O níquel pode nos levar ao espaço?

Sobre a Vale

29/12/2017

O níquel pode nos levar ao espaço?

Peças de motor impressas 3D resistem a testes de fogo quente Foto: Aerojet Rocketdyne

Você sabia que o níquel tem um papel fundamental para o futuro das viagens espaciais? Nos últimos anos, a meta de criar um sucessor para o ônibus espacial – um veículo acessível para esse tipo de viagem – está se aproximando da realidade: a NASA tem se associado a inúmeras empresas desde 2006, a fim de desenvolver um veículo com capacidade de transportar cargas e tripulações em órbita terrestre. E a criação de peças com ligas contendo níquel em impressoras 3D tem ganhado cada vez mais destaque, entre outros fatores, pela capacidade do níquel de suportar o calor intenso e o estresse exigido pelo voo espacial.

A impressão em 3D tem vantagens, como o menor custo. Segundo a Nasa, um elemento crítico nessa redução é a capacidade de minimizar o número de componentes. No caso de um motor Aerojet, o conjunto de impressão requer a fabricação de apenas três partes separadas, em comparação com mais de 100 peças na versão original.

As experiências de teste indicam que a impressão 3D e as ligas contendo níquel serão críticas para o futuro da viagem espacial nas próximas décadas. A Vale é a maior produtora global de níquel.

Saiba mais sobre a produção de níquel da Vale

Leia Mais

​​
​​

O níquel pode nos levar ao espaço?