Fornecedores

Processos de Compras da Vale

Existem 4 tipos de processos de compras na Vale:

Compra tradicional via Suprimentos

Compra simplificada via Suprimentos

Compra de serviços de baixo valor e escopo específico feito por empregados da Vale com perfil de SPS (Solicitação de Pagamento de Serviço) na Vale

Compra de materiais de baixo valor e escopo específico feito por empregados da Vale portadores de cartão administrativo operacional

Nos processos conduzidos por Suprimentos, a Vale adota procedimentos de recebimento e abertura de propostas que garantam idoneidade, igualdade de concorrência e sigilo, adequados aos valores envolvidos e características do mercado.

Confira as etapas:

1
 

Busca de potenciais fornece​dores

Essa busca é feita no Portal do Fornecedor Vale (e-Marketplace na plataforma Nimbi). Por isso, é importante que o fornecedor mantenha seus dados sempre atualizados. A Vale também pode prospectar potenciais fornecedores e solicitar apresentações comerciais, mas a etapa de certificação é obrigatória para a aprovação e fechamento do contrato.

2
 

Solicitação e apresentação de propostas

Nesta etapa, são enviadas solicitações de informações (RFIs), cotações de preços (RFQs) e solicitações de propostas (RFPs) através do Portal do Fornecedor Vale (e-Marketplace na plataforma Nimbi). É neste ambiente que os fornecedores devem esclarecer dúvidas e submeter suas propostas. Nesta etapa, os fornecedores devem lembrar de cadastrar suas regras tributárias. Neste momento, as empresas reiteram que concordam com as exigências contratuais da Vale.

3
 

Análise das propostas e negociação

A abertura e a análise das propostas ocorrerá nas condições previstas no edital. Nesta etapa, a Vale pode retornar com dúvidas para os participantes e também pode promover uma ou mais rodadas de negociação buscando melhores condições de fornecimento.

4
 

Aprovação e fechamento do contrato

Após a negociação, a contratação passa por processos internos de aprovação e são recolhidas as assinaturas da minuta previamente aceita na etapa 2.

Acesso aos sistemas

Vale Supply Portal

Ambiente que centraliza as aplicações de Suprimentos da Vale, onde os fornecedores podem abrir chamados de Tratamento de Divergência e consultar status de pagamentos e nota fiscais.

Portal do Fornecedor Vale (e-Marketplace na plataforma Nimbi)

Espaço virtual para comercialização de produtos e serviços entre a Vale e seus fornecedores.

Sistema de Gestão de Contratos

Abrange etapas relacionadas ao contrato, como administração, mobilização, controle, entre outras.

Ferramenta de Agendamento de Entrega

Permite que o fornecedor agende o dia e o horário da entrega na Vale.

Atendimento e Dúvidas

Atendimento e Dúvidas

Tem alguma dúvida? Acesse nossa área de atendimento e sistemas para fornecedores e não fornecedores
Acesse
​​​​​​​​​​​​​​​​