Perguntas Frequentes

Pessoas

Perguntas Frequentes

Oportunidades Internacionais

  • Como vejo as vagas disponíveis e como me inscrevo?

    ​Na página de Oportunidades internacionais, clique na bandeira do país desejado e uma janela se abrirá na página, com as informações necessárias.

  • Preciso me inscrever em cada um dos países para concorrer às suas vagas?

    Sim. Cada país possui sua própria base de dados e seleção.

  • Em que países a Vale oferece vagas?

    Como a seleção é feita por cada país, é preciso contatar o país de interesse para saber se há vagas abertas. Entre na página de Oportunidades Internacionais em nosso site e veja como proceder para fazer sua inscrição.

  • Preciso ser fluente em idiomas estrangeiros?

    Cada país possui seu próprio processo seletivo para as diferentes oportunidades. É importante verificar os requerimentos básicos nas páginas de cada país, enviando e-mails para os contatos oferecidos. Isso pode ser feito entrando na página de Oportunidades Internacionais e clicando na bandeira do país desejado.

  • Preciso tirar visto de trabalho para o país onde eu quero trabalhar?

    Não é preciso tirá-lo antes do processo seletivo. Cada país possui seu próprio processo seletivo para as diferentes oportunidades. É importante verificar os requerimentos básicos nas páginas de cada país, enviando e-mails para os contatos oferecidos. Isso pode ser feito entrando na página de Oportunidades Internacionais e clicando na bandeira do país desejado.

Programa de Estágio

  • Como posso me inscrever?

    Acesse aqui para se inscrever no Programa de Estágio da Vale. As inscrições para o Programa de Estágio só podem ser feitas pela internet. Certifique-se de que seus dados estejam corretos e confira se a sua inscrição foi enviada com sucesso.

  • Vou receber confirmação de inscrição?

    Para verificar se a sua inscrição foi realizada com sucesso, entre novamente na página do Programa de Estágio e clique em “Acompanhe o processo”. Insira seu e-mail e CPF, conforme cadastrados anteriormente, e confirme todos os dados.

  • Como faço para acompanhar o processo de seleção?

    ​Para acompanhar o processo de seleção, acesse a página do Programa de Estágio e clique em “Acompanhe o processo”.

  • Quais as localidades dos programas?

    O Programa de estágio acontece em todas as localidades da Vale no Brasil, mas a disponibilidade de vagas pode variar de acordo com a demanda das áreas de negócio. Basta clicar aqui para conhecer mais sobre essas localidades.

  • Quando abrem as inscrições?

    As inscrições para o Programa de Estágio estão sempre abertas, e você pode cadastrar seu currículo durante todo o ano. No entanto temos dois marcos de inscrição no ano que acontecem a cada semestre. Nesses momentos são realizados processos seletivos completos (com testes on line, dinâmicas de grupo, painéis e entrevistas) em que todos os currículos inscritos até a data informada na página do Programa participam da triagem de currículos. Os currículos cadastrados após a data permanecem no sistema de cadastro para oportunidades futuras.

    O planejamento é realizado de acordo com as necessidades de cada setor, e as informações estão sempre na página do programa.

  • Quais os benefícios?

    Os estagiários de nível técnico e superior recebem bolsa-auxílio, transporte particular ou vale-transporte, refeição no local ou auxílio-alimentação e assistência médica.

  • Depois de inscrito, vou participar automaticamente de todas as etapas?

    A inscrição no programa não é garantia de participação em todas as etapas do processo de seleção. A primeira etapa do processo é a triagem de currículos, quando todos os currículos cadastrados são analisados de acordo com as exigências do programa – data de formatura, curso, localidade etc. Os currículos que estiverem dentro do perfil são selecionados para a próxima etapa, que é a prova online.

  • Minha instituição de ensino não está disponível. Que opção escolho?

    No caso de a instituição de ensino não estar registrada entre as que constam da lista, a inscrição deve ser feita usando a opção “Outras”, no final da lista. Isso não afetará a inscrição dos candidatos.

  • Qual a localidade do programa?

