Confira seis dicas do nosso RH para conseguir uma vaga de estágio na Vale!

Sobre a Vale

11/10/2017

Confira seis dicas do nosso RH para conseguir uma vaga de estágio na Vale!


Está se candidatando ao Programa de Estágio 2018 da Vale? Confira algumas dicas do nosso RH para se sair bem no processo seletivo!


1 Conheça a Vale:

Para conseguir uma vaga em qualquer programa de estágio, antes de tudo é preciso conhecer a empresa. Na Vale não é diferente: visite nosso site, as redes sociais e demais canais de comunicação. Conheça o negócio da Vale, nossa cultura, nossos valores e o ambiente no qual está inserida. É importante que o candidato reflita sobre como um estágio na empresa irá ajudá-lo em seu desenvolvimento de carreira.


2 Esteja alinhado com a cultura organizacional

A seleção não se baseia apenas em conhecimentos do candidato à vaga de estágio, mas também em sua experiência e perfil pessoais. Chegar já na entrevista mostrando que você conhece os valores da empresa e como eles estão alinhados com os seus valores pessoais com certeza fará a diferença no momento da avaliação.

O candidato a uma vaga de estágio ainda está em processo de formação acadêmica. Por isso, as empresas ainda exigem menos conhecimento técnico e mais competências comportamentais, alinhamento aos valores organizacionais e experiências relevantes, como atuação voluntária e participação em grupos de interesse, por exemplo. O que a Vale busca no candidato ao seu Programa de Estágio 2018 é um alinhamento entre seu perfil pessoal e a cultura da empresa. Então, procure estudar como seus valores pessoais e seus interesses e experiências estão alinhados com os valores da Vale.


3 Seja adaptável e colaborativo

Um ambiente de trabalho passa por diversas mudanças, seja por fatores internos ou externos, por isso, é importante que o profissional seja adaptável a elas e aos desafios que podem trazer. Mostre, durante o processo seletivo do Programa de Estágio 2018 Vale, que você pode se adaptar a eventuais mudanças e que as enxerga como oportunidades de desenvolvimento profissional.

Para a Vale, é essencial também que o profissional seja colaborativo. Mostre, durante o processo seletivo, como você pode colaborar com os outros colegas de trabalho para alcançar um resultado comum com maior qualidade e diversidade de ideias.


4 Fique atento a datas e prazos

Pode parecer óbvio, mas quem nunca se esqueceu de uma data importante ou perdeu um prazo? Por isso é importante estar atento às datas de todo o processo seletivo do Programa de Estágio 2018 da Vale. Mantenha o currículo atualizado no site e fique atento aos emails.


5 Faça um resgate de suas experiências

Sua postura será analisada ao longo de todo o processo seletivo para o Programa de Estágio 2018 da Vale, não somente durante a dinâmica de grupo. Por isso, é importante destacar seus pontos positivos e falar sobre suas experiências e seus aprendizados, mesmo fora do trabalho. Algum curso, um trabalho social/voluntário ou uma viagem importante que tenha feito, por exemplo. Isso traz um olhar diferente que, apesar de não se encaixar em uma experiência profissional, podem sim fazer muita diferença em seu trabalho na empresa.


6 Busque conhecimento

Pronto. Você seguiu todos esses passos e conseguiu a tão desejada vaga para o Programa de Estágio 2018 da Vale! É hora de comemorar, claro, mas o esforço não para por aí. Na verdade, ele só começou. Agora que você é um dos estagiários da Vale, precisa mostrar que veio e quer ficar. Como? Escute, ouça seus colegas de trabalho e mostre que está sempre disponível para aprender com eles. Pergunte quando não tiver certeza, pois isso vai mostrar que está interessado em aprender. Mostre que gosta do que faz e que quer fazer a diferença.

E se não passou dessa vez, não desista! Todo ano a Vale oferece vagas de estágio. A empresa acompanha durante todo o processo seletivo o desenvolvimento dos candidatos, dando feedback inclusive para aqueles que não foram selecionados. Faça uso desse feedbak para as próximas oportunidades de estágio na Vale.

Lembre-se: Você é o protagonista da sua jornada profissional.

Podcast Vale

A nova geração de profissionais busca propósito em tudo o que faz. E as empresas tem buscado se adaptar a essas mudanças. Especialistas falaram à Vale sobre essa nova relação dos jovens com o mercado de trabalho e do que esperam de seus candidatos à vaga para o Programa de Estágio 2018 da Vale. Ouça aqui.
Ouça outros podcasts da vale.


Gostou? Inscreva-se agora no Programa de Estágio 2018
 

Leia mais


Confira seis dicas do nosso RH para conseguir uma vaga de estágio na Vale!