Pesquisa e Desenvolvimento

Sustentabilidade

Pesquisa e Desenvolvimento

Pesquisa e Desenvolvimento

Acreditamos que a inovação contribui para a sustentabilidade do negócio, melhorando o nosso desempenho e posicionando-nos para novas oportunidades.

Por isso, a Vale destina parte da sua receita para manter instituições voltadas para pesquisa e desenvolvimento de projetos na área de inovação, relacionados à cadeia da mineração em todo o mundo.

Conheça alguns de nossos projetos


Centro Tecnológico de Ferrosos

Centro Tecnológico

de Ferrosos


O Centro Tecnológico de Ferrosos (CTF) é um dos mais modernos centros de tecnologia em mineração e siderurgia existentes no mundo. Seu foco é pesquisar o uso do minério de ferro e carvão na indústria siderúrgica e garantir o produto mais adequado às necessidades dos clientes (dos cerca de 90 projetos conduzidos pelo CTF, 30% são voltados para as necessidades dos clientes). Para isso, estabelece parcerias com universidades e instituições de pesquisa no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, China e Japão.

Atualmente, a Vale é a única mineradora no mundo a manter um centro de pesquisas como esse. Com uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros, metalúrgicos, químicos, geólogos, físicos e outros, o CTF já obteve 10 patentes de inovação tecnológicas.

Centro de Desenvolvimento Mineral

Centro de Desenvolvimento

Mineral (CDM)


Os laboratórios do Centro de Desenvolvimento Mineral (CDM) são o berço das operações da Vale. Neles começam os trabalhos de investigação dos métodos de produção e beneficiamento dos diversos tipos de minério para posterior implantação. O CDM conta com engenheiros, químicos, geólogos e diversos outros especialistas para realizarem estudos e testes que garantam a viabilidade dos projetos Vale.

O CDM é considerado o mais sofisticado e completo complexo laboratorial voltado à pesquisa e desenvolvimento na área mineral da América Latina e um dos mais modernos centros de desenvolvimento de tecnologia mineral do mundo. Foi o primeiro do gênero a receber a certificação ambiental ISO 14001 e o primeiro centro de pesquisa da Vale no Brasil a receber a certificação da ISO 17025.

Atualmente, o CDM pesquisa técnicas de biolixiviação (que utiliza bactérias para extrair metais contidos em minérios não processados), minerais em terras raras e colabora nos estudos para uso de painéis fotovoltaicos para substituir o consumo de diesel em projetos de pesquisa mineral pelo mundo, na Cordilheira dos Andes, no Chile.

Saiba desde quando a Valepesquisa cada mineral

Instituto Tecnológico Vale

Instituto Tecnológico

Vale


O Instituto Tecnológico Vale (ITV) foi criado para apontar tendências, oportunidades ou problemas nos âmbitos da ciência e tecnologia, buscando permanentemente as melhores formas para oferecer recursos minerais à vida moderna.

Em 2013, o ITV teve seu primeiro mestrado profissional aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do governo brasileiro que coordena cursos de nível superior, com objetivo de formar profissionais aptos a enfrentar questões relacionadas ao aproveitamento sustentável de recursos naturais, além de atrair e desenvolver talentos com competências voltadas para a mineração. O curso é o primeiro do gênero a ser oferecido por um instituto vinculado a uma empresa do setor mineral e conta com duas linhas de pesquisa: Sustentabilidade na Mineração e Uso Sustentável dos Recursos Biológicos.

A operação de pesquisa e desenvolvimento se dá a partir de três eixos:

Ensino: Desenvolvimento e qualificação do conhecimento técnico-científico por meio de pós-graduação stricto sensu e lato sensu - cursos de doutorado e mestrado acadêmicos e profissionais -, assim como atividades de extensão e iniciação científica.

Pesquisa: Promoção, difusão e realização de pesquisa, tecnologia e inovação relacionadas à mineração e ao desenvolvimento sustentável.

Empreendedorismo: Incentivo à formação do pesquisador-empreendedor preparado para liderar empresas de base tecnológica ou processos de transferência de tecnologia que possam resultar das pesquisas.

Clique aqui e acesse o site do ITV
Informativo Mais

Informativo Mais


O Informativo MAIS é uma publicação desenvolvida para disseminar resultados de projetos de pesquisa e desenvolvimento financiados pela Vale e conduzidos em parceria com instituições que atuam nos campos da ciência e tecnologia.

O objetivo é compartilhar os resultados dos projetos com profissionais que atuam em operações da Vale, a fim de contribuir para sua aplicação nos processos da empresa, além de contribuir para o avanço científico.

Clique aqui e confira a primeira edição Clique aqui e confira a segunda edição
Pesquisa e Desenvolvimento