Confira 8 dicas para quem vai trabalhar de casa nos próximos dias

Sobre a Vale

18/03/2020

Confira 8 dicas para quem vai trabalhar de casa nos próximos dias

Nesta semana, a Vale, assim como outras empresas, deu início ao regime de home office para funções elegíveis buscando preservar a saúde de empregados e das comunidades. Para ajudar quem vai trabalhar remotamente nos próximos dias, compartilhamos algumas dicas importantes.

Prepare seu espaço. Escolha um espaço em sua casa para montar seu “escritório” remoto. Use uma mesa com espaço para o seu computador juntamente de uma cadeira confortável. Além disso, é importante certificar-se que a iluminação está adequada para a leitura e que não há ruídos em excesso. Evitar distrações fará diferença no seu dia a dia.


Vista-se para trabalhar. Trocar de roupa antes de iniciar o trabalho te ajudará na transferência de estado emocional: de lazer e descanso para o trabalho. Não há necessidade de se vestir formalmente, mas certamente irá se sentir melhor se não ficar de pijama o dia inteiro.


Planejamento faz toda a diferença. Estruture sua agenda para maximizar seus resultados. Aproveite as horas do dia em que você se sente mais disposto para marcar compromissos e ações de maior complexidade.


Evite horas em excesso. Estabeleça uma rotina e um limite para o tempo de trabalho diário, mantendo a jornada de horas que já realiza na empresa. Mantenha um horário fixo de início do trabalho e do fim do dia, assim você terá mais facilidade para organizar seus compromissos profissionais e pessoais.


Pausas também são importantes. Faça pausas a cada uma hora. Levante da sua mesa, estique seus braços e ande um pouco pela casa. Estas pausas respeitam o funcionamento do corpo, oxigenam o cérebro e impulsionam a produtividade.


Comunicação frequente é importante! Mantenha uma comunicação frequente com seus pares de trabalho, ou seja, estabeleça reuniões periódicas para colaboração e acompanhamento das atividades.


Família em primeiro lugar. Aproveite o tempo que economizará em trânsito para investir na sua família. Com a família reunida em casa, o trabalho remoto também pode ser efetivo, seguro e com ótimos resultados. É importante apresentar esta modalidade de trabalho a todos do lar e explicar seus desafios diários. Fazer um planejamento de atividades e brincadeiras para manter as crianças engajadas durante o dia também pode ajudar. 


Não deixe de ter contato com colegas, amigos e familiares. A interação social é uma peça importante no dia a dia da maioria das pessoas. Não hesite em ligar para um colega de trabalho, ou outros amigos e familiares e conversar sobre os mais diversos assuntos.


​​

Confira 8 dicas para quem vai trabalhar de casa nos próximos dias