    O Programa de Estágio acontece nos lugares onde a Vale atua, e as vagas são abertas de acordo com as necessidades da empresa.

  • Posso me inscrever para vagas em outros estados ou pedir transferência após o início do estágio?

    ​Uma das principais características do Programa de Estágio é que o estudante tenha vínculo com uma instituição de ensino. Para candidatos de estágio de nível superior não é possível fazer o estágio fora do seu estado. Durante o período de estágio, o estudante ainda terá de comparecer à universidade, não sendo possível o deslocamento para outros estados todos os dias, a fim de cumprir a exigência da carga horária do estágio. Para candidatos de estágio nível técnico, se o estudante ainda não terminou a parte teórica, não será possível realizar o estágio em outro estado. Se o estudante já cursou toda a parte teórica, poderá estagiar em outra localidade, desde que comprove que reside na mesma localidade onde fará o estágio.

  • Onde ocorrem as etapas do processo de seleção?

    As etapas acontecem nos escritórios da Vale ou nas instalações das consultorias de Recrutamento e Seleção que nos suportam nesses processos seletivos.

  • Quem participou da seleção anterior deve se inscrever novamente?

    Se você participou do processo anterior e foi reprovado, deve se inscrever novamente. Se, no processo anterior, você foi aprovado em todas as etapas, mas ficou no Banco de Talentos, você não precisa se reinscrever. Apenas mantenha seus dados atualizados. No caso de uma vaga spot ou no próximo processo de seleção, se seu currículo ainda estiver dentro das exigências de formação, curso e localidade, e haja vagas com seu perfil, você pode ser chamado e retornar ao processo de seleção do ponto em que parou.

  • Minha data de formatura é diferente da exigida no processo. Posso me inscrever?

    Não é possível participar se a sua data de formatura não for compatível com a exigida pelo programa. Para que o estagiário possa desenvolver habilidades práticas na sua área profissional, é necessário que já tenha conteúdo teórico de acordo com as atividades que vai desenvolver.

  • Meu curso é diferente dos cursos solicitados. Posso me inscrever?

    Não é possível se inscrever para um curso diferente ou parecido com o seu.O estagiário será acompanhado por um profissional da Vale preparado para avaliar e desenvolver junto ao estagiário habilidades técnicas e teóricas específicas da área de formação requisitada. Além disso, nas etapas finais da seleção, você deverá apresentar os comprovantes de escolaridade e matrícula do curso pelo qual optou.

  • Depois do estágio, posso ser efetivado?

    ​A possibilidade de efetivação depende de alguns fatores como desempenho do estagiário, disponibilidade no quadro de efetivos, entre outros.

  • Qual a quantidade de vagas oferecida para o meu curso?

    ​Informações sobre número de vagas e as funções durante o estágio são fornecidas somente para os candidatos que chegam às últimas etapas do processo de seleção.

  • Qual o conteúdo das provas?

    Português: conteúdo de leitura, análise (não sintática) e interpretação de textos.

    Matemática: conteúdo de raciocínio lógico e de solução de problemas com uso das operações aritméticas básicas, regra de três, percentagem, estatística e unidades de medida.

    Inglês: para candidatos a estágio de nível superior.

    Para candidatos de nível técnico, também constam questões relacionadas à formação técnica exigida para o curso.

  • ​Estou vendo uma tela em branco, qual o problema com a minha inscrição?

    Você só vai conseguir acessar o site do Programa de Estágio através do programa Internet Explorer. Quando o candidato se inscreve usando um navegador diferente do Internet Explorer, pode aparecer uma tela em branco devido à incompatibilidade do sistema. A resolução da tela recomendada para usar o site é de 800 x 600 pixels.

  • Por que não fui selecionado na triagem de currículos?

    Essa fase está relacionada ao perfil das vagas. O não aproveitamento nessa etapa acontece porque o currículo não atende às exigências de formação, período de formatura, localidade etc.

  • ​Não recebi nenhum resultado. Ninguém entrou em contato comigo. Como acompanhar as etapas do processo seletivo?

