Programação especial de museus terá história, cultura e arte gratuitas

Sobre a Vale

18/05/2017

Programação especial de museus terá história, cultura e arte gratuitas

Vai ter exposições, apresentações de dança, brincadeiras, contação de histórias e mostras de audiovisual. Onde? Em museus mantidos com o patrocínio da Vale pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Tudo isso em comemoração à Semana Internacional de Museus, celebrada no dia 18 de maio.

Para comemorar a data especial, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove todo ano uma temporada cultural em museus de todo país: a Semana Nacional de Museus. Em sua 15◦ edição, a Semana será realizada entre 15 e 21 de maio com o tema Museus e histórias controversas - dizer o indizível. E a Vale mais uma vez marca presença na iniciativa

A programação especial vai acontecer no Memorial Minas Gerais Vale e Museu Vale. Geridos pela Fundação Vale, eles fazem parte da rede de espaços culturais que contam com patrocínio da mineradora espalhados em diferentes estados do país.

Veja abaixo a programação:


Memorial Minas Gerais Vale

"Disputa Nervosa", Pablo X Bernardo - Indie BH

Disputa Nervosa – Batalha de Passinhos Lá da Favelinha

Artista: Grupo Lá da Favelinha

O passinho é uma coreografia que mobiliza milhares de jovens das comunidades populares e dá visibilidade aos dançarinos. Também é usado para unificar. Os jovens se encontram para disputar quem dança mais, sem violência, promovendo circulação e ocupação na cidade.

Período disponível: 18 de maio, às 19h30.

Entrada gratuita, sujeita à lotação.

Foto: Sandra Mendes

Gerais Cultura de Minas apresenta: show Essa Voz, com Luiza Lara

Artista: Luiza Lara

Luiza Lara é cantora popular, fonoaudióloga e preparadora vocal. Ao longo de sua carreira, participou de grupos vocais, festivais, shows, além de gravações em discos de artistas como Túlio Mourão, Telo Borges e Gê Lara. Dentre os destaques em sua carreira estão o prêmio Cantoras Daqui – BDMG Cultural (2009); a participação no The Voice Brasil, em 2013; e prêmio no projeto Sarau Minas Tênis Clube, em 2016. Em 2012, lançou o CD Voar Sem Fim, com Gê Lara, e em 2015, lançou o CD Essa Voz.

Período disponível: 28 de maio, às 11h.

Entrada gratuita, sujeita à lotação.

Museu Vale

Foto: Museu Vale

Para a 15º Semana de Museus, o setor educativo do Museu Vale vai desenvolver uma ação que visa a transformação do entendimento histórico de seu acervo patrimonial. Através da contação de histórias durante o percurso pela mostra, vai buscar transformar os participantes em agentes participativos. A ideia é que eles entendam a história contida no acervo e seus desdobramentos, por meio da contextualização dessas informações compartilhadas aos nossos dias.

Período disponível: 16 a 21/05

Público-alvo: 6 a 16 anos

Semana Mundial do Brincar

Artista: Casa do Brincar – Presença digital

Brincar é uma atividade séria, na exposição interativa, na qual os brinquedos poderão ser tocados e explorados pelo público visitante.

Produzida com brinquedos que remetem à uma infância simples, menos urbana e que lembra outras épocas e outros lugares. Esta exposição-experiência pretende estimular as crianças a descobrirem que, para brincar, só precisa de imaginação. A iniciativa também vai convidar adultos a revisitarem uma infância esquecida no tempo e no espaço, misturando o industrial com objetos de uso do nosso dia a dia, além de peças artesanais.

Período disponível: 23/05 a 11/06

Público-alvo: 4 a 10 anos


Leia mais

​​​
​​

Programação especial de museus terá história, cultura e arte gratuitas