Fornecedores

Sobre o Código de Conduta do Fornecedor​

Desde 2009, a Vale conta com este documento, que se tornou parte do processo de cadastro de novos fornecedores no Brasil. Atualmente, todas as empresas que vendem materiais, equipamentos e serviços associados as nossas operações precisam cumprir e compartilhar os princípios descritos no documento. O código contribui para que nossos parceiros estejam alinhados com os valores e as práticas da Vale.

Nossos fornecedores devem cumprir diversos compromissos em relação a uma série de temas, como o respeito a:

  • Saúde & Segurança e Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Direitos humanos
  • Legislação local (trabalhista, fiscal e tributária)

Todos os trabalhadores contratados por fornecedores devem ter contrato regido pelas leis trabalhistas. Também exigimos que a nossa cadeia produtiva (Suprimentos e clientes) respeite a Convenção 138 da OIT, que trata da idade mínima para admissão no emprego.

 
 

Programa de Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE)

A Vale tem o compromisso de conscientizar seus fornecedores para a questão de mudanças climáticas e engajá-los no aprimoramento da gestão de suas emissões. Por isso, criamos o Programa de Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) na Cadeia de Valor.

Conheça o Programa de Emissão de GEE da Vale

Desde 2011, incentivamos a nossa cadeia de valor na gestão de emissões, por meio de treinamentos sobre a elaboração de inventários de GEE. Em 2012, fomos pioneiros no país ao incluir uma cláusula em nosso contrato-padrão que solicita o envio anual de um questionário sobre os inventários de GHG*. Além disso, promovemos fóruns periódicos para incentivar a troca de experiências e debater os desafios relacionados ao tema

Baixe o questionário de inventário de Gases do Efeito Estufa
Greenhouse

Greenhouse Gases Protocol (GHG)

O GHG é uma ferramenta de identificação, medição e gerenciamento de emissão de CO2 utilizada em todo o mundo por empresas e governos. Desenvolvido pelo World Business Council on Sustainable Development (WBCSD), ele é uma forma de padronização de cálculos e oferece métodos para que as companhias verifiquem o quanto seus processos produtivos emitem dos seis gases considerados causadores do efeito estufa.

São eles:

  • Dióxido de carbono (CO2)
  • Metano (CH4), óxido nítrico (N2O)
  • Hidrofluorcarbonos (HF Cs),
  • Perfluorocarbonos (PFCs)
  • Hexafluoreto de enxofre (SF 6).
​​​​​​​ ​​​​