Sobre a Vale

06/05/2022

Celebre o Dia Nacional do Turismo em um dos ativos da Vale pelo Brasil

Respirar ar puro, conhecer novas paisagens, descobrir espécies em contato profundo com a natureza ou embarcar na cultura do país por meio de museus e espaços culturais. O turismo é a atividade que proporciona essas e outras oportunidades de lazer e desconexão com a rotina.

Sua importância para o país é tão grande que, há 10 anos, o dia 8 de maio foi escolhido para celebrar o Dia Nacional do Turismo.


Que tal aproveitar esta data para conhecer um dos diversos ativos ambientais e culturais da Vale que estão abertos à visitação do público em geral?

Confira abaixo alguns deles e o que você vai encontrar em cada um:

Ambientais

Culturais

Espírito Santo

Parque Botânico Vale

Desde 2004, o Parque integra o Cinturão Verde da Vale, em Vitoria, no Espírito Santo. Ao todo, são 33 hectares de Mata Atlântica com mais de 140 espécies de árvores e visitas constantes de aves, lontras e répteis.

No Parque, você poderá participar das atividades do Programa de Educação Ambiental ou vivenciar um momento de lazer no jardim sensorial, no orquidário ou no Vagão do Conhecimento, que funciona como uma biblioteca no local. Há ainda Trilhas Ecológicas, de 460 a 955 metros de percurso, onde o visitante pode contemplar as espécies nativas da Mata Atlântica.

Quando visitar:

Terça a domingo, de 8h às 17h

Contato:

(27) 3333-6200

Conheça mais sobre o Parque

Faça uma visita virtual




Quando visitar:

Terça a domingo, de 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h

Contato:

(27) 3371-9702

Conheça mais sobre a Reserva

Faça uma visita virtual

Reserva Natural Vale

A reserva está localizada no Circuito do Verde e das Águas, uma das principais rotas turísticas do Espírito Santo.

O espaço conta com área protegida com cerca de 23 mil hectares, sendo o maior ativo ambiental da Vale SA. É possível praticar caminhadas em trilhas, visitar a torre para observação da natureza ou as exposições permanentes sobre a Mata Atlântica, as coleções cientificas e espaço kids com brinquedoteca e sala de oficinas ecológicas.

Por funcionar também como um espaço para desenvolvimento de pesquisas científicas, no local já foram catalogadas 3.000 espécies vegetais, 1.500 insetos, 102 mamíferos e 401 aves.



Pará

Parque Botânico Vale

Localizado dentro da Floresta Nacional de Carajás, em uma Unidade de Conservação Federal, o Parque possui 30 hectares preservados, que permitem a livre circulação de aves, cutias e macacos em meio às áreas de visitação.

O espaço proporciona uma experiência única de imersão e vivência na Floresta Amazônica. Em seu espaço de estudo e proteção da biodiversidade, algumas espécies raras e ameaçadas de extinção recebem cuidados. Entre elas estão o gavião-real, onça pintada, macaco aranha da testa branca e macaco cuxiú.

Quando visitar:

Todos os dias, das 10h às 16h

Contato:

(94) 3327-5348

Conheça mais sobre o Parque

Faça uma visita virtual



Maranhão

Parque Botânico Vale

Com mais de 100 hectares de área, o Parque Botânico Vale em São Luis do Maranhão oferece aos visitantes um contato intenso com a natureza. O local possui três trilhas de mata fechada e três módulos temáticos que retratam os ecossistemas do Maranhão.

Cada trilha tem seu tempo de percurso e são feitas mediante ao acompanhamento de um educador ambiental, que conduz um grupo de, no máximo, 20 pessoas. Há ainda um espaço de visitação adaptado para pessoas com dificuldades de locomoção e visual.

Quando visitar:

Segunda a sábado, das 8h às 16h

Contato:

(98) 3272-7702

Conheça mais sobre o Parque

Faça uma visita virtual



Rio de Janeiro

Fazenda Marinha

Desde 1996, a Vale mantém o projeto Fazenda Marinha, no Terminal Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba, no Rio de Janeiro. O local é um ponto de relacionamento com pesquisadores, comunidade escolar, grupos de pesca, empregados e visitantes, com objetivo de auxiliar a conservação do meio ambiente e da biodiversidade da região.

Entre os diversos trabalhos realizados no local, a Fazenda Marinha em conjunto à projetos, realiza monitoramentos de cavalos-marinhos e botos-cinza da baía de Sepetiba. Para ficar por dentro das notícias e novidades, conheça a nossa página.

Contato:

fazenda.marinha@vale.com

Conheça mais sobre a Fazenda

Faça uma visita virtual

Pará

Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Inaugurada em 2004, a casa conta com auditórios, salas de música, pátio para oficinas, área externa para lazer e uma sala de leitura com mais de 5 mil obras literárias que preservam e enaltecem a cultural do município de Canaã dos Carajás e de toda região.

Todos os espaços foram pensados para que os visitantes possam conviver, compartilhar e aprender em conjunto e essas experiências se dão por meio de exposições, espetáculos de diversas manifestações artísticas e contações de histórias, por exemplo.

Quando visitar:

Segunda a sábado, das 8h às 19h

Contato:

(94) 99220-3451/ (94) 99160-8186



Maranhão

Centro Cultural Vale Maranhão

Localizado no centro histórico de São Luís, o casarão colonial que abriga o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) é um espaço de troca entre a cultura maranhense e de outros lugares. Por lá, acontecem exposições, oficinas, performances, apresentações, projeções e produção de filmes, palestras, lançamentos e festivais. Pensado para ser um ambiente dinâmico, diverso e aberto a todos, o CCVM tem como eixo central de atuação a liberdade expressiva e responsável, visando proporcionar vivências enriquecedoras aos visitantes e produtores culturais.

Quando visitar:

Terça a Sábado das 10h às 13h e 14h 19h.

Contato:

(98) 3232-6363

Conheça mais sobre o Centro

Confira a programação



Minas Gerais

Reunindo a história, a cultural e as tradições mineiras, o Memorial Minas Gerais Vale convida o visitante a conhecer o estado, os artistas e arte barraca por meio de um percurso sem roteiro pré-definido. Desenvolvido a partir do conceito de “museu de experiência”, o local conta com acervo permanente e de convivência, além de oferecer programação cultural gratuita, que inclui espetáculos de música popular e erudita, leituras, saraus, oficinas, lançamentos de livros, oficinas, exposições, exibições de filmes, palestras e eventos acadêmicos, entre outros.

Quando visitar:

Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até 18h.

Quinta: das 10h às 21h30, com permanência até 22h.

Domingo: das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

Contato:

(98) 3232-6363

Conheça mais sobre o Memorial

Confira a programação



Espírito Santo

Museu Vale

Criado com a missão de preservar e difundir a centenária história da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFMV), o Museu Vale é considerado referência em mostras de arte contemporânea. O espaço – localizado às margens da Baía de Vitória, na antiga Estrada Ferroviária Pedro Nolasco – conta com um acervo histórico de toda a construção da EFMV com cerca de 24 mil itens catalogados. Entre suas grandes atrações está uma “Maria Fumaça” de 1945 e uma maquete de ferroviária com 34 m² de área construída.

Quando visitar:

Horário disponível para agendamento
Terça a sexta-feira: 8h às 17h
(entrada até as 16h30)

Sábado e domingo: 10h às 18h

Contato:

(27) 3333-2484

Conheça mais sobre o Museu

Confira a programação

1 sem título
​​​​​​

Celebre o Dia Nacional do Turismo em um dos ativos da Vale pelo Brasil