18/09/2009

Vale conclui a aquisição de Corumbá

Rio de Janeiro, 18 de setembro de 2009 – A Vale S.A. (Vale) anuncia que concluiu a aquisição das operações de minério de ferro de Corumbá, localizadas no Mato Grosso do Sul, pertencentes a Rio Tinto PLc (Rio Tinto) e outras entidades controladas, por US$ 750 milhões, à vista.

Corumbá é um ativo de classe mundial, com alto teor de ferro e importância estratégica para o portfólio de produtos da Vale, com acréscimo substancial das reservas de minério de ferro granulado. Minério granulado está se tornando crescentemente escasso nos nossos depósitos dos Sistemas Sul e Sudeste, localizados no estado de Minas Gerais. Além disso, dada sua alta qualidade, grande parte das reservas de Corumbá pode ser utilizada em processos de redução direta, implicando na adoção de um prêmio de qualidade sobre demais minérios.

Em 2008, Corumbá produziu 2,0 milhões de toneladas de minério de ferro. Os ativos de logística possibilitam ter 70% de auto-suficiência no transporte de minério de ferro através do Rio Paraguai.

A Vale tem a intenção de expandir a capacidade de Corumbá para 15,0 milhões de toneladas métricas por ano, o que irá requerer um investimento estimado de mais de US$ 2 bilhões, ainda sujeito à aprovação do Conselho de Administração. Cerca de US$ 1,5 bilhão do investimento estimado será dedicado à compra de comboios de barcaças, os quais poderão ser encomendados junto a estaleiros nacionais.