Fundação Vale promove debate sobre desenvolvimento sustentável e educação de jovens e adultos

Sobre a Vale

28/09/2017

Fundação Vale promove debate sobre desenvolvimento sustentável e educação de jovens e adultos

Levantar reflexões sobre como o desenvolvimento sustentável pode contribuir para melhorias na educação. Com esse objetivo, a Fundação Vale vai realizar, no dia 3 de outubro, o evento Educação de Jovens e Adultos - Sociedades sustentáveis e responsabilidade global. A iniciativa vai promover um debate com a participação de gestores públicos de educação e professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação será voltada a cerca de 130 professores e gestores da rede pública municipal de Educação, em São Luís, Maranhão.


Como parte da iniciativa, a Fundação Vale também vai lançar seu Marco Conceitual da Educação de Jovens e Adultos. O material foi construído com o objetivo de ser um orientador das ações que a Fundação desenvolve no âmbito da EJA, tendo em vista a parceria intersetorial e o fortalecimento das políticas públicas de Educação. O Marco Conceitual é fruto de um movimento de escuta das Secretarias de Educação, que atuaram recentemente em projetos de EJA em parceria com a Fundação Vale, e de instituições locais.


Resultados

O programa de Educação de Jovens e Adultos - EJA promove ações voltadas ao fortalecimento dessa modalidade de ensino, composta por jovens e adultos que, por questões sociais diversas, abandonaram o ensino regular ou a ele não tiveram acesso na idade considerada adequada. As iniciativas são direcionadas a escolas municipais do Ensino Fundamental.

Dentre as iniciativas estão a formação de professores e gestores e a estruturação de salas de acolhimento para os filhos dos alunos matriculados. O objetivo é proporcionar um espaço de aprendizagem que seja acolhedor e contribua para a ampliação de matrícula e a redução da evasão escolar.


Veja abaixo os resultados dos municípios de Canaã dos Carajás, no Pará, e de Açailândia e São Luís, no Maranhão:

Canaã dos Carajás (PA)
  • O EJA atendeu 624 alunos e 49 professores no município.
  • Entre 2015 e 2016 houve queda de 35% da evasão e aumento de 30% nas matrículas da EJA.

Açailândia (MA)
  • Entre 2013 e 2015 houve queda de 13,5% da evasão da EJA.

São Luís (MA)
  • A EJA atendeu 1.132 alunos e 90 professores na cidade.
  • Entre 2015 e 2016 houve queda de 21% da evasão na EJA.

Educação de Jovens e Adultos - sociedades sustentáveis e responsabilidade global

Horário: 18h30 às 21h
Mesa-redonda com Eliane Ribeiro (UNIRIO), Diógenes Pinheiro (UNIRIO), Timothy Ireland (Unesco), Áurea Borges (Superintendente da EJA), Andreia Prestes (Fundação Vale)

Data: 3 de outubro
Local: Centro Cultural Vale Maranhão - Av. Henrique Leal, 149 - Centro, São Luís - MA
Público: Professores e gestores da rede pública municipal de Educação de São Luís que atuam com a Educação de Jovens e Adultos

Há mais de 15 anos, a Fundação Vale atua na Educação de Jovens e Adultos. A ideia é potencializar projetos e práticas que tenham como meta a elevação da escolaridade e a ampliação da cidadania, visando a inclusão educacional nos territórios em que a instituição opera. As ações são promovidas em parceria social com as redes de ensino locais, em especial, as secretarias municipais de Educação.

A opção de investir na modalidade de Educação de Jovens e Adultos atende à expressiva demanda dos municípios e também à constatação de que a baixa escolaridade impacta todos os setores da vida social, incidindo fortemente nos processos produtivos e na vida comunitária.

Conheça mais sobre a Fundação Vale

Leia mais

​​

Fundação Vale promove debate sobre desenvolvimento sustentável e educação de jovens e adultos