31/10/2019

Vale informa sobre a barragem Forquilha IV

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2019 – A Vale S.A. (“Vale”) informa que acionou, hoje, de forma preventiva, o protocolo de emergência em Nível 1 da barragem Forquilha IV, localizada na Mina Fábrica, em Ouro Preto (MG), o qual de acordo com a Agência Nacional de Mineração (“ANM”), não requer a evacuação da população a jusante da barragem.

A decisão é uma medida preventiva, derivada de avaliação da própria Vale, e acordada com órgãos de fiscalização externos, devido a uma anomalia identificada na barragem durante inspeção de rotina. Com os fatos novos observados, a expectativa é que se torne negativa a Declaração de Condição de Estabilidade (“DCE”) da estrutura. A barragem Forquilha IV não recebe rejeitos desde fevereiro deste ano.

O acionamento do Nível 1 da barragem Forquilha IV não impacta o plano de produção de 2019, sendo certo que o plano de retomada da produção paralisada de, aproximadamente, 50 Mt permanece inalterado, conforme apresentado no Relatório de Desempenho da Vale do 3T19, uma vez que este não prevê a disposição de rejeitos na estrutura nos próximos anos.