24/03/2020

Vale anuncia pacote de ajuda temporária para fornecedores

Rio de Janeiro, 24 de março de 2020 – A Vale S.A. (“Vale”) anuncia uma série de medidas de suporte para seus fornecedores durante a crise provocada pela epidemia do coronavírus. A estimativa é que, por meio dessas ações, a empresa injete cerca de R$ 160 milhões na economia nos próximos dias somente com a antecipação de pagamentos para pequenas e médias empresas.

“No momento em que o país passa por uma grande incerteza, usaremos nossa rede de distribuição, presença na base da cadeia produtiva e capacidade de mobilização para ajudar os nossos fornecedores a enfrentar os impactos dessa pandemia, sempre primando pela saúde e segurança das pessoas”, afirma Alexandre Pereira, diretor-executivo de Suporte ao Negócio.

As medidas anunciadas são as seguintes:

1. A Vale adiantará, antes mesmo do vencimento das faturas, os pagamentos às pequenas e médias empresas por serviços já realizados e materiais entregues. Serão desembolsados com essa ação mais de R$ 160 milhões. A medida deverá beneficiar mais de mil fornecedores de todo o país.

2. Nos próximos 30 dias, a Vale reduzirá em até 85% o prazo de pagamento de serviços e materiais que ainda serão faturados para cerca de 3 mil fornecedores de pequeno e médio portes.

3. A Vale também suportará financeiramente as empresas e trabalhadores da construção civil de projetos que a empresa está suspendendo. A suspensão tem dois objetivos: reduzir a circulação de pessoas nas instalações da empresa, aumentando a segurança dos próprios trabalhadores terceirizados e dos empregados que seguem atuando nas funções essenciais da operação; e concentrar recursos em atividades essenciais para o país neste momento. Não haverá impacto sobre obras relacionadas à segurança de barragens.

A Vale atua em conformidade com os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades e agências de cada um dos países em que opera e está monitorando o desenvolvimento da situação.

Esclarecimento

Fornecedores que tenham dúvidas em relação a informações divulgadas nesta notícia devem entrar em contato com seu ponto focal na área de Suprimentos da Vale.

Para verificar o status das notas fiscais dos pagamentos antecipados, os fornecedores devem acessar os aplicativos ‘Meus depósitos’ e ‘Minhas notas fiscais’ disponíveis no Vale Supply Portal. Clique aqui para acessar a página sobre o portal e conferir como acessar.