Internal error

Orgulho LGBTQIA+

Ícone de um seta apontando para cima
Ícone de um arco-íris

Orgulho LGBTQIA+

Imagem de um empregado Vale, de uniforme, segurando uma bandeira de arco-íris.

Estamos presentes na trajetória das nossas empregadas e empregados LGBTQIA+, e todos eles também nos ajudam a evoluir com o mundo.

Por aqui, diariamente nos transformamos e incentivamos todos a serem quem são e a conquistarem o espaço que desejarem.

Elevar a conscientização sobre a temática LGBTQIA+ e reforçar o respeito à orientação sexual e identidade de gênero, independentemente de crenças e valores pessoais, são algumas das nossas prioridades dentro do tema Diversidade, Equidade e Inclusão.

Neste espaço, compartilhamos ações e iniciativas da Vale para garantir a segurança e o bem-estar a todos que fazem parte da nossa força de trabalho. Além disso, apresentamos aqui histórias de vida e de transformação dos nossos talentos, que nos inspiram todos os dias a evoluirmos juntos.

Queremos inspirar novas atitudes e, principalmente, espalhar o respeito.

Imagem de um empregado Vale, de uniforme, segurando uma bandeira de arco-íris.

Na Vale, cada um e cada uma têm uma trajetória única. Nosso orgulho é fazer parte de todas essas histórias.

Imagem de um empregado Vale segurando um bolo com uma vela de número 50. Atrás dele há diversos balões.

Marcos Antônio sentiu no grupo de afinidades o apoio de outros colegas para tomar coragem e falar abertamente sobre sua a sexualidade.

Ícone de uma aspas nas cores verde e branco.

Tenho 50 anos e muito tempo de luta contra a minha sexualidade. Somente há 4 anos pude me abrir. Um dos divisores de água foi a participação no grupo de afinidades LGBTOIA+ da Vale. Agora sou engajado na causa para ajudar a transformar, juntos. 


Marcos Antonio Vieira é técnico em Segurança do Trabalho. Trabalha na Vale há  14 anos, em Vitória/ES.

Imagem de uma empregada Vale. Ela está de pé, sorrindo e segura em uma das mãos uma pequena bandeira com as cores do arco-íris. No pescoço ela usa um crachá com o cordão nas mesmas cores.

Marcela já era casada com a Juliana quando a Vale entrou em sua vida. Mas até pouco tempo atrás, seus colegas não sabiam sobre sua linda família.

Ícone de uma aspas nas cores verde e branco.

Por anos nunca falei nada sobre minha vida para as pessoas que convivo todos os dias. Isso mudou quando a vale se posicionou sobre o tema LGBTGIA+, Me senti forte para entrar nesta jornada de transformação.


Marcela Silvestre é analista administrativo.  Trabalha na Vale há 15 anos, em Contagem/MG.

Imagem de uma empregada Vale. Ela sorri, tem cabelos curtos e usa um cordão com as cores do arco-íris no pescoço.

Camilla não se sente tão à vontade andando na rua como em seu trabalho, junto aos seus colegas. Ainda existem caminhos a serem percorridos, dentro e fora da Vale.

Ícone de uma aspas nas cores verde e branco.

Enfrentei uma situação traumática dentro da família. Na rua, passo por diversas situações de homofobia, pela forma como me visto ou decido cortar meu cabelo. Mas na Vale, sempre me senti extremamente confortável, sem precisar demonstrar feminilidade. É onde me sinto acolhida, com uma equipe bastante diversa.


Camilla Szerman é engenheira. Trabalha na Vale há 2 anos, em Santa Bárbara/MG.

Todos os dias, evoluímos juntos

Ícone representando uma mão segurando um coração.

Somos feitos por um time plural. E é justamente a união entre diferentes perfis e histórias de vida que faz a Vale ir mais longe.

Por isso, incentivamos sempre o diálogo aberto e transparente para criarmos um espaço seguro, de respeito e de cuidado com todos.

Imagem de uma empregada Vale. Ela sorri, tem cabelos curtos e usa um cordão com as cores do arco-íris no pescoço. Imagem de uma empregada Vale. Ela sorri, tem cabelos curtos e usa um cordão com as cores do arco-íris no pescoço.

Grupo de Afinidade LGBTQIA+

Desde 2020, contamos com um espaço para amplificar as vozes da comunidade na Vale: o Grupo de Afinidade LGBTQIA+. Com diferentes perfis, histórias de vida e visões de mundo, nossos empregados e empregadas ampliam os olhares da Vale para o tema e nos ajudam a desenvolver novas ações e iniciativas.