    Todo o acompanhamento do processo seletivo deve ser feito pelo próprio candidato. Acesse aqui e depois busque o botão de acompanhamento do processo, em “Inscrições”, e veja como estão as etapas de seleção. Não se esqueça de manter suas informações atualizadas e fique atento ao seu e-mail. Especialmente do Yahoo!, Hotmail e Gmail. Essas contas podem recusar e-mails de processos seletivos. Verifique sua caixa de spam e marque os e-mails vale@peopleontime.com.br e provaonline@peopleontime.com.br como “Não Spam”.

Jovem aprendiz, Especialização Profissional, Vagas Diversas

  • Como posso cadastrar meu currículo?

    Para cadastrar o seu currículo, clique aqui. Você pode deixar seu currículo cadastrado para concorrer às vagas na Vale. Se você quiser participar do algum programa da Vale, faça seu cadastro nas páginas dos programas desejados.

  • Como consulto as vagas abertas na Vale?

    Acesse aqui e clique em Vagas em Aberto, no alto da página. Quer concorrer às vagas dos programas da Vale? Faça seu cadastro nas páginas dos programas desejados.

  • Como vou saber se fui aprovado em um processo seletivo?

    O acompanhamento do processo deve ser feito pelo próprio candidato. Para isso, acesse a página do programa no qual está inscrito e clique no link Acompanhe o Processo. Assim que a Vale tiver uma resposta, ela aparecerá no cadastro do candidato.

  • Entrei em meu cadastro, mas a informação Acompanhe o Processo mostra o resultado do processo anterior. Preciso fazer um novo cadastro?

    Essa informação no link Acompanhe o Processo é apenas um histórico do seu processo de seleção anterior. Não se preocupe, pois isso não influencia em nada o novo processo seletivo, do qual você está participando agora.

  • Estou no Banco de Talentos. E agora?

    Se você está no Banco de Talentos, é porque se saiu bem nas etapas do processo seletivo de algum programa da Vale, mas não pôde ser aproveitado neste momento. Caso uma vaga com o seu perfil surja durante um novo processo, você poderá ser informado e continuar de onde parou anteriormente. No entanto, o fato de estar no Banco de Talentos não garante ser chamado novamente. Apenas serão convocados os candidatos que têm o perfil adequado às novas vagas.

  • Fiquei no Banco de Talentos. Preciso me reinscrever no próximo processo seletivo?

    Caso já tenha participado de algum processo seletivo para a Vale, não há necessidade de reinscrever-se, pois seu currículo já faz parte do Banco de Talentos. Surgindo uma vaga com o seu perfil, faremos contato, e você poderá continuar na seleção a partir do ponto em que parou. Existe, também, a possibilidade de precisar refazer alguma etapa do processo de seleção.

Programa Formação Profissional

  • Como posso me inscrever?

    ​Acesse aqui para se inscrever no Programa Formação Profissional. Clique no Programa Formação Profissional da sua região. Depois, clique em “Inscreva-se”. As inscrições para o Programa Formação Profissional só podem ser feitas pela internet. Certifique-se de que seus dados estão corretos e confira se a sua inscrição foi enviada com sucesso.

  • Vou receber confirmação de minha inscrição?

    Para verificar se sua inscrição foi realizada com sucesso, entre novamente na página do Programa Formação Profissional no qual se inscreveu e clique em “Acompanhe o processo”. Insira seu e-mail e CPF, conforme cadastrados anteriormente, e confirme todos os dados.

  • Como faço para acompanhar o processo de seleção?

    Para acompanhar o processo de seleção, acesse a página do Programa Formação Profissional no qual está inscrito e clique em “Acompanhe o processo”.

  • Quem participou da seleção anterior deve se inscrever novamente?

    Se você participou do processo anterior e foi reprovado, deve se inscrever novamente.

    Se foi aprovado em todas as etapas de que participou, mas não avançou para as etapas finais e ficou no Banco de Talentos, você só precisa manter os dados atualizados. No próximo processo de seleção (caso aconteça no mesmo ano), se ainda estiver dentro dos requisitos de formação e localidade, e haja vagas com seu perfil, você pode ser chamado e retornar ao processo de seleção do ponto em que parou.

