Fique atento aos prazos de RACs para adequação ao treinamento e mobilização de veículos e equipamentos

17/08/2021

Fique atento aos prazos de RACs para adequação ao treinamento e mobilização de veículos e equipamentos

​​

A Vale está em constante processo de evolução, trabalhando para se tornar uma das empresas de mineração mais seguras e confiáveis do mundo, sempre respeitando seu princípio básico: a vida em primeiro lugar. Nossos fornecedores são nossos parceiros nessa jornada e devemos atuar juntos para reduzir riscos e zerar fatalidades e eventos com alto potencial.

Os RACs são requisitos mínimos de saúde e segurança estabelecidos pela Vale com o propósito de preservar a vida das pessoas durante a execução das atividades classificadas como críticas. Os treinamentos de RACs de 1 a 5 foram revisitados em 2020 com o objetivo de gerar ainda mais robustez nos controles de prevenção de acidentes. Devido ao agravamento da Covid-19 e restrições em algumas regiões, os fornecedores terão até o dia 22 de agosto para se adequar ao novo conteúdo programático.

A partir do dia 23 de agosto não será permitida a execução de atividades envolvendo os referidos RACs por pessoas que não estejam regulares com estes treinamentos. Em algumas localidades, poderá ser adotado o bloqueio do acesso, na portaria.


O que fazer caso a sua empresa ainda não tenha se adequado?

Caso sua empresa não esteja regular com estes treinamentos, é necessário que trace um plano de adequação com seus gestores de contratos e iniciem a adequação o quanto antes para que as pessoas estejam treinadas de acordo com o conteúdo mais atual até 22/08.


O que deve ser levado em consideração para a mobilização de veículos e equipamentos?

  • Contratos vigentes com veículos e equipamentos já mobilizados dentro da Vale: estes devem ser substituídos conforme prazos do Anexo V - Tabela de Novos Prazos e Condicionantes da PNR 0069. A contratada deverá apresentar Plano de Regularização dos veículos e equipamentos para atendimento da PNR 00069 ao seu gestor de contrato.
  • Contratos vigentes com necessidade de mobilização: as novas mobilizações devem atender a PNR 00069 de imediato. As exceções de prazo também deverão seguir o Anexo V.
  • Novos contratos: os equipamentos devem ser mobilizados já atendendo todos os requisitos aplicáveis, independente do prazo de adequação.

Caso seja um fornecedor com contrato de prestação de serviço que envolva mobilização de pessoas, veículos e equipamentos, compartilhe este conteúdo com a área responsável por essas atividades na sua empresa.

Os documentos de RAC estão disponíveis no site da Vale, na seção ‘Sou um Fornecedor’ (Mobilização).


Clique aqui para saber mais

Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu gestor de contrato ou o time local de Saúde, Segurança & Meio Ambiente (SSMA).

​​​

Fique atento aos prazos de RACs para adequação ao treinamento e mobilização de veículos e equipamentos