Ao longo do tempo, o grupo tem elevado as discussões e enriquecido o conhecimento entre os membros e aliados da comunidade.

Incentivar o diálogo aberto e transparente é um compromisso da Vale.

Ícone de um arco-íris
Montagem com a foto de sete empregados Vale, homens e mulheres. Alguns estão de uniforme e usam um cordão colorido no pescoço. Na frente deles, há a aplicação de uma bandeira com as cores do arco-íris. Montagem com a foto de sete empregados Vale, homens e mulheres. Alguns estão de uniforme e usam um cordão colorido no pescoço. Na frente deles, há a aplicação de uma bandeira com as cores do arco-íris.
Ícone de uma aspas nas cores verde e branco.

O Grupo de Afinidade LGBTQIA+ da Vale é um lugar de acolhimento, orientação e empoderamento. Entrei no grupo em 2020 porque precisava de um espaço seguro para trazer minhas ideias com liberdade. A Vale tem dado passos importantes para a equidade e inclusão, e o grupo de afinidade é um espaço de pertencimento importante, que ajuda empresa, empregadas e empregados a crescerem juntos: um espaço de pertencimento e alinhamento para atuarmos como agentes de transformação.

Imagem de uma mulher sorrindo. Ela é loira, tem os cabelos na altura dos ombros e usa óculos de grau.

Karen Rubem

é analista de gestão de mudanças no time de Inovação de Estratégia e Transformação. Está na Vale há um ano.

Ícone de uma aspas nas cores verde e branco.

A valorização da diversidade e da inclusão está mudando de maneira legítima. A Vale está trabalhando o pilar da educação, de metas e aprimorando o sistema de gestão de consequência. A empresa colocou as pessoas no centro das decisões e discurso e isso foi fundamental. Temos voz por meio dos grupos de afinidades para levar colocações às decisões do RH.

Imagem de um homem, de barba e cabelos curtos. Ele sorri e segura uma pequena bandeira com as cores do arco-íris.

Willer Junior

Grupo de Afinidade LGBTQIA+

Ícone de uma aspas nas cores verde e branco.

Falar sobre o Grupo de Afinidade LGBTQIA+ da Vale é um grande orgulho: olha só onde chegamos! Estamos em evolução constante, ainda no início de uma grande transformação. Entrei para o grupo em 2020, após perceber a Vale se abrindo para a inclusão. Todas as grandes conquistas no mundo foram coletivas: pessoas que se uniram acreditando em transformações positivas. Aqui, não somos diferentes. Entendemos a importância de estarmos juntos para evoluir na busca de um ambiente mais inclusivo.

Imagem de um homem jovem. Ele tem barba, cabelos curtos e pequeados para cima e está com a fisionomia séria.

Alaf Leão

Técnico de Planejamento e Programação na Vale, há 7 anos.

Imagem de duas mulheres segurando um bebê recém-nascido. Ambas estão com uma bandeira com as cores do arco-íris nos ombros.

Marina Duarte é analista de controle na Vale há 14 anos. Com sua esposa Samiris, tiveram o Olavo, o primeiro bebê registrado com dupla maternidade em Itabira/MG.

Ícone de um arco-íris.
Imagem de duas mulheres segurando um bebê recém-nascido. Ambas estão com uma bandeira com as cores do arco-íris nos ombros.

Marina Duarte é analista de controle na Vale há 14 anos. Com sua esposa Samiris, tiveram o Olavo, o primeiro bebê registrado com dupla maternidade em Itabira/MG.

O que temos feito?

Disseminar a importância dos temas de Diversidade, Equidade e Inclusão é somente parte de um conjunto de ações e iniciativas que temos desenvolvido juntos, para construir um ambiente psicologicamente seguro e inclusivo para todos. Respeito, escuta ativa, inclusão formal e zero tolerância à discriminação, preconceito e assédio são elementos imprescindíveis para a Vale.

Cirurgias do processo transexualizador

As cirurgias do processo transexualizador agora são cobertas pelo plano de saúde da Vale.  As cirurgias do processo transexualizador são um conjunto de vários procedimentos clínicos e cirúrgicos que beneficiam pessoas trans. Além disso, também oferecemos acompanhamento psicológico a todos que vão passar pelas cirurgias ou necessitem de um apoio profissional para outras questões pessoais.

Estes são alguns das cirurgias do processo transexualizador cobertas pelo plano de saúde da Vale:

Ícone representando um busto com destaque na altura da mama.