    Se você participou de um processo de seleção que aconteceu no ano anterior, você deve se inscrever novamente.

  • Como vou saber os resultados das etapas de seleção?

    Todo o acompanhamento do processo de seleção deve ser feito na página do programa, no site da Vale. Os candidatos devem clicar em “Acompanhe o processo” e informar CPF e e-mail. Nos processos de seleção em que as inscrições acontecem através do preenchimento de fichas, e nas instituições de ensino, os candidatos devem acompanhar os resultados nas localidades onde fizeram a inscrição.

  • Por que não passei na triagem de currículos?

    A inscrição no processo seletivo não é garantia de participação em todas as etapas. A triagem de currículos é a análise de todos os currículos cadastrados de acordo com os requisitos do programa – formação, curso, localidade etc. Os currículos que deixam de atender a qualquer um dos requisitos não se classificam para as etapas seguintes. Em alguns casos, o candidato pode estar adequado ao perfil, mas não haver vagas. Neste caso, o currículo vai para o Banco de Talentos.

  • Não tenho curso técnico/profissionalizante. Posso me inscrever só com nível médio?

    Para alguns processos de seleção, sim. Os aprovados serão treinados pela Vale. Para saber se o programa do seu interesse exige somente o nível médio ou algum curso técnico, acesse a página de Oportunidades no Brasil e cheque os perfis exigidos pela empresa em cada programa.

  • Meu curso é diferente dos cursos solicitados. Posso me inscrever?

    Para os processos de seleção que exijam algum curso técnico/profissionalizante, não é possível se inscrever para um curso diferente.

  • Posso me inscrever para vagas em outros estados ou pedir transferência após o início do estágio?

    Não é possível participar do programa em uma localidade diferente da exigida no ato de inscrição. Candidatos de cidades vizinhas conseguirão realizar a inscrição, mas podem ser reprovados na etapa de triagem. Isto acontece porque o planejamento das vagas leva em consideração o transporte fornecido pela Vale para as unidades operacionais que oferecem as vagas. Também consideramos o aproveitamento da mão de obra local.

  • Quais as localidades dos programas?

    O Programa Formação Profissional acontece nos lugares onde a Vale atua, e as vagas são abertas de acordo com as necessidades da empresa.​

Recrutamento para Projetos de Capital

  • Os contratados serão empregados da Vale ou as vagas são temporárias?

    Os candidatos aprovados são contratados como empregados da Vale.

  • Quais são os benefícios?

    ​​Vale-refeição (ou refeição no local de trabalho), vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde e participação nos resultados da empresa.

  • Como é o programa? Quais são as atividades?

    Os aprovados participarão de atividades de ambientação e aperfeiçoamento em gestão de projetos por aproximadamente dois meses . Após o término da capacitação, o profissional deverá ter mobilidade para atuar em projetos da Vale em diferentes localidades do Brasil ou em outros países. A grade curricular do Programa de Especialização em Projetos de Capital será composta pelos seguintes módulos:

    1. Visão Geral do Negócio e do Programa
    2. Gestão de Projetos
    3. Gestão de Projetos na Vale
    4. Projeto de Conclusão de Curso

  • Como é o processo de recrutamento?

    As inscrições são feitas no site da Vale com o cadastramento do currículo. Os currículos cadastrados são analisados conforme os requisitos do programa. Os selecionados são contatados pela Vale ou pela consultoria que conduz o processo de seleção e recebem orientações sobre as etapas seguintes da seleção – prova online, entrevistas, dinâmicas de grupo etc. Os candidatos não aprovados recebem uma mensagem sobre o término do processo de seleção, que pode ser vista através do link "Acompanhe o processo".

  • Posso participar de vários processos ao mesmo tempo?

    É possível realizar a sua inscrição em até três processos de seleção diferentes. Se for aprovado em um dos processos, automaticamente deixará de participar dos outros dois.

Voltar para Oportunidades no Brasil