Sobre a Vale

08/06/2018

Árvore encontrada na Reserva Natural Vale está entre as descobertas recentes mais incríveis do mundo

​​

Uma árvore descoberta na Reserva Natural Vale, no Espírito Santo, foi listada entre as 10 espécies recém-descobertas mais incríveis do mundo. O ranking é do Instituto Internacional de Exploração de Espécies, que faz parte da Faculdade de Ciências Ambientais e Florestais da Universidade Estadual de Nova York.

Dinizia jueirana-facao | Foto: Gwilym P. Lewis/Divulgação

Ao todo, a seleção do instituto contempla micróbios, plantas, animais e até mesmo um marsupial extinto (identificado por seu fóssil), destacando a diversidade de espécies do nosso planeta. A escolha das descobertas que integram a lista é feita pelo comitê internacional de taxonomia do Instituto, com base em 18.000 novas espécies identificadas anualmente.

A planta da Reserva Natural Vale presente na lista é a Dinizia jueirana-facao. Você pode conferir a lista completa no site da revista Exame clicando aqui clicando aqui.

Saiba mais sobre a Dinizia jueirana-facao

O gênero da leguminosa Dinizia era conhecido dos cientistas por uma única espécie de árvore amazônica, a Dinizia excelsa, descoberta há quase 100 anos. A Dinizia jueirana-facao é uma irmã, que pode atingir 40 metros de altura, emergindo acima do dossel da floresta atlântica na Reserva Natural Vale. Pesando cerca de 62 toneladas, ela é menor do que sua irmã amazônica, mas ainda de grande dimensão. A árvore é limitada em números: há registros de apenas 25 indivíduos, cerca de metade dos quais estão na área protegida, tornando-se criticamente ameaçada.

​​​​

Árvore encontrada na Reserva Natural Vale está entre as descobertas recentes mais incríveis do mundo