Mastectomia
(retirada da mama)

Ícone representando um útero.

Histerectomia
(retirada do útero)

Ícone representando os ovários.

Ooforectomia ou ooforoplastia
(retirada total ou parcial dos ovários)

Ícone representando testículos.

Orquiectomia
(retirada dos testículos)

Ícone representando um pescoço.

Tiroplastia
(plástica da cartilagem laríngea)

Hormonioterapia

Desde 2021, a hormonioterapia para transição de gênero está disponível para todos os empregados, empregadas e seus dependentes, com cobertura de 100% pelo plano de saúde AMS da Vale. ​

Nome social

Na Vale, pessoas trans podem usar seus nomes sociais em crachás, e-mails e formulários, por exemplo. Diferente do nome registrado em cartório, chamado de civil, o nome social é aquele que as pessoas trans preferem ser chamadas.

Canal de Acolhimento

Fomentar um ambiente de trabalho saudável é garantir que não haja espaço para o preconceito e medo de represálias. Pensando nisso, criamos um espaço de escuta, cuidado e segurança para todos que passarem por situações de assédio ou discriminação dentro da Vale.

De forma totalmente confidencial, o serviço oferece uma equipe multidisciplinar para todos que se sentirem vítimas de situações destoantes dos nossos princípios. Neste canal, os profissionais da Vale são ouvidos, apoiados e, se desejarem, podem realizar denúncias formais.

Saiba mais

Auxílio creche

O auxílio creche e babá está disponível para casais homoafetivos (destinado para o empregada ou à empregada da Vale que obtiver a licença de 120 dias pelo INSS), homens viúvos ou divorciados (com a guarda das crianças).

Celebrações

Além das iniciativas estruturantes implementadas, a Vale vem realizado campanhas internas e externas para ampliar o conhecimento e a conscientização de todos sobre o tema LGBTQIA+.

Nos últimos anos, diversas ações foram realizadas no meses de junho, quando se celebra no dia 28 o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. As ações têm objetivo ainda de reforçar nossos compromissos com Diversidade, Equidade e Inclusão.

Imagem de uma empregada Vale com uma bandeira nas cores do arco-íris nas costas. Ela tem cabelos curtos e encaracolados e está sorrindo.
Imagem de um homem segurando em uma das mãos um microfone e na outra uma ficha. Ele está em um palco com um telão no fundo e tem uma bandada com as cores do arco-íris no pescoço.

1ª Celebração Vale do Orgulho LGBTQIA+

No Mês do Orgulho LGBTQIA+ de 2021, vivemos um marco importante dentro da Vale. Um show virtual ao vivo, com a participação de cantores brasileiros renomados. CEO, Vice-Presidentes e mais de 14.000 espectadores, entre empregados e familiares, festejaram juntos esse momento.

#IncluirparaTransformar

Amplificar a voz das pessoas que constroem a Vale é essencial para a cultura que estamos construindo. Cada um e cada uma enriquecem nossa visão sobre o mundo e contribuem para evoluirmos, juntos.

Imagem de uma funcionária Vale em uma operação. Ela está de colete, capacete, óculos de proteção e máscara.

A websérie Mineração por Elas enaltece o trabalho das mulheres no setor da mineração. Temos o compromisso de dobrar o número da presença feminina na força de trabalho, em relação a 2019, e atingir 26% de mulheres na companhia até 2025. #incluirparatransformar

Clique aqui para conferir

Bloco de texto escrito “Oportunidade, Naturalização e Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho”.

Acreditamos na importância da naturalização, ambientação e desenvolvimento das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Vale acredita que incluir vai além da contratação: é sobretudo oferecer oportunidades para todos, em um ambiente de trabalho de equidade e respeito. #incluirparatransformar

Clique aqui para conferir

Imagem de uma mulher com expressão séria. Ela tem cabelos curtos e veste o uniforme da Vale.

Uma empresa antirracista se constrói todos os dias: com atitude, respeito e, principalmente, com oportunidades. Temos a meta de alcançar 40% de empregadas e empregados negros em funções de liderança no Brasil até 2026. #incluirparatransformar

Clique aqui para conferir

Treinamentos

Estamos empenhados em estimular diariamente o conhecimento e a conscientização sobre o respeito à diversidade.

Com treinamentos para lideranças, campanhas internas e externas e ações educativas, nosso objetivo é combater a discriminação e disseminar nossa cultura de respeito.

Desde 2020, mais de 4 mil líderes participaram de nossos treinamentos de Diversidade, Equidade e Inclusão.

