Fornecedores

Seja um fornecedor​

A seleção, cotação e contratação de fornecedo​res é feita com base em nosso 'Código de Ética e Conduta do Fornecedor', respeitando critérios técnicos e outros de processo como qualidade, preço, prazo de entrega e atendimento.

Os fornecedores selecionados para essa fase já fizeram o cadastro e estão certificados para fornecer para alguma categoria na Vale. É nesta fase​ que são feitas as solicitações de informações (RFI), as cotações de preços (RFQ) e as solicitações de propostas (RFP). Isso tudo acontece através do Portal do Fornecedor Vale ou por e-mail.

Depois de ler os termos da cotação, o fornecedor deve manifestar seu interesse – ou não – de participar do processo.

Você Sabia?

Você Sabia?

Se a sua empresa já estiver participando de um processo de cotação, você pode consultar o status deste processo no Portal do Fornecedor Vale (e-Marketplace na plataforma Nimbi).
 

Processo de cadastro e certificação de fornecedores

  • 1 Cadastro no Portal do Fornecedor Vale
  • 2 Cadastro e Certificação
  • 3 Atualização de dados cadastrais

Para f​azer a adesão ao Portal do Fornecedor Vale (e-Marketplace na plataforma Nimbi), o fornecedor deve entrar em contato pelo telefone 0800 047 4242 e informar o CNPJ e o e-mail da pessoa responsável, para que sua empresa esteja apta a transacionar com a Vale.

 

Documentos obrigatórios

Ao estabelecer um relacionamento com seus fornecedores, empresas coligadas e controladas, a Vale procura compartilhar seus valores e princípios, promovendo a conscientização e a prática dos direitos humanos. Os documentos listados abaixo reúnem nossas diretrizes, contribuindo para a construção de relacionamentos de qualidade e de longo prazo.

Código de Ética e Conduta do Fornecedor

Download do Código

Política de Sustentabilidade

Download do Documento

Política de Direitos Humanos​

Download do Documento

Guia de SSMA para Fornecedores da Vale

Download do Documento

Anexo do Guia de SSMA - Avaliação de Performa​nce

Download do Documento

Guia de Mobilização de Prestadores de Serviço

Download do Documento

Protocolo do Programa Greenhouse Gas (GHG)

Download do Documento

Especificações do Programa Brasileiro do GHG Protocol

Download do Documento

Guia - Matrizes de acesso Contratados

Download do Documento

Documentos de Boas Práticas


Programas de Prevenção de Fatalidades

Download do Documento

Guia de utilização dos recursos de TI

Download do Documento
 

 

Requisitos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

A Vale investe continuamente no nosso bem mais precioso: a vida. "A vida em primeiro lugar" é um valor primordial e “Cuidar das pessoas" é um de nossos pilares estratégicos.

Acreditamos que nosso desempenho em saúde e segurança vem evoluindo a cada ano, tendo em vista os esforços na disseminação de conceitos e práticas e na aplicação de soluções inovadoras para a prevenção de lesões e doenças. Ainda assim, há um caminho a percorrer para alcançarmos o Zero Dano.

Por meio do Sistema de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, a Vale estabelece diretrizes para identificar e tratar impactos e riscos aos trabalhadores, ao meio ambiente e às instalações. O objetivo é gerenciar e reduzir ao máximo esses riscos.

As empresas prestadoras de serviço da Vale são nossas parceiras na busca do Zero Dano. Por isso, devem sempre seguir os Requisitos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente para contratados da Vale descritos abaixo.

Produtos proibidos
Requisitos de Atividades Críticas - RAC
Diretriz de capacitação de RAC
Material didático de RAC
 

Todo produto químico que contém na sua composição substância ou elemento constante relacionado na Lista Negra é de uso proibido. Os da Lista Cinza devem ser evitados e em caso de impossibilidade, é necessário realizar análise de risco específica.

Lista Negra de produtos proibidos na Vale Lista Cinza de produtos proibidos na Vale
 
Atendimento e Dúvidas

Atendimento e Dúvidas

Tem alguma dúvida? Acesse nossa área de atendimento e sistemas para fornecedores e não fornecedores
Acesse
​​​​​​​​​​ ​​​​​