Iniciativas voltadas para natureza, educação e lazer são divulgadas no relatório de atividades de 2019 da Reserva Natural Vale

Sobre a Vale

04/08/2020

Iniciativas voltadas para natureza, educação e lazer são divulgadas no relatório de atividades de 2019 da Reserva Natural Vale

 

Educação, natureza, lazer e hospedagem são alguns dos destaques da Reserva Natural Vale, que bateu recorde de público pelo segundo ano consecutivo, recebendo mais de 50 mil visitantes e sediando cerca de 300 eventos em 2019. Já os diversos projetos de educação ambiental, voltados à conservação da biodiversidade, alcançaram a participação de mais de 500 professores e alunos de escolas de comunidades do entorno.

No local também foram desenvolvidos vários estudos estratégicos que servem como ferramenta para proteção da fauna e flora existentes na Mata Atlântica. No ano de 2019, 66 pesquisasforam desenvolvidas e 17 novos projetos foram submetidos para análise do comitê de pesquisa da RNV. Já o viveiro, responsável pela produção de mudas nativas da Mata Atlântica, produziu mais de 360 mil mudas – grande parte delas está sendo usada no processo de recuperação da região afetada em Brumadinho. Esses números refletem o comprometimento da equipe com o incentivo e promoção da preservação da flora e fauna, seja por meio de pesquisa ou interação com a comunidade.

Baixe o Relatório de Atividades da Reserva Natural Vale de 2019

Acesse a página da Reserva Natural Vale

Confira alguns destaques do relatório divulgado:

Biodiversidade

A RNV é composta por diferentes formações vegetais e ecossistemas associados e se destaca por sua grande biodiversidade, incluindo várias espécies endêmicas, raras e ameaçadas de extinção. Confira abaixo a quantidade de espécies encontradas na RNV até 2019

3 mil vegetais

1.500 insetos

27 peixes

59 anfíbios

66 répteis

401 aves

Monitoramento de fauna

A Reserva desenvolve, em parceria com outras instituições, monitoramento por armadilhas fotográficas para o estudo da fauna silvestre, pois permitem a detecção de espécies que, devido aos seus hábitos, dificilmente são observadas na natureza.

22 aves

19 mamíferos

2 répteis

Saiba mais sobre o monitoramento da Harpia

Saiba mais sobre o monitoramento da onça pintada

Viveiro de Mudas

O viveiro da RNV tem mais de 50 anos de atuação, ao longo dos quais vem desenvolvendo projetos internos e externos de restauração florestal, em parceria com órgãos governamentais e instituições de ensino. Trata-se de um dos maiores viveiros de mudas nativas do Brasil.


635 mil mudas produzidas

Capacidade de 3 milhões de mudas por ano

Mais de 800 espécies já foram reproduzidas em 50 anos

Mais de 1.000 hectares restaurados desde a década de 70

Coleções científicas

A Reserva Natural Vale (RNV) é um centro de conhecimento científico que há décadas congrega pesquisadores de vários campos, os quais desenvolvem, em seus 23 mil hectares, estudos importantes para a conservação da biodiversidade no país. Para apoiar alguns destes estudos, o local abriga uma ampla coleção entomológica, com diversas espécies de insetos, e um herbário, com coleções de plantas.


Mais de 16.500 amostras de plantas coletadas desde 1971

3.681 espécies no herbário, sendo 2.315 coletadas na Reserva

5 novas espécies de plantas foram descritas em 2019

12.600 exemplares de insetos na coleção entomológica

1.500 espécies de insetos identificadas até o momento

520 exemplares do acervo entomológico foram identificados em 2019


Saiba mais

Birdwatching

Em 2019, a Reserva Natural Vale recebeu centenas de observadores de aves do Brasil e do mundo, em busca dos registros de algumas das mais de 400 espécies encontradas na área. Algumas dessas espécies têm populações atualmente muito raras na Mata Atlântica, como o Mutum-de-bico-vermelho (Crax blumenbachii), o Jacu-estalo (Neomorphus geoffroyi dulcis), o Chauá (Amazona rhodocorytha) e o Urutau-de-asa-branca (Nyctibius leucopterus). A Reserva passou da casa das 400 espécies em 2019, com o registro do Falcão-de-peito-laranja (Falco deiroleucus), espécie rara que está ameaçada de extinção no Espírito Santo. Além disso, a RNV conta com infraestruturas voltadas para observação de aves, como ponte pênsil, trilhas e torres de observação.


Saiba mais

Eventos e projetos de Educação Ambiental

O principal objetivo da abertura da RNV a visitantes foi possibilitar a reconexão da população com a natureza, demonstrando de forma concreta o valor da conservação ambiental e da mudança de hábitos para a sustentabilidade do planeta. Em 2019, o local sediou cerca de 300 eventos gerais e projetos voltados para educação ambiental. Saiba quais foram alguns deles:


  • Férias na Reserva
  • Dia das Crianças
  • Dia mundial dos catadores de materiais recicláveis
  • Salão de Aves
  • Passeio Ciclístico – Dia da Árvore
  • I Encontro de Parques e Reserva da Vale
  • Passarinhando na Reserva
  • Dia Mundial do Meio Ambiente
  • Programa de Educação Ambiental
  • Eu pesquisador

Iniciativas voltadas para natureza, educação e lazer são divulgadas no relatório de atividades de 2019 da Reserva Natural Vale