Fornecedores

​​

Mobilização e Desmobilização

Mobilização: começando um contrato de serviços na Vale

O primeiro passo para os fornecedores contratados para prestar serviços em uma das unidades operacionais da Vale – sejam de projeto ou administrativas – é conhecer o processo de mobilização da Vale. Todas as etapas desse processo, incluindo a lista de documentos necessários, estão disponíveis no Guia de Mobilização de Prestadores de Serviços.

Todo o processo é feito por um sistema que permite o download da documentação e o acompanhamento do processo: o Sistema de Gestão de Contratos (SGC). Além de acessarem o guia, os fornecedores que trabalharão em alguma unidade da Vale precisam ser capacitados nos Requisitos para Atividades Críticas (RACs).

Desmobilização

No encerramento dos contratos de serviços, é preciso comprovar que:

  • Todos os produtos e serviços foram entregues e aceitos de acordo com o contrato.
  • Todas as obrigações financeiras decorrentes do contrato foram liquidadas.
  • As informações relativas ao contrato e ao desempenho do fornecedor foram atualizadas e arquivadas.

Nos casos de contratos de prestação de serviços dentro de unidades da Vale, é necessário consultar orientações adicionais sobre a desmobilização dos empregados no Guia de Mobilização de Prestadores de Serviços.

 
 

Gestão de Contratos

O fornecedor deverá cumprir as obrigações contratuais estabelecidas, sempre respeitando o ‘Código de Ética e Conduta do Fornecedor’ da Vale. Também deverá agir em conformidade com todas as leis aplicáveis, incluindo as leis antissuborno e anticorrupção de atuação global, e as que se aplicam às operações da Vale nos países onde atua.

Durante o período de execução e vigência do contrato, os serviços prestados (incluindo fornecimento de materiais) têm seu desempenho avaliado periodicamente de acordo com critérios pré-estabelecidos pela Vale. Estes critérios são agrupados em cinco dimensões: Técnico, Saúde e Segurança, Meio Ambiente, Documentação e Plano de Ação. O processo de avaliação é conduzido pelo gestor do contrato da Vale. Mais informações podem ser encontradas no Manual de Avaliação de Desempenho de Fornecedores.

 

Alterações Contratuais

Alterações contratuais, mesmo que solicitadas por um empregado da Vale, só têm validade após a autorização do gestor do contrato e formalização contratual pela área de Suprimentos responsável.

Confira as exigências trabalhistas que os prestadores de serviços que trabalham em unidades da Vale devem apresentar. Uma lista com todos os documentos que os fornecedores que atuam em unidades da Vale precisam apresentar está disponível na seção ‘Ajuda’ (download do book) do site www.crct.com.br. Essa regra se aplica apenas aos contratos de serviços que tenham terceiros mobilizados prestando serviço dentro da Vale.

 
 

Termo de encerramento Contratual (TEC)

Alguns contratos requerem que, no seu encerramento, seja feito o Termo de Encerramento Contratual (TEC). Essa informação está disponível no contrato. Em caso de dúvidas, o fornecedor pode entrar em contato com o gestor do seu contrato.

 

Guia de Mobilização de Prestadores de Serviço

Download do guia

Índice de Desempenho do Fornecedor

A Vale acredita e apoia o desenvolvimento de seus fornecedores. Conheça nossas avaliações.

Saiba mais
Atendimento e Dúvidas

Atendimento e Dúvidas

Você tem alguma dúvida? Acesse nossa área de atendimento e perguntas frequentes para fornecedores e não fornecedores
Acesse
 
​​​​​​​​​​