Fornecedores

​Contratação de Fornecedores

A seleção, cotação e contratação de fornecedores é feita com base em nosso ​‘Código de Ética e Conduta do Fornecedor’, respeitando critérios técnicos e outros de processo como qualidade, preço, prazo de entrega e atendimento.

Os fornecedores selecionados para essa fase já fizeram​ o cadastro e estão certificados para fornecer para alguma categoria na Vale. É nesta fase que são feitas as solicitações de informações (RFI), as cotações de preços (RFQ) e as solicitações de propostas (RFP). Isso tudo acontece através do Portal do Fornecedor Vale ou por e-mail.

Depois de ler os termos da cotação, o fornecedor deve manifestar seu interesse – ou não – de participar do processo. É nesse momento que o fornecedor deve acessar um ambiente de cadastro de regras tributárias para informar as exceções tributárias associadas ao seu enquadramento fiscal

Você Sabia?

Você Sabia?

Se a sua empresa já estiver participando de um processo de cotação, você pode consultar o status deste processo no Portal do Fornecedor Vale (e-Marketplace na plataforma Nimbi).

Conheça os 4 processos de compras da Vale

Saiba mais
os 4 processos de compras da Vale  

Dicas para questões tributárias

1. Identificou um problema no pedido de compras de material?

Ao receber o pedido de compras, verifique se as informações estão corretas (CNPJ, NCM, origem do material, valor e impostos). Caso haja algum dado incorreto, o fornecedor deverá solicitar a correção do pedido antes da emissão da NF. O chamado deve ser aberto pelo Vale Supply Portal, onde poderá ser solicitado o Acerto de Pedido s/NF emitida por meio da Assistente Virtual (Val) ou do aplicativo “Meus Chamados”. Para informações sobre o Vale Supply Portal, clique aqui. Para acessá-lo, clique aqui .

2. A nota de material apresentou divergência ou foi rejeitado no Portal do Fornecedor Vale?

Ao enviar o XML para nfe@vale.com, o fornecedor deverá acompanhar a atualização do status do XML no Portal do Fornecedor Vale (e-Marketplace na plataforma Nimbi)​. A orientação para regularizar uma nota "com divergência" ou "rejeitada" estará disponível no campo "Comentários do Comprador".

3. Não identificou o pagamento após a entrega do material?

O status da nota fiscal pode ser consultado no Vale Supply Portal, no aplicativo ‘Minhas Notas Fiscais’. Caso o status da mesma esteja com status de “Nota fiscal com pagamento programado”, o fornecedor deverá aguardar o pagamento da mesma conforme previsão de pagamento informado. Caso a data de vencimento esteja expirada, o fornecedor pode acessar o Vale Supply Portal e informar na assistente virtual “Atraso de Pagamento” ou abrir o chamado por meio do aplicativo “Meus Chamados”. Para informações sobre o Vale Supply Portal, clique aqui. Para acessá-lo, clique aqui .

4. Solicitação de esclarecimento ou devolução dos tributos retidos de forma incorreta?

A análise será feita diretamente pela área tributária da Vale. O fornecedor deverá acessar o Vale Supply Portal para solicitar no aplicativo “Meus Chamados” a abertura de novo chamado do tipo “Retenção Indevida”. Para informações sobre o Vale Supply Portal, clique aqui. Para acessá-lo, clique aqui .

Confira também

Portal do Fornecedor Vale (e-Marketplace na plataforma Nimbi)​

Um espaço virtual para comercialização de produtos e serviços entre a Vale e seus fornecedores, aumentando a integração dos processos de compras, que vão desde a cotação até o pagamento.

Conheça mais

Vale Supply Portal

Ambiente que centraliza as aplicações de Suprimentos da Vale e onde os fornecedores podem contar com a ajuda da Val, nossa assistente virtual, para dúvidas e abertura de chamado de Tratamento de Divergência.

Saiba mais
Val, assistente virtual da Vale

Como emitir e enviar minha nota fiscal para a Vale?

Consultar

Como solicitar coletas de materiais para a Vale?

Consultar

Como agendar entregas de materiais na Vale? 

Consultar

Como fazer a medição dos serviços prestados para a Vale?

Consultar
Atendimento e Dúvidas

Atendimento e Dúvidas

Tem alguma dúvida? Acesse nossa área de atendimento e sistemas para fornecedores e não fornecedores
Acesse

Sistemas
e definições

Saiba mais

IDF - Índice de
Desempenho
do Fornecedor

Saiba mais

Galeria de Vídeos

Saúde & Segurança

Acesse aqui
 
​​​​​​​ ​​​​​​​​​ ​​​​​​​​​​​​​