Sustentabilidade

Programa MINE

Bem-vindo ao
Programa MINE 2.0.

Nosso propósito é contribuir para a superação de obstáculos mundiais, formando agentes de mudança, capazes de nos ajudar a construir a mineração do futuro, mais segura, limpa e eficiente e um meio ambiente mais sustentável.

No programa MINE (Mining Innovation for a New Environment), você poderá solucionar desafios de toda a nossa cadeia produtiva, nas áreas de descarbonização, economia circular e saúde e segurança.

Por isso, buscamos oferecer um impacto transformacional na vida dos integrantes, a partir de um ambiente de intensa colaboração e networking, capacitando e desenvolvendo profissionalmente os participantes.

Acreditamos na inovação como chave fundamental para essa transformação e por isso selecionamos 10 desafios reais da Vale para serem resolvidos por 30 participantes externos em colaboração com nossos parceiros MIT (Massachusetts Institute of Technology) Professional Education e MIT Environmental Solutions Initiative, Senai Cimatec e The Bakery. O programa consiste em conteúdos técnicos, mentorias, palestras, discussões, elaboração e desenvolvimento de projetos.

Se você tem espírito empreendedor, é movido pela inovação e quer ter um impacto real no mundo, além de nos ajudar a construir uma nova mineração, esse é o seu lugar!

Desafios

Os desafios do Programa MINE 2.0 estão distribuídos em três pilares do conhecimento, selecionados pela sua importância estratégica e relevância para a humanidade. Acreditamos no potencial de geração de impacto positivo da inovação para contribuir com a mineração do futuro.

Descubra mais sobre cada um dos temas abaixo:

Descarbonização

Os desafios deste tema estão alinhados ao nosso compromisso em reduzir em 33% as emissões de carbono até 2030 e nos tornarmos carbono neutra até 2050. Esta meta está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e com o Acordo de Paris. Além de neutralizar suas emissões de carbono de escopos 1 e 2 até 2050, a Vale tem a meta de reduzir em 15% as emissões líquidas de escopo 3, relativas à sua cadeia de fornecedores e clientes, até 2035.

Economia Circular

Queremos acelerar o desenvolvimento sustentável e encontrar novas aplicações para realizar o reaproveitamento de rejeitos arenosos de minério de ferro. Os desafios neste tema objetivam ressignificar os rejeitos da mineração como matéria prima para outras indústrias, através de processos produtivos capazes de utilizar os rejeitos como insumos na criação de produtos de alto valor agregado. Desta forma, fomentamos a economia circular e geramos valor para todos os envolvidos.

Saúde & Segurança

Conectados com a missão, a visão, os valores, os nossos comportamentos-chave e a estratégia, queremos minimizar riscos e preservar vidas e o meio ambiente, uma vez que para nós, a vida é mais importante do que a produção. Neste tema, selecionamos desafios que buscam aplicar a inovação e a tecnologia para promover a saúde e segurança, colocando em primeiro lugar a vida dos nossos empregados, comunidades, parceiros e a sociedade de forma geral.

Faça parte

Para participar e acompanhar o processo de seleção para o programa MINE 2.0 da Vale, clique no botão abaixo.

Faça sua inscrição

Perfil dos participantes

  • Mindset Ágil/Empreendedor
  • Background técnico na área do desafio
  • Inglês fluente
  • Curso superior completo
  • Não há restrição de idade
  • Sem vínculo empregatício no ato da assinatura do contrato

Acesse mais informações aqui

O processo

Prezando pela integridade física, saúde e bem-estar dos candidatos e candidatas em meio à pandemia do Coronavírus, o processo será realizado de forma totalmente online e remoto. Conheça o cronograma de etapas:

01

Inscrição

De 04 a 24 Fevereiro de 2021

É o momento de te conhecer! Para nós é importante que você conte tudo o que fez e tem feito com muitos detalhes em seu cadastro de perfil pessoal. Lembre-se que esse é o ponto de partida do processo, então todas as informações são importantes.

02

Etapa online

De 10 a 28 de Fevereiro de 2021

Nesta etapa, caso sua inscrição esteja aderente aos critérios básicos do Programa MINE, você será convocado para realizar testes online individuais de língua inglesa e raciocínio lógico. Caso seja aprovado nestes dois testes, você também receberá um teste de personalidade. Se certifique de possuir acesso à internet e um lugar calmo para realizar as atividades.

