Como é o Carnaval nos lugares onde a Vale atua?

Sobre a Vale

09/02/2018

Como é o Carnaval nos lugares onde a Vale atua?

O Carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o Carnaval acontecia com as pessoas saindo às ruas de máscaras e comemorando. Aqui no Brasil, a festa foi se adaptando em cada região e muitas possuem costumes específicos. Hoje, lembramos algumas festas que acontecem nos locais onde a Vale atua.

Bahia

O estado onde a Vale possui um escritório comercial e uma planta de ferroligas tem um dos carnavais mais animados do Brasil, em especial na cidade de Salvador, onde se localizam os três principais circuitos carnavalescos: Dodô, Osmar e Batatinha. Por esses circuitos passam mais de 150 blocos organizados, com cerca de 2 milhões de pessoas durante os dias de festa. Normalmente, os blocos se apresentam com os trios elétricos e com cantores famosos.

Rio de Janeiro

A folia no Rio começa antes dos dias oficiais do carnaval. Já no mês de setembro, tem início os ensaios nas quadras das diversas escolas de samba da cidade e, em dezembro, a cidade já se agita com os ‘ensaios de rua’ e os ‘ensaios técnicos’, que levam milhares de pessoas ao Sambódromo todo fim de semana. Os desfiles oficiais são realizados durante a data oficial do Carnaval. Outro destaque no Rio são os blocos de rua. Segurando a prefeitura, são 473 blocos e 596 desfiles, que vão até o dia 18 de fevereiro.

Espírito Santo

O Carnaval da capital Vitória tem como ponto alto os desfiles de escolas de samba, realizados uma semana antes do Carnaval carioca, na passarela do samba popularmente conhecida como Sambão do Povo. A escola campeã de 2018 foi a Mocidade Unida da Glória.

Pará

Os paraenses levam a sério os festejos e começam ainda em janeiro com os blocos pré-carnaval. Alguns municípios têm carnavais tradicionais, que ganharam fama estado afora e atraem milhares de foliões.

Minas Gerais

O carnaval da capital Belo Horizonte tem a tradição dos blocos de rua, que, em 2018, espera a participação de mais de três milhões de pessoas em mais de 350 blocos, além de palcos espalhados. A cidade também possui desfile de escolas de samba, que se apresentam na Avenida Afonso Pena. Em varias cidades históricas do interior de Minas, onde também atuamos, existem as tradicionais programações de carnaval que atraem milhões de pessoas, como é o caso de Ouro Preto e Mariana.

Mato Grosso do Sul

A festa em Corumbá (MS) começou no início do ano e conta também com blocos e desfiles de Escola de Samba, que acontecerão na segunda e na terça-feira de Carnaval. Os foliões podem se aventurar ainda em cortejos de carnaval, rodas se samba, bailes infantis e shows de artistas diversos.

Maranhão

A programação oficial do Carnaval maranhense, o Carnaval de Todos, começa hoje (9/2), com atividades nas ruas do Centro de São Luís e em todos os cantos do estado. Serão artistas locais e nacionais organizados em 11 escolas de samba, 80 shows, 50 grupos de tambor de Crioula e diversos blocos.

Leia Mais

​​

Como é o Carnaval nos lugares onde a Vale atua?