Evento da Vale bate recorde: Mina Creighton é palco do show mais underground do mundo

Sobre a Vale

23/06/2020

Evento da Vale bate recorde: Mina Creighton é palco do show mais underground do mundo

A banda canadense Shaft Bottom Boys, de Sudbury levou o título do Guinness na categoria de concerto mais undreground do mundo de volta ao norte de Ontário
A banda canadense Shaft Bottom Boys, de Sudbury levou o título do Guinness na categoria de concerto mais undreground do mundo de volta ao norte de Ontário

No dia 21 de junho, comemora-se o Dia Internacional da Música, uma atividade cultural apoiada pela Vale em todo o mundo. Para celebrar a data, compartilhamos um fato histórico ocorrido este ano: o recorde do show mais underground (“subterrâneo”, literalmente) do mundo foi quebrado em uma de nossas minas no Canadá. 

No dia 7 de março, nossas operações em Ontário viraram palco de um evento recorde: localizada a 7,200 pés (2194,56 m) abaixo da superfície, profundidade suficiente para submergir em duas vezes e meia os 160 andares do Burj Khalifa de Dubai, o edifício mais alto do mundo, a mina Creighton recebeu os integrantes da banda Shaft Bottom Boys devidamente vestidos de equipamentos de proteção individual, que se apresentaram por 47 minutos para uma plateia de 50 pessoas, entrando no Guinness com o show mais underground da história. O recorde anterior foi da banda finlandesa Agonizer, com um show realizado a uma profundidade de 4.169 pés e 11 polegadas (1270,75 m), superando outra banda de Sudbury, a Evolutionary Band, que havia se apresentado em 2007 em nossa mina Copper Cliff North a uma profundidade de pouco mais de 3.000 pés (914,4 m).

Para bater o recorde anterior, o show deveria durar pelo menos 15 minutos (no mínimo dois minutos para cada música), com cobrança de ingresso. Como a mina Creighton é uma das mais profundas do mundo, vai ser difícil superar a façanha dos Shaft Bottom Boys.

Estiveram presentes representantes oficiais do livro Guinness dos Recordes Mundiais, além de membros do conselho de administração da Science North e da Miners for Cancer, beneficiárias dos fundos arrecadados durante o evento. A Science North pretende enviar 1.000 crianças carentes de todo o norte de Ontário para seus Acampamentos de Verão, e a Miners for Cancer utilizará os recursos para encontrar uma cura para o câncer, além de melhorar a vida de pacientes com câncer por meio de novos equipamentos e cuidados médicos essenciais no Northeast Cancer Center, em Sudbury, Canadá. 

Os Shaft Bottom Boys agraciaram os ouvintes com um repertório de clássicos do rock e covers de bandas canadenses como The Tragically Hip, Blue Rodeo e, como já era de se esperar, do cantor Stompin’ Tom Connors, intérprete e compositor da música Sudbury Saturday Night, há muito tempo considerada um hino não oficial dos mineiros de rocha natural do norte de Ontário. A banda até compôs uma música especial para a ocasião, intitulada Creighton Deep, e distribuiu suas letras para que o público pudesse cantar junto.  

Uma placa do Guinness marca a conquista dos Shaft Bottom Boy`s
Uma placa do Guinness marca a conquista dos Shaft Bottom Boy`s

A adjudicadora do Livro Guinness dos Recordes Kaitlin Vesper entregou aos Shaft Bottom Boys um certificado de conquista. “Trabalhar para o Livro Guinness dos Recordes me permite conhecer pessoas muito interessantes e viajar para alguns lugares interessantes, mas posso afirmar que nunca fui a um lugar tão interessante quanto a Mina Creighton, nem estive tão abaixo do nível do mar como ali”, Kaitlin disse. 

A organização e realização de um show neste nível de profundidade em uma mina ativa apresentava dificuldades singulares e, para encarar o desafio, a banda contou com o gerente da mina Al Vermeersch e sua equipe, que trabalharam incansavelmente para garantir uma experiência divertida e, acima de tudo, segura. 

"Eu e minha equipe da mina Creighton ficamos muito felizes em ajudar os Shaft Bottom Boys a levarem o título de show mais underground do mundo de volta a Sudbury”, Al declarou. “Foi uma oportunidade especial para nossos funcionários que trabalham arduamente se unirem para apreciar um pouco de música ao vivo, especialmente sabendo que duas instituições de caridade importantes em nossa comunidade seriam beneficiadas com nossa ação.” 

Clique aqui para assistir à banda batendo o recorde

Galeria de imagens
Foto do concerto 
Foto do concerto 
Foto do concerto 
 Ingresso do concerto 
 
​​

Evento da Vale bate recorde: Mina Creighton é palco do show mais underground do mundo