Fornecedores

Como solicitar coletas de materiais para a Vale? 

Fornecedores de materiais contratados com os incoterms FOB, FCA e EXW devem solicitar coletas para as transportadoras da Vale somente depois que a nota fiscal constar como “Validada” no Portal do Fornecedor Vale (e-Marketplace na plataforma Nimbi). Isso significa que a nota foi emitida obedecendo os pré-requisitos da Vale e o fornecedor pode seguir com a solicitação da coleta.

Nesse caso, é necessário entregar dois documentos impressos para a transportadora: a nota fiscal e a página da “Resposta da Nota Fiscal” (Invoice Response). Para salvar o Invoice Response, o fornecedor deve entrar na página da Nota Fiscal dentro do Módulo Paga e clicar em "Exportar PDF" (clique aqui para ver a tela que deve ser impressa).

Se a nota constar como “Com divergência” ou “Rejeitada”, ela não será aceita na Vale. Nesse caso, o fornecedor não pode solicitar a coleta, evitando a devolução do material e caminhões parados nas portarias da Vale. É possível identificar o motivo do erro consultando o campo "Comentários"

Faça o download do guia rápido e entenda quais campos devem ser visualizados para o processo de validação da NFe e solicitação de coleta (ASN).

 

Cargas Especiais

Apenas a Vale pode solicitar coletas de cargas especiais. Caso o fornecedor emita este tipo de ASN, a solicitação será rejeitada pela transportadora.

Cargas especiais: carga não divisível, com comprimento acima de 12m, altura acima de 2,8m, largura acima de 2,4m ou peso acima de 27t.

Cargas Rodantes

O campo “Carga Rodante” da ASN deve ser marcado apenas se o material for um veículo. Por exemplo, um carro ou uma ambulância.

Importante: Caso este campo seja marcado de forma indevida, a ASN será rejeitada pela transportadora.

 

Entenda os incoterms

FOB

"Free on board" ou livre a bordo. A Vale assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria. O fornecedor tem a obrigação de colocar a mercadoria à disposição no local designado pelo comprador.

FCA

"Free Carrier" ou livre no transportador. O vendedor disponibiliza a mercadoria em um local previamente acordado, onde a transportadora do comprador recepciona a mercadoria e passa a se responsabilizar por ela.

EXW

"Ex Works" ou a partir do local de produção. O comprador recebe a mercadoria no local de produção (estabelecimento do vendedor) em data previamente acordada. Todas as despesas e riscos cabem ao comprador, desde a retirada no local designado até o destino final.

  • O que fazer para que a nota fiscal seja sempre aceita?

    No momento que receber a ordem de compra, antes de emitir a nota fiscal contra a Vale, o fornecedor deve conferir se os dados do pedido estão de acordo com as condições comerciais da empresa. Os seguintes campos devem ser conferidos: número do pedido, número do item, origem do material, unidade de medida, impostos, CNPJ, NCM, base substituição tributária, valor substituição tributária, base ICMS, alíquota ICMS, alíquota IPI, CST (Código da Situação Tributária de ICMS) e utilização de mercadoria (revenda, ativo, insumo, consumo). Caso algum destes dados esteja divergente, o fornecedor deve acessar o Vale Supply Portal, onde poderá solicitar Acerto de Pedido s/NF emitida através da Assistente Virtual (Val) ou do aplicativo ‘Meus Chamados’. Para informações sobre o Vale Supply Portal,​ clique aqui. Para acessá-lo, clique aqui. Após a correção do pedido e a resposta do chamado, o fornecedor deve emitir a NFe com os dados exatamente iguais aos do pedido.

    Importante: No XML da NFe, o número do pedido deve ser sempre preenchido na tag "xPed" e o número do item na tag "nItemPed". Caso estes campos não sejam preenchidos corretamente, a nota fiscal não será aceita.

  • O que fazer se a nota fiscal constar como não aceita?

    O fornecedor deve conferir o motivo do erro no campo "Comentários" e verificar se a NFe foi emitida corretamente. Caso tenha havido um erro na emissão, é necessário cancelar a NFe e acessar o Vale Supply Portal, para solicitar no aplicativo ‘Meus Chamados’, abertura de chamado do tipo ‘Notificar XML Cancelada’. Para informações sobre o Vale Supply Portal,​ clique aqui. Para acessá-lo, clique aqui.

    Se o erro estiver no pedido, o fornecedor deve abrir dois chamados:

    • Solicitar o cancelamento da NFe: Acesse o Vale Supply Portal para solicitar no aplicativo ‘Meus Chamados’ a abertura de chamado do tipo ‘Notificar XML Cancelada’.​
    • Solicitar a alteração do pedido: O fornecedor deve acessar Vale Supply Portal, onde poderá solicitar “Acerto de Pedido s/NF emitida” por meio da Assistente Virtual (Val) ou do aplicativo ‘Meus Chamados’. Para informações sobre o Vale Supply Portal,​ clique aqui. Para acessá-lo, clique aqui.

    Após a correção do pedido e a resposta do chamado, o fornecedor deve emitir a NFe com os dados exatamente iguais aos do pedido.

    Se o pedido estiver correto, com dados exatamente iguais aos da NFe, e mesmo assim constar como “Com divergência” ou “Rejeitada”, o fornecedor deve aguardar até 24h para que a Vale trate a questão, sem a necessidade de abertura de chamado. Depois disso, o status constará como “Validada”. Se o fornecedor não receber a resposta positiva nesse prazo, é necessário cancelar a NFe e abrir um chamado no Vale Supply Portal.

Fornecedores de Minas Gerais

Fornecedores de Minas Gerais tem um procedimento diferenciado para realizar o Registro de Saída da Nota Fiscal Eletrônica.

Baixe o Manual Específico
Atendimento e Dúvidas

Atendimento e Dúvidas

Tem alguma dúvida? Acesse nossa área de atendimento e sistemas para fornecedores e não fornecedores
Acesse
 
​​​​​​​ ​​​​​​​