Sobre a Vale

10/09/2018

Espécie de árvore descoberta na Reserva Natural Vale é destaque em reportagem

Reportagem publicada em 8 de setembro

A descoberta da espécie de árvore jureiana facão na Reserva Natura Vale (RNV) foi destaque do jornal “O Globo” do sábado, 8 de setembro. Com nome científico Dinizia jueirana-facão, a espécie comprova a junção, tempos atrás, de dois dos principais biomas do Brasil: a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica. Leia a reportagem completa!

No início do século passado só se tinha registro de uma espécie deste gênero, a Dinizia excelsa, encontrada justamente na Amazônia. A reportagem “Um gigante entre dois mundos”, de César Baima, publicada nas versões impressa e online do jornal carioca demonstra a vocação da Reserva Natural Vale tanto para a preservação quanto para a pesquisa científica.

Um dos desafios com relação à jueirana-facão tem sido a produção de mudas para propagar a espécie na RNV. Situada em Linhares, no Espírito Santo, a reserva completa 40 anos como área protegida em 2018. Uma série de documentários foi especialmente produzida para contar essa história. O primeiro, "A Origem", já está disponível.

Assista ao V.Doc Histórias da Reserva – Origem
O tronco atinge uma circunferência de cinco metros e a altura é da árvore adulta é de cerca de 40 metros

Sobre a Reserva Natural Vale

Com quase 23 mil hectares de Mata Atlântica, a Reserva Natural Vale (RNV), mantida pela Vale em Linhares, no norte do Espírito Santo, poderá ajudar o Brasil a atingir a meta de reflorestar 12 milhões de hectares até 2030. Em 2018, a Reserva completou 40 anos como área oficialmente destinada à conservação. Para marcar a data, a Vale produziu uma série documental especial, com quatro episódios, que fala da história, da política de proteção da biodiversidade, das pesquisas e do uso público do espaço. O primeiro filme conta como a área foi formada e traz a última entrevista do engenheiro Eliezer Batista, ex-presidente da Vale, falecido em junho deste ano.

​​​
​​​

Espécie de árvore descoberta na Reserva Natural Vale é destaque em reportagem