Empregadas da Vale no mundo todo falam sobre movimento global de mulheres na mineração

Sobre a Vale

03/11/2020

Empregadas da Vale no mundo todo falam sobre movimento global de mulheres na mineração

Enfrentar o preconceito

de exercer uma profissão
julgada como tipicamente masculina é só um dos

desafios das mulheres que trabalham na mineração.

Promover a equidade de gênero é uma das missões da Vale, que vem trabalhando junto ao Women in Mining (WIM), um movimento em diversos países para ampliar os debates e fortalecer a participação feminina na indústria.


Carolina Wagner, líder de Soluções de Atendimento à Clientes em Singapura

 

Ser representante da Vale no conselho da Women in Mining não só nos permite trazer para dentro da companhia diferentes ideias e inspirações de como o assunto está sendo tratado por outras empresas no setor de metais e mineração, mas também permite que nossos interesses sejam levados em consideração na definição da estratégia, planejamento de eventos, cursos e pesquisas em inclusão e diversidade da WIMARSG”, explica Carolina Wagner, líder de Soluções de Atendimento à Clientes em Singapura

Recentemente o grupo iniciou sua atuação também na Suíça, país onde a Vale tem operação e também passou a atuar, por meio de suas representantes, no Women in Mining.
O grupo possui um quadro de 7 fundadoras. Destas, 3 são empregadas da Vale.

 

A Suíça é a base de muitas empresas no setor de metais e mineração, que se encontram espalhadas por todo o país, mas não têm, necessariamente, negócios em comum. O WIM visa se tornar uma ferramenta de empoderamento, promovendo networking e debates sobre o cenário atual do ambiente de negócio em que atuamos, em particular à equidade de gênero”, conta Renata Costa Zingre, Country Manager da Vale na Suíça e membro do conselho fundador do WIM no país.

Renata Costa Zingre, Country Manager da Vale na Suíça e membro do conselho fundador do WIM no país.

No Brasil, o movimento existe desde 2019 e, durante o primeiro ano de trabalho, já fez o lançamento do seu primeiro Plano de Ação, compromisso assumido e aderido por 12 empresas do setor. O material, que tem como objetivo ampliar a representação das mulheres na mineração, seguiu os padrões do plano do WIM Canadá, adaptando-se à realidade brasileira já faz parte da realidade da Vale. A empresa estabeleceu como um de seus compromissos dobrar a representatividade de mulheres até 2030, trabalhando para que todas sintam-se representadas em um ambiente verdadeiramente inclusivo para todos.

Andreia Rabetim, Gerente de Articulações Intersetoriais e Voluntariado da Vale no Brasil.

 

A Vale é pioneira no apoio ao WIM Brasil e como uma das maiores mineradoras do Brasil, está disposta a enfrentar os reais problemas que envolvem essa agenda. Apoiar a WIM significa contribuir, aprender, compartilhar e estabelecer trocas com outras empresas do setor mineral” conta Andreia Rabetim, Gerente de Articulações Intersetoriais e Voluntariado da Vale no Brasil.

 

O que você diria para mulheres
que queiram iniciar na mineração?


Carolina Wagner:

Siga seu sonho! Seja você mesma, tenha voz e use seus pontos fortes a seu favor. As coisas já melhoraram muito e só de estarmos discutindo esse assunto, já confirma isso.

Renata Costa:

Persiga seus ideais com coragem. Pode haver desafios, como em qualquer outra profissão, mas o mundo está mudando rapidamente e o setor de mineração, em particular, está abraçando essa transformação, com ações efetivas focadas em inclusão e diversidade.

Andreia Rabetim:

Não existe carreira masculina e feminina. Podemos atuar em qualquer área profissional. Defina seus objetivos, planeje a sua carreira com base nas suas vocações, no seu potencial profissional e nos sonhos a serem realizados. E junte-se a outras para incluir mais mulheres, combater e eliminar barreiras de acesso e inclusão.

Quer se juntar ao Women in Mining?


Brasil

Homens e mulheres
podem se cadastrar.

Cadastre-se aqui

Para acompanhar os eventos do grupo, inscreva-se no canal de telegram..

Cadastre-se aqui


Singapura:

Para inscrições (mulheres e homens)
e informações sobre a agenda do grupo

Cadastre-se aqui

Suíça:

Acompanhe a agenda do grupo pelo Linkedin.


Cadastre-se aqui

Saiba mais:


Dia Internacional da mulher: conheça 8 mulheres que fizeram sua carreira na mineração

Clique aqui

Conheça algumas das mulheres que ajudam a construir a Vale que queremos ser

Clique aqui

 
​​​​​​​
​​

Empregadas da Vale no mundo todo falam sobre movimento global de mulheres na mineração