02/05/2010

Vale administra portfólio de ativos

Rio de Janeiro, 2 de maio de 2010 – A Vale S.A (Vale) anuncia que assinou um acordo com a Norsk Hydro ASA (Hydro), companhia listada na Oslo Stock Exchange e na London Stock Exchange (ticker symbol: NHY), para transferir todas as suas participações na Albras - Alumínio Brasileiro S.A. (Albras), Alunorte - Alumina do Norte do Brasil S.A. (Alunorte) e Companhia de Alumina do Pará (CAP), em conjunto com seus respectivos direitos de exclusividade e contratos comerciais em vigor por US$ 405 milhões em dinheiro e certa quantidade de ações ordinárias da Hydro. Após oferta de ações a ser realizada futuramente pela Hydro, essa quantidade de ações deverá representar 22% do capital da Hydro. Além disso, a Hydro assumirá uma dívida líquida de US$ 700 milhões.

Como parte dessa transação, a Vale criará uma nova empresa “Bauxite JV” e transferirá a mina de bauxita de Paragominas e todos os seus demais direitos minerários de bauxita no Brasil para a “Bauxite JV”. Quando concluída a transação, a Vale venderá 60% da “Bauxite JV” para a Hydro por US$ 600 milhões em dinheiro. A parcela remanescente de 40% será vendida em duas parcelas iguais de 20% em 2013 e 2015, por US$ 200 milhões em dinheiro cada.

Sobre a transação

De acordo com os termos do acordo, uma vez finalizado, a Vale transferirá para a Hydro: (a) 51,0% do capital total da Albras; (b) 57,0% do capital total da Alunorte; (c) 61,0% do capital total da CAP; e venderá (d) 60,0% do capital total da “Bauxite JV”. Uma vez concluída a transação, a Vale deterá 40% de participação da “Bauxite JV”, que será integralmente vendida até 2015.

A participação da Vale na Hydro terá um período de lock-up de dois anos após a conclusão da transação, durante o qual a Vale não poderá vende-la. Além disso, a Vale terá direito a um representante no Conselho de Administração da Hydro, sujeito a aprovação pelos órgãos de governanca da Hydro. Como parte da transação, a Vale não poderá aumentar sua participação além de 22%.

A transação foi aprovada pelo Conselho de Administração da Vale e da Hydro.

A conclusão da transação dependerá da satisfação de condições precedentes, entre estas, a aprovação dos acionistas da Hydro, incluindo o governo da Noruega, e sócios da Vale nas empresas nas quais a participação será transferida para a Hydro.

Uma vez que todas as aprovações requeridas sejam obtidas, espera-se que a transação seja finalizada no quarto trimestre de 2010.

Sobre a Hydro

Hydro é uma companhia produtora integrada de alumínio com sede em Oslo, Noruega, e que possui participações em smelters na Noruega e em outros países, assim como participações em operações de alumina e bauxita, incluindo Alunorte, CAP, Alumina Partners da Jamaica e MRN.

O racional estratégico

A administração ativa de nosso portfólio de ativos é um dos pilares da estratégia para a criação de valor em base sustentável.

A Vale está bem posicionada no upstream da cadeia do alumínio, com ativos de classe mundial de bauxita e alumina. No entanto, nossa participação na indústria de alumínio primário é pequena, e sem potencial de crescimento devido a falta de acesso a fontes de energia de baixo custo, e energia é um fator fundamental para a competividade nessa indústria.

Por outro lado, a Hydro é uma grande produtora de alumínio primário, tendo acesso a energia com custos competitivos, expertise tecnológica e potencial de crescimento.

A combinação dos ativos da Vale e da Hydro criará uma das maiores e mais competitivas companhia produtora integrada de alumínio, com acesso a grandes reservas de bauxita, baixo custo de energia e know-how tecnológico.

Dado que a Vale permanecerá exposta ao negócio de alumínio através de uma participação acionária significativa na empresa combinada, acreditamos fortemente que essa transação criará substancial valor aos nossos acionistas.