03

Avaliação

De 26 de Fevereiro a 05 de Março de 2021

Esta etapa é composta por uma atividade em grupo e outra individual. Na etapa em grupo você participará da solução de alguns cases baseados nas três áreas de atuação do programa. Já na etapa individual, que será conduzida em inglês, você irá compartilhar seu estilo de trabalho e motivadores.

04

Entrevistas online

De 10 a 16 Março de 2021

A entrevista final é o momento de compartilhar a sua experiência, aprendizados, expectativas e, principalmente, o que te motiva a fazer parte do Mine 2.0. Você poderá aproveitar esse momento para tirar suas dúvidas e interagir com o time da Vale.

05

Aprovação e validação dos documentos

A partir de 18 de março de 2021

Agora você está prestes a embarcar na jornada de transformação do Programa MINE 2.0! Para conhecer a lista de documentos que deverão ser apresentados para a efetivação da sua matrícula, clique aqui. Neste documento você também pode acompanhar o cronograma do processo seletivo e saber mais detalhes sobre o MINE.

*Importante: Esta é uma previsão de cronograma, pequenos ajustes podem ser feitos sem aviso prévio.

As fases

As fases

Ao longo dos 9 meses de projeto, os 30 selecionados vão participar de sete fases, nas quais serão envolvidos em diversas atividades para o desenvolvimento de soluções inovadoras no ambiente industrial da cadeia da mineração e da siderurgia, acompanhados desde a imersão no universo dos dez desafios até a conclusão do projeto.

Welcome

Boas vindas Imersão Formação dos times

Start

Conteúdos, treinamentos, mentoria e webinars Entendimento do desafio Início do desenvolvimento dos projetos

Hackathon

Validação da proposta dos projetos pela liderança Definição dos próximos passos

Challenge Development

Desenvolvimento do projeto Suporte e Validação

Mid Program

Apresentação dos avanços dos projetos Validação do andamento dos projetos pela liderança

Prototype & Scale

Validação final
Definição estratégia de implementação da solução

Demoday

Apresentação final Conclusão do programa

As fases

Ao longo dos 9 meses de projeto, os 30 selecionados vão participar de sete fases, nas quais serão envolvidos em diversas atividades para o desenvolvimento de soluções inovadoras no ambiente industrial da cadeia da mineração e da siderurgia, acompanhados desde a imersão no universo dos dez desafios até a conclusão do projeto.

Welcome

Boas vindas Imersão Formação dos times

Start

Conteúdos, treinamentos, mentoria e webinars Entendimento do desafio Início do desenvolvimento dos projetos

Hackathon

Validação da proposta dos projetos pela liderança Definição dos próximos passos

Challenge Development

Desenvolvimento do projeto Suporte e Validação

Mid Program

Apresentação dos avanços dos projetos Validação do andamento dos projetos pela liderança

Prototype & Scale

Validação final Definição estratégia de implementação da solução

Demoday

Apresentação final Conclusão do programa

Os benefícios

Os participantes selecionados para o programa MINE 2.0 receberão uma bolsa mensal de estudos no valor de R$ 6.000 (seis mil reais), durante o período de nove meses de projeto. Os Miners deverão se dedicar exclusivamente ao desafio, no qual poderão contar com o acompanhamento e capacitação dos profissionais da Vale e das instituições parceiras, que possuem reconhecimento internacional.

Ao final dessa jornada, o participante receberá um certificado de participação do MINE 2.0. Veja abaixo os aprendizados que estarão contidos nessa experiência:

+100 horas

Capacitação MIT Professional Education e MIT Environmental em Liderança e Sustentabilidade

+20 horas

Capacitação CIMATEC em Tecnologia e Inovação

+100 horas

Coordenação e Mentoria The Bakery

+20 horas

Facilitadores de Aprendizagem do MIT Professional Education.

+70 horas

Mentoria CIMATEC

+35 horas

Capacitação The Bakery em Empreendedorismo e Metodologias Ágeis

Diploma Certificado

Todos os participantes receberão um certificado emitido pelo MIT Professional Education

Certificado em nome de Antônio Silva Oliveira, emitido por MIT

Perguntas Frequentes

O que é o Programa MINE?

