20/11/2020

Vale esclarece sobre negociações para acordo

Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2020 – A Vale S.A. (“Vale” ou “companhia”) esclarece, com relação a diversas notícias veiculadas na imprensa, que segue mantendo um diálogo construtivo com o Estado de Minas Gerais e com instituições federais e estaduais de Justiça, visando a um possível acordo em benefício de todo o Estado e, especialmente, das populações de Brumadinho e dos municípios impactados da calha do rio Paraopeba.

As negociações ocorrem no âmbito do CEJUSC, órgão de mediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. As partes negociam o texto de um acordo que possa trazer governança adequada e segurança jurídica. Não existe, ainda, definição de valores para um eventual acordo. Nova audiência está agendada para o dia 09 de dezembro de 2020.

Os valores de um possível acordo deverão considerar diversos aspectos econômicos, inclusive alguns desembolsos em curso ou já incorridos. Por esse motivo, os valores mencionados até o momento são especulativos e não guardam relação direta com os pedidos dos autores das ações civis públicas.

Na audiência ocorrida em 17 de novembro de 2020, ficou acordado que a Vale estenderá o pagamento emergencial até o mês de dezembro de 2020. A Vale se compromete a atualizar o mercado de capitais quando e se houver elementos concretos que sinalizem uma convergência no acordo.