Exposições, música, dança...Confira as novidades na programação dos museus da Vale!

Sobre a Vale

11/08/2017

Exposições, música, dança...Confira as novidades na programação dos museus da Vale!


Você sabia que 12 de agosto é o Dia Nacional das Artes? No quesito artístico, a Vale tem muito a oferecer! A empresa possui três museus em diferentes estados do país com uma vasta programação. Tem exposições, música, dança, seminários, oficinas e muito mais.

Confira abaixo as novidades dos museus da empresa e coloque na sua agenda do fim de semana!

Memorial Minas Gerais Vale

Exposição sobre a história das fazendas em Minas

Exposições sobre o memorial mineiro, sarau de poesia, apresentações de música, teatro, performances, seminários, lançamentos de livros e oficinas...ufa! No Memorial Minas Gerais Vale não faltam opções para os amantes da arte.

Sala remonta ambiente de uma caverna com registros rupestres

Em sua exposição permanente, o museu leva o visitante a uma viagem pela vida e obra de artistas símbolos de Minas Gerais, as cidades mineiras, a vida dos mineiros no passado e os homens públicos do Estado. Conta ainda com exposições temporárias de novos talentos de Minas Gerais e registros de espaços culturais mineiros.

Um dos atuais destaques do museu é a apresentação das crianças da Guarda de Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos. O espetáculo mostra um pouco das festas e celebrações oriundas da cultura afro-brasileira. Fundada em 1917, a Guarda é 3ª mais antiga da capital ainda em atividade. Há 100 anos, os descendentes de Francisco Carolino mantêm a tradição afro-mineira.

A lista de atrações conta ainda com o Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural, que inclui uma série de debates. Na pauta, temáticas como as políticas para lidar com a imagem e o patrimônio na contemporaneidade, a inclusão das manifestações das periferias no patrimônio imaterial brasileiro, entre outras.

Veja aqui a programação completa do Memorial Minas Gerais Vale

Museu Vale

Sem sair de casa e com apenas um click, você pode fazer um tour pelo Museu Vale, localizado em Vila Velha, Espírito Santo. Nesse passeio virtual, você vai se deparar com 20 esculturas gigantes espalhadas pelos jardins do museu, recobertas por infláveis em formato de bichos dos mais variados. É a exposição Jardins Móveis, que traz uma reflexão sobre a transformação do essencial em descartável.

Exposição Jardins Móveis

Nesse tour, você também vai conhecer o acervo histórico da Estrada de Ferro Vitória a Minas. A exposição permanente possui painel interativo, maquete ferroviária, fotos, equipamentos e ferramentas de trabalho dos ferroviários, objetos antigos e cenários que retratam ambientes que já não existem mais. Tem ainda uma Maria Fumaça, locomotiva a vapor adquirida pela Vale em 1945. Sem contar com o Centro de Memória, que reúne uma vasta documentação sobre a ferrovia criada em 1903.

Acervo histórico da Estrada de Ferro Vitória a Minas
Quer saber mais sobre a programação do Museu Vale? Clique aqui

Centro Cultural Vale Maranhão

Por volta do ano 2000, o artista maranhense Claudio Costa partiu em busca de uma vivência mais profunda das paisagens e das assombrações do norte do Maranhão. Traçou rotas e por mais de quinze anos investigou poeticamente a região. Passou por lugares onde a paisagem humana é tão forte e impactante quanto o cenário natural. O resultado dessa longa trajetória percorrida pelo artista está em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão.


O saguão, o pátio e o café do centro cultural são espaços que celebram a cultura do Maranhão com a presença permanente de peças artísticas e acabamentos criados pelos artesãos da terra.

Além de exposições de diferentes portes, a programação inclui também oficinas, performances, apresentações, projeções, palestras, lançamentos, festivais e eventos.

Acesse aqui a agenda completa do Centro Cultural Vale Maranhão
 

Leia mais

​​
​​

Exposições, música, dança...Confira as novidades na programação dos museus da Vale!