O Programa MINE é um dos maiores programas de inovação aberta em mineração do mundo e é como a Vale pretende solucionar alguns de seus desafios mais estratégicos. Neste contexto, o programa visa fomentar o ecossistema de inovação ao abrir 10 desafios da Vale para o público externo, que poderá ajudar a construir a mineração do futuro. Por meio de projetos e cursos com duração de 9 meses, nosso objetivo também é orientar e desenvolver profissionalmente os participantes, abrindo espaço para um ambiente propício a colaboração e a criação de novas ideias e oportunidades de negócios.

Porque a Vale quer inovar nos setores de descarbonização, economia circular e saúde e segurança?

No novo pacto com a sociedade, a Vale vem investindo em soluções sustentáveis e seguras com capacidade de geração de impactos positivos nas comunidades e meio ambiente. A empresa tem a meta de reduzir em 33% as emissões de carbono até 2030 e se tornar carbono neutra até 2050. Para garantir uma economia circular, queremos encontrar diferentes aplicações para realizar o reaproveitamento de nossos rejeitos. Na área de saúde e segurança, buscamos minimizar riscos e proteger a vida e o meio ambiente.

Para quem se destina o Programa MINE?

O Programa MINE é orientado para profissionais movidos por desafios e com espírito empreendedor, inglês fluente, graduados ou pós-graduados. Também será considerada experiência em pesquisa e inovação na área industrial e nos temas dos desafios selecionados. Para participar, não há restrição de idade ou de data de formatura. Buscamos pessoas interessadas em novos aprendizados e em fazer parte de projetos capazes de gerar valor compartilhado e impulsionar transformações na sociedade.

Para participar do MINE é necessário ter um CNPJ?

Não. O Programa MINE se destina exclusivamente a pessoas físicas. Não serão aceitas inscrições de startups nem de empresas.

O MINE 2.0 terá etapas presenciais?

A Vale seguirá as orientações referentes à prevenção da disseminação da COVID-19 para a definição de possíveis etapas presenciais. Até o momento, as etapas do Programa MINE 2.0 serão realizadas de maneira remota, totalmente online. Caso o cenário COVID-19 apresente segurança comprovada para todos, as etapas presenciais poderão ser previstas. A organização do programa avisará aos participantes com antecedência.

Quais poderão ser as etapas presenciais?

As etapas que poderão acontecer de forma presencial são o Hackathon, Mid Program e Final Program em Salvador, Belo Horizonte ou outra localidade a ser definida pela coordenação do Programa. Podem também ser consideradas visitas a diferentes localidades das operações da Vale, na fase Start ou Challenge Development, caso o cenário COVID-19 apresente segurança comprovada para todos.

Para participar do Programa MINE 2.0, posso residir em qualquer cidade do Brasil?

Sim. Para se inscrever e participar do MINE 2.0 não é necessário residir em nenhuma cidade específica. Caso seja seguro realizar as etapas presenciais devido ao cenário COVID-19, os participantes selecionados deverão ter disponibilidade para viagens, para que participem, assim, integralmente de todas as etapas do programa. Todas as despesas para as etapas presenciais, incluindo passagem, hospedagem, transporte e alimentação serão de responsabilidade dos participantes.

O que é esperado dos participantes do Programa MINE 2.0?

Buscamos pessoas inovadoras, que saibam trabalhar de maneira colaborativa para a solução de problemas a partir de novas ideias e abordagens. Queremos pessoas movidas por desafios, resilientes para lidar com as dificuldades, abertas para o aprendizado e para o “novo” e engajadas com o projeto. Também é desejado um senso de colaboração dos integrantes, já que os trabalhos realizados serão em grupo. O participante não poderá ter vínculo empregatício no ato da assinatura do contrato, visto que o recebimento da bolsa exige dedicação exclusiva ao programa.

Como será o acompanhamento dos participantes?

Os participantes terão sempre acompanhamento e capacitação dos profissionais da Vale e das instituições parceiras, que possuem reconhecimento internacional. Serão observadas a frequência e participação dos selecionados em pelo menos 90% das atividades previstas durante todo o desenvolvimento dos projetos.

