transição de maneira ordenada e equilibrada, seguindo com o processo de evolução do modelo de governança, para adaptá-lo às novas exigências do Regulamento do Novo Mercado, demandas de investidores e às boas práticas internacionais.
 

Desde o início do surto de Covid-19, nossa maior prioridade é a saúde e a segurança de nossos funcionários. Nossa equipe de RI adotou o trabalho remoto e, à medida que continuamos a enfrentar essas novas circunstâncias, recomendamos que priorize contato por e-mail e ferramentas on-line.

Para mais informações, contactar:

Vale.RI@vale.com
Ivan Fadel: ivan.fadel@vale.com
Andre Werner: andre.werner@vale.com
Mariana Rocha: mariana.rocha@vale.com
Samir Bassil: samir.bassil@vale.com

Esse comunicado pode incluir declarações que apresentem expectativas da Vale sobre eventos ou resultados futuros. Todas as declarações quando baseadas em expectativas futuras, envolvem vários riscos e incertezas. A Vale não pode garantir que tais declarações venham a ser corretas. Tais riscos e incertezas incluem fatores relacionados a: (a) países onde temos operações, principalmente Brasil e Canadá, (b) economia global, (c) mercado de capitais, (d) negócio de minérios e metais e sua dependência à produção industrial global, que é cíclica por natureza, e (e) elevado grau de competição global nos mercados onde a Vale opera. Para obter informações adicionais sobre fatores que possam originar resultados diferentes daqueles estimados pela Vale, favor consultar os relatórios arquivados na Comissão de Valores Mobiliários – CVM, na U.S. Securities and Exchange Commission – SEC em particular os fatores discutidos nas seções “Estimativas e projeções” e “Fatores de risco” no Relatório Anual - Form 20F da Vale.





Vale anuncia Comitê de Nomeação