Sobre a Vale

20/04/2017

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em Canaã dos Carajás cresce com investimentos apoiados pela Vale

​​

A Alegria do Saber chegou em Canaã dos Carajás, no Pará. A escola, inaugurada no dia 17 de abril, é a primeira das três que serão implantadas no município esse ano pela Prefeitura com apoio da Vale. A unidade de ensino faz parte de um conjunto de investimentos em educação executados pelo poder público em parceria com a mineradora e a Fundação Vale. Além da construção e reforma de escolas, as ações ainda incluem apoio à gestão escolar, por meio de capacitação, nos últimos três anos. No total, sete escolas foram reformadas ou construídas.

Escola na Vila Ouro Verde antes e depois, agora com salas climatizadas e quadra coberta

"Nossas ações têm justamente como foco contribuir, juntos aos demais parceiros, para o alcance das metas estabelecidas pelo Pacto pela Educação de Canaã dos Carajás, como a melhoria do desempenho dos alunos e a formação técnica de gestores e professores do ensino regular e da EJA, que beneficia jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental, fortalecendo habilidades e competências da comunidade escolar", diz a gerente de Relações Intersetoriais da Fundação Vale, Andreia Rabetim.

Professora Vanda leciona em sala de aula da escola na zona rural de Canaã

O investimento na educação de Canaã já rendeu bons frutos: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município cresceu. A cidade, que ganhou ainda mais projeção com a implantação do maior projeto de mineração no mundo, o S11D, está entre as 20 melhores do Estado na qualidade do ensino fundamental com dependência administrativa do município. O Ideb é um indicador de desempenho da educação brasileira, que utiliza dois conceitos para avaliar a qualidade do ensino no país: o fluxo escolar (aprovação, reprovação e evasão) e o impacto do aprendizado (resultados das disciplinas de português e matemática na Prova Brasil)

 

Leia Mais

​​

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em Canaã dos Carajás cresce com investimentos apoiados pela Vale