Incentivo à pesquisa

Pessoas

Incentivo à pesquisa

Pesquisador

A Vale acredita que a inovação traz sustentabilidade para o negócio, melhorando o desempenho da empresa e posicionando-a para novas oportunidades. Por isso, nossa empresa está selecionando e poderá apoiar, por meio do Ciclo de Oferta e Demanda, projetos de pesquisa & desenvolvimento (P&D) relacionados à cadeia da mineração em todo o mundo.

Desde 2009, quando foi criada, a gerência executiva de Tecnologia e Inovação apoia e investe em iniciativas em parceria com a comunidade acadêmica e empresas no Brasil e no exterior.

O objetivo é estimular o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias, contribuir para a formação de recursos humanos qualificados e apoiar a consolidação de grupos de pesquisa nas regiões em que a empresa atua, relacionados à estratégia da empresa.

A troca de informações ocorre entre os nossos profissionais e pesquisadores de universidades, instituições, empresas e outras organizações de P&D. Temos diversos projetos de P&D em execução, contemplando desde desafios específicos de nossas áreas operacionais, como também temas mais abrangentes, tais como a redução de impactos ambientais e o crescimento socioeconômico da população. Esta atividade está intimamente relacionada com a política da Vale no sentido de contribuir para a formação de recursos humanos qualificados e apoiar a consolidação de grupos de pesquisa nas regiões de atuação da empresa. Acreditamos em um mundo com novos valores. Veja a seguir como fazer parte dessa história!

Laboratório

Atenção:
A data-limite para submissão de propostas de P&D é 03/06/2016.

Envio de projetos de P&D para avaliação

Recebemos propostas de P&D por meio de uma plataforma online, disponível tanto para o público externo, quanto para empregados da empresa. Se você tem interesse em compartilhar conhecimento e colaborar com o desenvolvimento científico e tecnológico em diversos temas, leia as condições a seguir para saber se está apto e preencha o formulário.

A Vale apoia projetos de pesquisa básica, pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e transferência de tecnologia (conceitos adaptados do Manual Frascati)1.

A pesquisa básica está associada a estudos teóricos conceituais para obtenção de novos conhecimentos, normalmente em projetos de longo prazo. O apoio a pesquisas desse tipo reafirma o compromisso da Vale com o avanço das fronteiras do conhecimento , em áreas de interesse da empresa.

A Pesquisa aplicada está dirigida fundamentalmente para um objetivo prático específico. Os trabalhos de desenvolvimento experimental buscam comprovar a aplicação prática e aperfeiçoamentos de produtos e equipamentos. Ambos os tipos objetivam a solução de desafios científicos e tecnológicos específicos para as operações da empresa.

Por fim, a transferência de tecnologia visa a aquisição de soluções já existentes e comprovadas que trarão benefícios para a áreas da Vale.

1. Frascati Manual 2002: Proposed Standard Practice for Surveys on Research and Experimental Development, 6thEd., 2002.