Liderança

Sobre a Vale

Liderança

A Diretoria Executiva da Vale é formada pelo diretor-presidente Eduardo Bartolomeo e quatro diretores-executivos. Na lista abaixo, você encontra perfis resumidos de cada um deles, bem como dos líderes com reporte direto ao Diretor-presidente:

  • Eduardo Bartolomeo

    Diretor-presidente (CEO)
    Eduardo Bartolomeo

    Eduardo Bartolomeo é o diretor-presidente da Vale desde abril de 2019. O executivo tem sólida experiência em operações de bulk commodities, supply chain e turnaround de negócios. Em sua trajetória profissional, destaca-se sua grande competência para liderar operações complexas e estabelecer uma cultura de excelência operacional.

    Em sua trajetória na Vale, teve grande destaque à frente de diretorias como Operações Logística e Metais Básicos. O executivo idealizou o Sistema de Produção da Vale (VPS, em inglês) que, aliado ao investimento em tecnologia e à formação de pessoas, gerou grandes ganhos para a empresa. Além disso, estruturou a logística para apoiar as operações da Vale na África e foi um dos principais artífices da negociação que levou a Vale a arrematar a subconcessão do trecho de 720 km da Ferrovia Norte-Sul. O negócio foi fundamental para viabilizar, em dezembro de 2010, a Valor da Logística Integrada (VLI), empresa de transporte de carga geral, estruturada por ele.

    Bartolomeo também liderou o projeto de duplicação da Estrada de Ferro Carajás e a ampliação do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), no Maranhão, que possibilitou à Vale aumentar a capacidade de produção do Sistema Norte. Atualmente, Ponta da Madeira é considerado o maior porto privado em movimentação de cargas do país.

  • Luciano Siani

    Diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores
    Luciano Siani Pires

    Luciano Siani Pires é diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores desde agosto de 2012. Ingressou na empresa em 2008 e passou por cargos como a Diretoria de Estratégia Global e Diretoria Global de Recursos Humanos e Governança.

    Possui extensa experiência profissional nas áreas de Finanças, Mercado de Capitais e Planejamento Estratégico, tendo ocupado diversas funções no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), assim como participação em Conselhos de Administração.

    É graduado em engenharia mecânica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e mestre em administração de empresas, com especialização em finanças, pela New York University (Leonard N. Stern School of Business).

  • Luiz Eduardo Osorio

    Diretor-executivo de Relações Institucionais
    Luiz Eduardo Osorio

    Com vasta experiência nas áreas de Relações Internacionais, Assuntos Corporativos, Sustentabilidade, Direito, Ética & Compliance, Luiz Eduardo Osorio foi designado para o posto de Diretor-Executivo de Relações Institucionais da Vale em julho de 2017.

    Ocupou cargos de direção em grandes empresas nacionais e multinacionais, como AmBev, Diageo, Shell e Raízen, tendo atuado, nessa última, em sua base em Londres. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo do Columbia Center on Sustainable Investment, Universidade de Columbia, e Diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Preside o Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

  • Alexandre Pereira

    Diretor-executivo de Suporte aos Negócios
    Alexandre Pereira

    Alexandre Pereira é o Diretor-Executivo de Suporte aos Negócios da Vale desde agosto de 2017. Ele é responsável pelas áreas de Tecnologia da Informação, Suprimentos, Projetos de Capital, Energia, Excelência Operacional, Segurança e Serviços Corporativos em todas as linhas de negócios onde a Vale atua.

    Com paixão por pensamento estratégico e melhoria continua, Alexandre é um executivo global reconhecido por sua liderança dinâmica e carismática, com forte capacidade de engajar equipes multiculturais. Empreendedorismo, desafio puro e gestão geral são as suas âncoras de carreira, que contribuem para o foco na inovação e sua capacidade de entregar resultados sustentáveis em circunstâncias competitivas e desafiadoras.

    Ao longo de seus 26 anos de experiência profissional, Alexandre ocupou diversos cargos executivos globais e obteve conhecimento diversificado, sempre na busca de uma empresa global e trabalhando com iniciativas internacionais, transformações de gestão e projetos de grande escala.

    Alexandre é graduado em Matemática e Ciência da Computação pela UERJ e tem duas pós- graduações – uma em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e outra em Redes de Computadores pela UFES. Também possui um MBA em Business pela USP. Alexandre possui três cidadanias: brasileira, canadense e portuguesa.

  • Alexandre Silva D'Ambrosio

    Consultor-Geral
    Alexandre Silva D'Ambrosio

    Alexandre S. D’Ambrosio ocupa o cargo de Consultor-Geral (General Counsel) da Vale S.A. desde março de 2018. Suas responsabilidades incluem os setores Jurídico, Tributário, Societário e Integridade Corporativa da companhia, com abrangência global. Também atua como Diretor da Vale Internacional S.A., membro efetivo do Conselho de Administração da Vale Nova Caledônia e como membro suplente do Conselho Curador da Fundação Renova.

