​​ Escola Municipal Rubem Costa Lima

Sobre a Vale

13/08/2020

Escola Municipal Rubem Costa Lima

Escola Municipal Rubem Costa Lima

(Macacos - Nova Lima/MG)

A Escola Municipal Rubem Costa Lima é fruto de um compromisso firmado pela Vale com a Comissão de Mães de alunos e com a Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima após a suspensão das aulas em consequência da elevação do nível de emergência da barragem B3/B4, em fevereiro de 2019.

Apesar de a antiga escola não estar inserida na Zona de Auto-Salvamento da barragem (ZAS), a comunidade solicitou, como medida preventiva, a transferência das crianças para a parte alta da cidade. Em maio, 225 crianças, entre 4 e 11 anos, retomaram as aulas na estrutura provisória, construída pela Vale de modo a atender, emergencialmente, às necessidades dos alunos.

O projeto da nova escola foi desenvolvido para atender aos requisitos do Ministério da Educação (MEC) e aos anseios dos moradores do distrito, da Secretaria Municipal de Educação, professores, servidores e alunos.

Uma escola em que crianças e jovens podem aprender se sentindo seguros e com uma infraestrutura alinhada às necessidades e anseios da comunidade. Esse é o conceito da nova Escola Municipal Rubem Costa Lima.

O local, com capacidade para receber 400 alunos, segue o modelo das novas escolas sustentáveis, onde com experimentos concretos, os alunos podem ir além da educação formal, aprendendo sobre o cuidado com o planeta e com as pessoas de forma mais acessível.

Nesta página, saiba mais sobre as instalações, os conceitos, o contexto e o percurso até a entrega para a prefeitura e para a comunidade.

Projeto Participativo

A concepção do projeto envolveu reuniões com direção e equipe da escola, Comissão de Mães e poder público. O desenvolvimento das obras também foi acompanhado de perto por esse grupo, além dos alunos que foram convidados a visitar a implantação.

Capacidade dobrada

A capacidade de atendimento de alunos de Macacos e região foi ampliada de 225 para 400, com a inclusão do Fundamental II. Desta forma, a estrutura irá oferecer do berçário ao ensino Fundamental II.

Edificação

Com 3900m2 de área construída e mais áreas externas com 2900m2, entre pátios, estacionamento e áreas verdes, a escola conta com 15 salas de aula e projetos, biblioteca, sala de informática, refeitórios, enfermaria, cozinha industrial, quadra poliesportiva coberta, vestiários e playground.

Acessibilidade

Rampas de acesso e elevadores garantem a acessibilidade.

Sustentabilidade

Possibilidade de redução de custos mensais por meio do uso de energia solar e reaproveitamento de água da chuva.

Educação ambiental

Modalidade viabilizada com a utilização de horta orgânica, compostagem e mini sistema Wetland (jardins filtrantes)


Sustentabilidade

Energia solar

Sistema de captação de energia solar com capacidade para suprir cerca até de 100% da demanda elétrica da escola.

Reuso de água

A água pluvial captada da cobertura do ginásio será tratada e utilizada na operação da escola.

Horta orgânica

Os professores poderão utilizar a horta orgânica para enriquecer o aprendizado dos alunos.

Compostagem

Disponibilização de composteira para transformação do resíduo orgânico em húmus, que poderá ser utilizado na horta da Escola

Mini wetlands

Implantação de pequeno jardim filtrante para tratamento de esgoto e ensino sobre sistemas sustentáveis.


Depoimentos

Veja o que a comunidade, os órgãos públicos e os representantes da Vale falaram sobre a nova escola

Contexto e linha do tempo

Em 16 de fevereiro de 2019, a barragem B3/B4 da Mina Mar Azul em Macacos, Nova Lima, teve seu nível de emergência elevado. Foi necessária a evacuação de cerca de 125 famílias residentes na área da zona de autossalvamento (ZAS) da barragem. Embora situada fora da ZAS, a Escola Municipal Rubem Costa Lima, foi também transferida do seu local original, a pedido da Comissão de Mães de alunos. Inicialmente, as atividades foram desenvolvidas em prédio provisório, construído pela Vale, e desde então se iniciou o plano para construção de uma estrutura definitiva em outro local, situado na parte alta da cidade. Confira abaixo a linha do tempo.

Galeria Multimídia

​​​

Escola Municipal Rubem Costa Lima