21/02/2019

Vale anuncia celebração de Acordo Preliminar para Indenizações

Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2019 - A Vale S.A. (“Vale”) informa que celebrou ontem (20 de fevereiro de 2019), em audiência de conciliação na 6ª Vara de Fazenda Pública de Belo Horizonte, o Acordo Preliminar com a Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, a Advocacia-Geral da União, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União, além de representantes das comunidades atingidas pelo rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. ​

O acordo endereça de forma acelerada o adiantamento do pagamento de indenizações decorrentes do rompimento da barragem que inclui, dentre outras medidas, o pagamento de ajuda emergencial para todas as pessoas com registro na cidade de Brumadinho até a data do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão. Também serão beneficiadas as comunidades que vivem até 1 km do leito do Rio Paraopeba, desde Brumadinho até a cidade de Pompéu, na represa de Retiro Baixo. O adiantamento da indenização se dará por meio de pagamentos mensais equivalentes a um salário mínimo por adulto, 1/2 salário mínimo por adolescente e 1/4 de salário mínimo por criança, a partir de 25 de janeiro de 2019, pelo prazo de um ano. ​

Adicionalmente, a Vale concordou com o pagamento das multas administrativas estaduais, que totalizam, aproximadamente, R$ 99 milhões, decorrentes do processo movido pela SEMAD. ​

A Vale entende que a assinatura do acordo privilegia a assistência e minimiza a incerteza dos atingidos pelo rompimento da barragem. ​

Trata-se de um acordo sem precedentes, que reforça a colaboração ativa entre a Vale e as autoridades brasileiras para a rápida reparação dos danos decorrentes do rompimento da barragem. ​