Fornecedores

Compartilhe:

Portal Nimbi

O Portal Nimbi é um espaço virtual para comercialização de produtos​ e serviços que faz a interface entre a Vale e seus fornecedores, aumentando a integração dos processos de compras, que vão desde a cotação até o pagamento.

Portal Nimbi

Acesse aqui

Com o Portal Nimbi, buscamos ser uma empresa ainda mais rápida e eficiente e esperamos trazer mais visibilidade de todas as etapas dos processos de Suprimentos para nossos fornecedores. Esta ferramenta foi desenvolvida levando em conta transparência e facilidade de utilização para usuários.

 

O Portal traz uma série de benefícios:

  • Plataforma única e integrada: centralização de diferentes processos do fluxo de compras em um mesmo ambiente;
  • Redução de divergências de ordem tributária: integração com a ferramenta​ de otimização tributária;
  • Possibilidade de ser acessado a partir de tecnologias móveis como tablets e smartphones;
  • Navegação mais simples e amigável: segue o conceito usado nas redes sociais;
  • Serviço de suporte na utilização da plataforma para usuários internos e canais de atendimento exclusivos para fornecedores;
  • Redução do risco de atraso de pagamento, devido ao processo de validação de nota fiscal eletrônica ser realizado anteriormente à criação da coleta;
 

Como o fornecedor pode aderir ao portal?

Caso já tenha recebido um convite eletrônico, siga as orientações dispostas no guia abaixo.

Baixe o Kit de Adesão do Fornecedor Vale

Caso não tenha recebido um convite eletrônico, entre em contato pelo telefone 0800 047 4242 e solicite seu cadastro no Portal Nimbi.

 

Perfis e Manuais

Fornecedor
Transportador
Administrador

A Vale preparou um manual para auxiliar os fornecedores com todas as orientações sobre os processos transacionados através do Portal, um documento com as dúvidas mais frequentes.

  • Certifica: como realizar o cadastro e adesão à plataforma
  • Negocia: como participar e visualizar as cotações (RFQ)
  • Compra: como visualizar os pedidos de compra (PO)
  • Transporta: como acompanhar o transporte dos pedidos (tracking)
  • Paga: como fazer a medição dos pedidos de serviços, visualizar notas fiscais
  • IDF: como visualizar as notas de suas avaliações e gerar planos de ação caso aplicável

Dúvidas Frequentes

Como checar o status do cadastro da minha empresa no Portal Nimbi?

Caso sua empresa ainda não tenha cadastro na Vale, acesse pré-cadastro, e após a conclusão do pré-cadastro na Vale, caso a sua empresa seja selecionada, você receberá um e-mail do remetente no-reply@midassolutions.com.br para concluir o processo de cadastro da Vale no Global Supplier Registration Portal (GSRP), e também receberá um convite para registro na Plataforma Nimbi.

Caso sua empresa já possua cadastro na Vale e na Plataforma Nimbi, para consultar seu status na Nimbi, acesse a plataforma com seu email e senha cadastrados, clique no módulo “Certifica”, “Meus Clientes”, selecione a “Vale S.A.” e confira o status que é exibido no canto superior esquerdo da tela. É necessário que o status da sua empresa esteja “Conectado” para que esteja apta a transacionar com a Vale através da Plataforma Nimbi. Caso a sua empresa não esteja com o status “Conectado”, clique no botão “Editar Cadastro” na parte superior da tela e preencha todos os campos mandatórios, destacados com asterisco em todas as abas laterais. Também será necessário realizar o aceite do “Termo de Adesão ao Emarketplace”, em "Termo de Adesão". Em seguida, clique em "Enviar para Avaliação”. Atenção: Somente usuários administradores tem acesso a opção de “Editar Cadastro”, caso esta opção não esteja habilitada no seu perfil, entre em contato com o administrador da conta para orientá-lo na regularização do cadastro na Plataforma Nimbi.

Como consultar e responder às solicitações de cotação?

Clique no módulo “Negocia” e em “RFX Recebidas”. Clique sobre a solicitação de cotação desejada e, após ler todas as informações presentes no processo, vá até o fim da página para “Aceitar” ou “Declinar” sua participação. Atenção: Ao declinar uma cotação, não será possível participar dela novamente. Após o aceite da solicitação de cotação, é necessário preencher os campos obrigatórios para enviar sua resposta à Vale, incluindo as informações específicas dos itens (para isto clique na descrição de cada item). Se necessário, você pode salvar a sua proposta através da opção “Salvar”, mas lembre-se que ao término do preenchimento é necessário clicar em “Enviar” para enviar sua proposta à Vale. Fique atento ao prazo final do envio estabelecido pelo solicitante, que fica disponível no “Cronograma”.

Como consultar e responder às ordens de compra?

Clique no módulo “Compra” e em “Pedidos Recebidos”. Clique sobre a ordem de compra desejada e, após ler todas as informações presentes no documento, vá até o fim da página para Aceitar ou Devolver a ordem de compra. Atenção: os pedidos só poderão ser aceitos ou devolvidos na sua totalidade.

Como enviar minha nota fiscal de material para a Vale?

O fornecedor deverá emitir a nota fiscal com as informações de acordo com o pedido de compra e enviar o arquivo XML da Nota Fiscal validado pelo Sefaz para o e-mail nfe@vale.com. Após envio da Nota Fiscal, ela passará pelo processo de validação na Vale e terá seu status refletido na Plataforma Nimbi. Você poderá acompanhar a validação da sua nota pelo Portal através do menu “Paga”, na aba “Notas Fiscais”.

Clique aqui para acessar a página com mais orientações sobre o processo de emissão das notas fiscais para a Vale.


Conheça o nosso FAQ
 
Atendimento e Dúvidas

Contato

Se você ainda tem dúvidas ou quer compartilhar alguma sugestão, acesse nossa página de Atendimento e dúvidas.​

Acesso aos sistemas

Vale Supply Portal

Ambiente que centraliza as aplicações de Suprimentos da Vale, onde os fornecedores podem abrir chamados de Tratamento de Divergência e consultar status de pagamentos e nota fiscais.

Sistema de Gestão de Contratos

Abrange etapas relacionadas ao contrato, como administração, mobilização, controle, entre outras.

Ferramenta de Agendamento de Entrega

Permite que o fornecedor agende o dia e o horário da entrega na Vale.

Recebimento e Retorno de Cotações e Pedidos

Tratamento de divergência em Pedidos e NF

Emissão de Notas Fiscais

Solicitação de antecipação de pagamentos

Consulta de Pagamentos

Solicitação de Coletas

Agendamento de Entrega

Mobilização e desmobilização

Execução e Medição de Serviços

Cadastro de Fornecedores

​​​​​​​ ​​​​​​​​​​​ ​​​​​​​​ ​ ​​​​​​​​​