Além disso, temos promovido workshops e webinars periodicamente, para ouvir nossos empregados e criar oportunidades de aprendizado sobre a temática LGBTQIA+ e outras, como gênero, racismo e inclusão de pessoas com deficiência.

Imagem de um homem sorrindo. Ele usa uniforme da Vale, tem barba e cabelos curtos e mexe em um notebook.
Imagem de um homem, de cabelos curtos e encaracolados, sorrindo. Ele tem uma bandeira com as cores do arco-íris nos ombros.

Hudson Ferreira, é programador na Vale, em Itabira/MG

Ícone de um arco-íris.
Imagem de um homem, de cabelos curtos e encaracolados, sorrindo. Ele tem uma bandeira com as cores do arco-íris nos ombros.

Hudson Ferreira, é programador na Vale, em Itabira/MG

Nosso posicionamento

Ícone de uma aspas na cor branca.

Temos passado por um intenso processo de transformação cultural desde 2019, refletindo sobre nosso papel na sociedade. Nessa jornada, firmamos o compromisso de valorizar a diversidade e promover equidade e inclusão. Estamos desenvolvendo uma série de iniciativas estratégicas para alcançar os objetivos que traçamos.

Acreditamos que essas iniciativas voltadas para inclusão e diversidade contribuem para promovermos um ambiente cada vez mais colaborativo, inovador e atrativo para novos talentos.


Marina Quental

Vice-Presidente Executiva de Pessoas

Imagem de Marina Quental. Ela está de braços cruzados, usa um blazer branco e no pescoço um cordão com as cores do arco-íris.

Os 5 princípios da diversidade e do respeito na Vale

1 - Promover um ambiente de respeito a todos

Reconhecer e valorizar as individualidades dos empregados e stakeholders, assegurando um ambiente de trabalho justo onde todos tenham igualdade de oportunidades para desenvolver seu potencial.

2 - Construção de um ambiente de confiança

Garantir um ambiente de segurança psicológica em que as pessoas tenham liberdade para serem elas mesmas, podendo compartilhar suas ideias e expor seus pontos de vista de forma respeitosa com os demais por meio do diálogo aberto e transparente.

3 - Estabelecer processos livres de preconceitos

Tratar todos de forma justa e igualitária, sem discriminação por motivos de raça, etnia, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, idade, classe social, deficiência, religiosidade, nacionalidade e crenças políticas. Isso deve se dar inclusive nas normas e processos internos de recrutamento, demissão, promoção, recompensa e benefícios, treinamento ou aposentadoria que devem ser baseados no mérito, considerando a criação de condições igualitárias para a meritocracia.

4 - Nenhuma tolerância a preconceito, discriminação e assédio

Respeitar a dignidade e os direitos humanos de todas as pessoas no ambiente de trabalho. Eventuais violações à Política de Diversidade e Inclusão são consideradas violações ao Código de Conduta da Vale e estão sujeitas às penalidades previstas no documento disponível no site da Vale.

5 - Promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão

Estimular o diálogo e o debate para ampliar a conscientização dos empregados, terceiros, fornecedores, clientes e comunidades sobre o respeito à diversidade e combater a discriminação por meio de campanhas internas e externas, treinamentos e ações educativas.

Nosso norte é a criação de condições e oportunidades de trabalho plenamente satisfatórias, em que toda a nossa diversidade de profissionais se sinta igualmente representada e possa atingir seu potencial, contribuindo assim na missão de materializar resultados para todos os stakeholders.

Imagem de dois homens abraços. Eles se olham e sorriem. Ambos estão envoltos em uma bandeira com as cores do arco-íris.

Derick Silva é analista de Tecnologia da Informação na Vale

Ícone de um arco-íris
Imagem de dois homens abraços. Eles se olham e sorriem. Ambos estão envoltos em uma bandeira com as cores do arco-íris.

Derick Silva é analista de Tecnologia da Informação na Vale

Evoluindo juntos

Entendemos que é fundamental ampliar o conhecimento e conscientização sobre a temática LGBTQIA+.

Por isso, criamos conteúdos educativos que ajudam a esclarecer assuntos relacionados a orientações sexuais e identidades de gênero. Juntos, podemos disseminar o respeito a todos.

Imagem de uma empregada Vale. Ela sorri, tem cabelos curtos e usa um cordão com as cores do arco-íris no pescoço. Imagem de uma empregada Vale. Ela sorri, tem cabelos curtos e usa um cordão com as cores do arco-íris no pescoço.

Entenda mais sobre o tema