19/06/2002

CVRD conclui aquisição do controle do projeto Salobo

Rio de Janeiro, 19 de junho de 2002 – A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) informa que concluiu contrato de compra e venda para a transferência da totalidade da participação acionária detida pela Anglo American Brasil Ltda. (Anglo), controlada da Anglo American plc, na Salobo Metais S.A. (Salobo), representada por 44.172.369 ações ordinárias e correspondente a 50% do capital social da Salobo Esta transação, no valor de R$ 136.158.830,88, foi realizada por intermédio da Caulim do Brasil Investimentos S/A, subsidiária da CVRD. . Com esta aquisição, a CVRD passa a deter, direta ou indiretamente por intermédio de controladas, 100% (cem por cento) do capital social da Salobo.

O Projeto Salobo tem recursos estimados em 784 milhões de toneladas de minério com teor de cobre de 0,96% e 0,6 gramas de ouro por tonelada. A possibilidade de exploração das sinergias existentes na província mineral de Carajás, no estado do Pará – derivadas principalmente da eficiente infra-estrutura de logística e energia elétrica já instalada – representa atrativo adicional ao desenvolvimento de Salobo. Isto contribui para que os projetos de cobre da CVRD se posicionem entre os de menor custo no mundo, tanto em termos de investimento por tonelada de capacidade instalada como de custo operacional.

Com a aquisição, será dada prioridade aos estudos de pré-viabilidade do Projeto Salobo, o que inclui a confirmação da tecnologia que será aplicada no processo de produção de cobre, de forma a que se obtenham as necessárias definições até o final deste ano e se possibilite atingir o objetivo de início de produção em 2007.

Os projetos de cobre da CVRD em Carajás, que consolidam a posição da Companhia em Carajás como potencial grande produtora daquele metal, se constituem em ativos de classe mundial e fazem parte integral de sua estratégia de criar valor para os acionistas mediante a exploração de oportunidades rentáveis de crescimento orgânico. Nesse sentido, a CVRD já iniciou as obras de construção civil para o desenvolvimento do projeto Sossego, cuja operação, a ser conduzida pela controlada Mineração Serra do Sossego S/A, está prevista para ter início em 2004.

André Figueiredo: andre.figueiredo@vale.com
André Werner: andre.werner@vale.com