18/11/2020

Vale informa sobre a barragem Norte/Laranjeiras

Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2020 – A Vale S.A. (“Vale” ou “companhia”) informa que deu início, hoje, de forma preventiva, ao protocolo de emergência em Nível 2¹ da barragem Norte/Laranjeiras, da mina de Brucutu, no município de Barão de Cocais, MG. Neste sentido, com a colaboração entre a Vale, a Defesa Civil municipal e estadual de Minas Gerais e demais autoridades competentes, será iniciada, nos próximos dias, a remoção de residentes na Zona de Autossalvamento referente à estrutura, estimados em 34 pessoas.

A Vale adota essa medida em linha com o acompanhamento das condições de segurança de suas estruturas e mantém campanha de investigação geotécnica com o objetivo de definir as ações para o contínuo aprimoramento destas. A elevação do nível de emergência reflete uma abordagem conservadora da companhia, embora não tenham sido observadas alterações relevantes quanto aos fatores de segurança da estrutura. A companhia informa que a barragem Norte/Laranjeiras não recebe rejeitos e, portanto, não faz parte do plano de produção de minério de ferro desde dezembro de 2019.

A remoção será feita de forma programada, conduzida pela Defesa Civil, com o acolhimento das famílias pela Vale. A companhia prestará toda a assistência necessária às famílias até que a situação seja normalizada.

A Vale reitera que sua prioridade é a segurança das pessoas e comunidades a jusante de suas operações, assim como com a segurança de todas as suas estruturas.

¹ Referente ao Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).