    De 2016 a 2018, foi Vice-Presidente-Executivo do Banco Santander (Brasil) S.A. Foi também membro do Conselho de Administração do Santander Security Services Ltda (“S3”). De 2003 a 2016, foi Diretor Jurídico Corporativo do Grupo Votorantim. Integrou os Conselhos de Administração da Aracruz Celulose S.A. – posteriormente Fibria S.A. – de 2004 a 2013, da Cimentos Itambé S.A. de 2006 a 2016 e da Citrosuco S.A. de 2009 a 2016.

    Nos Estados Unidos da América, onde permaneceu de 1985 a 1996, atuou como associado e sócio de grandes escritórios de advocacia, em Washington, D.C., e Nova York, nas áreas de comércio internacional, fusões e aquisições, project finance e mercado de capitais (cross border finance). Alexandre graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (LLB ’84), pela Harvard Law School (LLM ’86), e pela National Law Center da George Washington University (obtenção de título equivalente a Juris Doctor ’89).

  • Juarez Saliba de Avelar

    Diretor de Estratégia, Exploração, Novos Negócios, Tecnologia e Carvão
    Juarez Saliba de Avelar

    Juarez Saliba de Avelar é diretor de Estratégia, Exploração, Novos Negócios e Tecnologia da Vale desde julho de 2017 e assumiu também a diretoria de Carvão em junho de 2019. Antes de ser designado para esse cargo, em razão de sua ampla e sólida experiência na indústria da mineração e de seu grande conhecimento a respeito das atividades da Vale, onde atuou durante 17 anos, assessorou o diretor-presidente da empresa em todas as linhas de negócios da companhia de maio a julho de 2017.

    De 2014 a 2017 atuou como consultor de diversas empresas no Brasil e outros países, entre elas, ZAMIN, AURA Minerals e MSPPar. Como diretor-executivo da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de 2011 a 2013, foi responsável pelas áreas de Fusões e Aquisições e de Desenvolvimento de Novos Negócios. Presidiu a Steel do Brasil em 2010 e 2011. Diretor-Executivo da Divisão de Mineração e Logística da CSN de 2003 a 2010, coordenou o desenvolvimento e operação do projeto de expansão da produção de minério de ferro da empresa.

    De 2001 a 2002, presidiu a mineradora FERTECO, posteriormente incorporada pela Vale. De 1984 a 2001, desenvolveu suas atividades profissionais na Vale. Participou da implementação do Projeto Carajás e da preparação da empresa para sua privatização. Foi, após a privatização, o Diretor responsável pelo Sistema Norte da Vale e, depois, também Diretor do Sistema Sul.

  • Marcello Spinelli

    Diretor Executivo de Ferrosos
    Marcello Spinelli

    Marcello Spinelli é diretor-executivo de Ferrosos da Vale desde maio de 2019. Construiu sólida experiência em operações integradas de logística ao longo dos quase 10 anos em que esteve à frente da Valor da Logística Integrada (VLI), líder no setor de serviços de transportes intermodais no Brasil. Na VLI, conduziu um ciclo de robustos investimentos em eficiência operacional e no crescimento da companhia.

    Já havia ocupado destacados cargos de liderança na Vale de 2002 a 2010 na área comercial de carga geral e nas operações do Complexo de Tubarão. Foi diretor-presidente do Terminal de Vila Velha e acumulou o cargo de diretor de Logística da Vale com o de presidente da Ferrovia Centro-Atlântica. Liderou, em 2008, a criação da VLI. Anteriormente, trabalhou na Submarino e na Ambev.

    Graduado em engenharia de produção pela USP, possui diferentes cursos de extensão no Brasil e no exterior em negócios, operações, gestão e infraestrutura.

  • Marina Quental

    Diretora de Pessoas
    Marina Quental

    Marina Quental assumiu a Diretoria de Pessoas em novembro de 2017. Sob sua gestão, estão as áreas de Recursos Humanos e Saúde e Segurança. Construiu uma sólida trajetória profissional em empresas nacionais e internacionais, atuando nas áreas de desenvolvimento organizacional, cultura, compensation, responsabilidade social e processos de fusão e aquisição.

    Previamente à Vale, foi Vice-Presidente de RH da Raízen de abril de 2014 a novembro de 2017, de cuja criação – joint-venture da Shell e da Cosan no Brasil – participou ativamente. Anteriormente, ocupou a Diretoria de RH da Shell Brasil por seis anos e diversas posições de liderança na IBM no Brasil e nos Estados Unidos. Presidiu a Fundação Raízen entre abril de 2014 e novembro de 2017.

    Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral.

​​​​​​​​​​​​​​​​