Executivos da Vale participam de evento sobre Transformação Digital na PUC-Rio

Sobre a Vale

30/08/2018

Executivos da Vale participam de evento sobre Transformação Digital na PUC-Rio

Inteligência artificial, blockchain, advanced analytics, ciência de dados, robótica e outras tecnologias precisam fazer parte do cotidiano das empresas que pretendem aproveitar as oportunidades trazidas pela transformação digital para acelerar seu desempenho. Essa foi uma das dicas dadas pelo gerente de Inteligência Artificial da Vale, Rafael Lychowski, na oficina “Revolução Digital: transformando dados em resultados para as empresas”, que fez parte da programação da 33ª Semana de Administração IAG PUC-Rio.

Patrocinado pela Vale, o evento aconteceu de 20 a 23 de agosto, no Rio de Janeiro, e reuniu cerca de quatro mil estudantes de engenharia e de administração. Nossa participação contribuiu para fortalecer a marca da Vale e atrair o público jovem. Nossa empresa também foi representada no evento pelo diretor de Tesouraria e Finanças Corporativas, Felipe Aigner, que apresentou a Vale em um espaço reservado para networking. Segundo ele, a aproximação entre a empresa e estudantes é de grande importância.

Na seção de Networking os estudantes puderam conhecer mais sobre a Vale como uma empresa empregadora

 

A busca e desenvolvimento de pessoal capacitado é componente fundamental para o sucesso da Vale no presente e no futuro. Por isso, é importante que a empresa se comunique com os melhores centros de formação acadêmica e se apresente como uma alternativa atraente de carreira e crescimento

Felipe Aigner, diretor de Tesouraria e Finanças Corporativas

Nesta sessão, a Vale foi apresentada como uma marca empregadora e possível lugar para os jovens talentos construírem a carreira. Aigner também falou sobre as formas de ingresso, como o Programa de Estágio 2019 da Vale, que está com inscrições abertas até 21 de setembro, e o Global Trainee Programa, que terá início em setembro.

Revolução digital

Na oficina sobre revolução digital, Lychowski destacou a importância de as empresas aproveitarem a oferta de dados fornecidos por sensores, redes sociais e outros dispositivos para extrair informações valiosas e gerar insights capazes de mudar a forma como negócios operam. “Não se trata de melhorar o processo, mas de reinventá-lo usando tecnologia de ponta”, explicou.

As empresas que já estão adaptadas à indústria 4.0 têm vantagem competitiva diante das outras. Hoje, as maiores empresas são aquelas que lidam melhor com dados

Rafael Lychowski, gerente de Inteligência Artificial da Vale
Revolução Digital foi o tema da oficina dada por Rafael Lychowski

A oficina contribuiu para despertar nos estudantes o interesse pelo tema da transformação digital. Em dinâmicas de grupo foi possível simular a vivência dos desafios encontrados por profissionais da área no mercado de trabalho. Rafael também apresentou aos estudantes alguns projetos que fazem parte do Programa de Transformação Digital da Vale. Um desses projetos, baseado no uso de advanced analytics, para manutenção de pneus, foi registrado em um documentário.

Assista ao V.Doc Guardiões de Pneus

A Vale na Indústria 4.0

Para adaptar-se aos desafios e aproveitar as oportunidades da Indústria 4.0, a Vale implementou uma mudança digital em seu modelo de trabalho. O objetivo é fazer com que as novas tecnologias ajudem a nossa empresa a crescer ainda mais, tendo como pilares a produtividade, a segurança, a inovação e a performance financeira.


Executivos da Vale participam de evento sobre Transformação Digital na PUC-Rio