Uma vez selecionado como participante, eu sou considerado funcionário Vale?

Não, os participantes do Mine não possuem vínculo empregatício com a Vale e nem com os outros parceiros do programa. A bolsa auxílio perdurará durante o período de 9 meses.

Como faço para saber o status do processo seletivo do Programa MINE 2.0?

A qualquer momento você pode acompanhar o status e consultar se recebeu alguma novidade do processo seletivo. Para isso, basta fazer o login clicando aqui. Em Menu, clique em Histórico. Lá você encontra o histórico de todas as mensagens do processo e consegue acompanhar se há alguma pendência.

Após aprovado, terei quanto tempo para enviar os documentos para a matrícula?

Após a aprovação, você terá 48 horas para enviar os documentos obrigatórios. A etapa de envio de documentos é eliminatória. É sua responsabilidade o conhecimento e acompanhamento do cronograma do processo seletivo, sendo considerado desistente o candidato que não participar de quaisquer das atividades previstas do processo seletivo nos prazos estipulados.

Se eu tiver alguma dúvida, como entro em contato?

Você pode enviar suas dúvidas para o e-mail mine@hubondemand.com.br. Confira aqui sobre o processo seletivo e mais detalhes do Programa MINE 2.0

MINE 1.0.

Sobre o MINE 1.0

A primeira edição do programa de inovação aberta MINE ocorreu de novembro de 2019 a junho de 2020. Alinhado com os valores e objetivos estratégicos da empresa e ao modelo de gestão Vale, o MINE 1.0 criou um ambiente colaborativo para solucionar 10 desafios nos temas de transformação digital e descarbonização permeados por treinamentos de alto impacto. Muitas dessas soluções já estão sendo implementadas com foco em saúde e segurança, proteção à vida, ao meio ambiente e à excelência das operações da Vale.

*Foto tirada antes da pandemia de COVID-19

*Foto tirada antes da pandemia de COVID-19

Resultados e ganhos

No MINE 1.0, 30 talentos externos trouxeram para a Vale inspiração e fomento à inovação que nos ajudaram a transformar a maneira como resolvemos desafios. Com treinamentos e orientação dos especialistas do MIT, Senai Cimatec e The Bakery e acompanhamento dos Product Owners, funcionários Vale, os participantes tiveram validações constantes da solução proposta, dados de nossas operações e maximização do valor das soluções. Foram propostos desafios com um olhar genuíno para segurança e sustentabilidade, com o objetivo de gerar o maior impacto positivo para todos os envolvidos, incluindo empregados, comunidades, parceiros, acionistas e a sociedade.

Para além das habilidades técnicas adquiridas, os selecionados puderam trocar experiências entre si e com profissionais das instituições em um ambiente extremamente colaborativo, que proporcionaram desenvolvimento pessoal e evolução de carreira.

Confira os depoimentos de alguns participantes:

O programa foi uma experiência de crescimento exponencial, tanto profissionalmente, quanto pelo lado pessoal, me dando a oportunidade de conhecer e trabalhar com as melhores instituições do mundo e profissionais altamente qualificados. O networking que eu fiz dentro do programa, foi, está sendo e será muito importante em meus projetos futuros. Com o programa também aprendi muito sobre metodologias ágeis de gestão de projetos, de design thinking, inovação, tecnologia e temas como a era digital para a segurança das informações e sustentabilidade.

Filipe Mattos, engenheiro e participante do MINE 1.0

O programa foi um divisor de águas na minha carreira. Foi no Mine que eu vi a importância dessa colaboração intensa entre agentes externos, instituições e pessoas tão diferentes, trabalhando juntos em um projeto e gerando resultados incríveis

Felipe Almeida, co-fundador da Startup MinerAI no MINE

Foi muito gratificante poder contribuir para o desenvolvimento dos jovens profissionais e ver todo o esforço que foi desprendido dentro do programa resultar na criação de uma startup que hoje trilha o seu caminho dentro do Mining Hub. Isso ilustra a importância desse ecossistema de inovação para a transformação cultural e a geração de valor dentro da Vale

Tharley Costa e Silva, P.O da MinerAI no MINE 1.0 e Engenheiro de Projetos Autônomos na Vale



Galeria de fotos